Lygia Fagundes Telles teve várias obras de sucesso e até hoje seus livros estão entre os mais lidos, tendo ela deixado uma importantíssima obra para a literatura brasileira, por esse motivo iremos publicar aqui uma pequena biografia resumida em forma de homenagem a essa grandiosíssima brasileira.
Nascida em São Paulo, no ano de 1923, Lygia Fagundes Telles foi uma das grandes romancistas, uma das principais representante do modernismo e suas obras continuam entre as mais lindas, tendo como as mais conhecidas "Ciranda de Pedra", "As Meninas", "Antes do Baile Verde".
Seus contos também ficaram conhecidos em todo o país, entre eles "O pôr-do-sol" e "A Formiga".
Lygia Fagundes Telles foi filha de um promotor e delegado de polícia, quando criança sua família mudou-se para o Rio de Janeiro onde ela começou a se interessar por literatura e ainda em sua adolescência teve publicado seu primeiro livro, "Porão e Sobrado".
No ano de 1945 ela lançou um de seus livros de maior sucesso, "Praia Viva". Apesar de ser formada em Direito, sua grande paixão era a literatura e Lygia deixou excelentes obras.
A escritora formou-se em Direito no ano de 1945 e após viver um tempo no Rio de Janeiro, voltou para São Paulo onde atuou como advogada e posteriormente como Procuradora do Estado.
"Ciranda de Pedra" foi outra de suas obras que fez muito sucesso, tendo sido publicado em 1954. "Antes do Baile Verde" foi lançado em 1970 e três anos depois lançou um de seus grandes romances, "As meninas".
Publicidade:
Entre suas principais obras podemos citar os contos "História do desencontro" (1968), "Antes do baile verde" (1970), "Seminário dos ratos" (1977), "Venha ver o pôr do sol" (1987) e "Invenção e memória" (2000). E entre os principais romances, Lygia escreveu "Ciranda de pedra" (1954), "Verão no aquário" (1963), "As meninas" (1973), "As horas nuas" (1989).
Lygia Fagundes Telles é membro da Academia Paulista de Letras desde o ano de 1982 e membro da Academia Brasileira de Letras desde o ano de 1985 e também é membro da Academia das Ciências de Lisboa desde 1987.
Se casou no ano de 1950 com Goffredo da Silva Telles Jr., por isso passou a assinar Lygia Fagundes Telles. Teve apenas um filho, Goffredo da Silva Telles Neto, nascido no ano de 1954 mas em 1960 seu casamento chegou ao fim tendo começado a namorar Paulo Emílio Salles Gomes com quem foi morar, já no ano de 1962.
O término do casamento não foi oficial e mesmo estando "casada no papel" ela foi morar com Paulo Emílio o que na época foi um grande escândalo.
Hoje, com 89 anos, Lygia Fagundes Telles disse em entrevista que escreve todos os dias, mas há 5 anos não é lançado um livro inédito, a escrito faz suspense e disse que em breve poderá ter novidade, mas não dá detalhes.
Fontes ligadas à escrita afirmam que não teremos mais nenhum livro inédito de Lygia, seu último lançamento foi em 2007, a reunião de contos "Conspiração de Nuvens".
1 comentários :
Admiro essa mulher de fibra forte!
Postar um comentário