Gabriela Cravo e Canela é um livro muito famoso, que ganhará uma nova adaptação neste ano de 2012. Vamos mostrar a vocês o resumo do livro para que entendam melhor a história.
O romance foi escrito pelo famoso escritor brasileiro Jorge Amado em 1958, fazendo sucesso não só no Brasil como no mundo.
A história tem como cenário a cidade de Ilhéus no ano de 1925, a trama mostra Mundinho Falcão, um jovem carioca que veio habitar em Ilhéus, onde enriqueceu como exportador, ele tem a intenção de acelerar o desenvolvimento da cidade, melhorando os portos e derrubar, o coronel Bastos, um governante com pensamentos ultrapassados, sem visão para o progresso.
Abertura de Gabriela 1975:
Outro personagem importante é Nacib, um sírio, dono do bar Vesúvio, onde muitas pessoas da cidade vão apreciar sua comida, mas ocorreu um problema, sua cozinheira partiu para morar com o filho bem no dia em que ele precisa entregar um jantar para 30 pessoas.
Então ele encomenda o jantar de um par de gêmeas careiras, quituteiras de mão cheia, mas passa toda a tarde atrás de uma nova cozinheira. Até que aparece Gabriela, uma retirante que se estabelece em Ilhéus para ser cozinheira ou doméstica, Nacib fica encantado com a moça e logo a contrata, vendo que ela é uma excelente cozinheira, os dois acabam tendo um romance. Em uma manhã o coronel Jesuíno flagrou sua esposa, Sinhazinha, na cama com o dentista Dr. Osmundo, matando os dois sem seguida.
Publicidade:
Toda a cidade comentava a morte dos dois, mas concordavam que o coronel teve razão em querer limpar sua honra.
Gabriela fazia sucesso não só por sua competência na cozinha e por seus afazeres domésticos, mas também por sua beleza que encantava os moços que frequentavam o bar.
Começava também a haver uma rivalidade entre o Coronel Bastos e Mundinho que estava presente em tudo o que se fazia em Ilhéus, e ele também vinha de uma família importante de políticos, além disso, se opunha aos interesses dos coronéis, assim Mundinho lançou uma campanha política.
Nacib e Gabriela gostavam muito um do outro, e sempre se amavam, mas sem compromisso e durante o dia ela o tratava com patrão, ele tinha medo que alguém a tomasse dele, pois ela recebia muitas propostas dos coronéis.
Na cidade havia também o filho do coronel Bastos, Tonico o garanhão de Ilhéus, que mesmo casado com Olga, todas as noites ia ao Bataclan, a casa de mulheres da cidade. Nacib resolveu então se casar com Gabriela para não perdê-la, mas a jovem se viu presa no casamento, cheia de proibições e convenções que ela não gostava.
Após o casamento Nacib notou que Gabriela não era mais tão ardente e suspeitou, acabou descobrindo que ela o traía, pegando-a na cama com Tonico. Ele na conseguiu matar os dois, mas deu uma boa surra nela, tanto que a marcou.
Então ele anulou seu casamento com ela, voltando a ser solteiro. Gabriela não entendia porque somente os homens tinham o direito de trair. Ela foi morar na casa de dona Arminda, onde trabalhava de costureira.
Passado um tempo Mundinho se elegeu deputado federal de Ilhéus, trazendo o progresso para o porto na Barra.
Acesse o site oficial de Gabriela na Globo e fique por dentro das novidades:
[http://tvg.globo.com/novelas/gabriela/index.html]
Acesse o site oficial de Gabriela na Globo e fique por dentro das novidades:
[http://tvg.globo.com/novelas/gabriela/index.html]
O Coronel Jesuíno foi condenado e preso por ter assassinado sua esposa e o amante. E Gabriela continuou seu romance com Nacib, sem compromissos, como era a princípio.
1 comentários :
mt linda a historia<3
Postar um comentário