segunda-feira, 18 de junho de 2012

COMO AUMENTAR A VELOCIDADE DA INTERNET, SINAL WI-FI


Os roteadores Wi-Fi estão ficando cada vez mais populares, tornando a conexão mais fácil, sem a utilização de fios. Mas às vezes podem ocorrer alguns problemas com a velocidade e a conexão, se você quer saber como aumentar, continue lendo este artigo.  

Os problemas com o roteador ocorrem devido à velocidade e instabilidade do sinal, muitas pessoas já devem ter passado por isso. Mas evitar esses problemas é mais simples do que parece, basta fazer algumas mudanças simples e rápidas, assim você pode melhorar a qualidade das transmissões de internet.  A primeira coisa a fazer é escolher o local ideal para colocar o roteador, ele deve ficar preferencialmente na parte mais central da sua casa, um local sem portas e paredes muito grossas, pois isso acaba diminuindo a qualidade do sinal e até causar perda de dados. 

O ideal é deixá-lo próximo aos quartos, assim o sinal será mais bem recebido no cômodo em que o roteador estiver.  No caso de empresas ou residências com muitos computadores conectados à internet, o melhor é ter mais de um roteador, dessa forma o sinal é mais bem distribuído, evitando sobrecargas. Caso não seja possível trocar o roteador de lugar, o ideal é trocar a antena do aparelho, recomendado para quem usa roteadores com antenas removíveis. 

Mas antes de trocar a antena, você deve saber a potência máxima que o processador do roteador pode interpretar, assim você deverá colocar uma antena com a intensidade correspondente à capacidade dele. 
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Coloque a antena na posição vertical para que o sinal seja distribuído da melhor forma.  Porém com o sinal mais potente é necessário ajustar as configurações do roteador para que ele não interfira em outros eletrônicos e em outras redes sem fio. Para isso, você deverá abrir o manual do seu transmissor e procurar o endereço de configurações. 

Depois o insira no navegador, coloque o login e senha quando for exigido, os quais são informados pelo fabricante.  Em seguida procure a janela de configurações wireless e clique na opção escolhas de canal Wi-Fi, é comum você encontrar o canal 6 selecionado, pois é padrão dos fabricantes, e é isso que pode causar interferência em redes de curtas distâncias. 

Assim basta modificar o canal de acesso, alterando a faixa de frequência, mas tome cuidado para que a frequência do sinal da internet seja a mesma com a de telefones sem fio, pois assim pode acontecer da internet ficar indisponível quando o telefone estiver em uso.  

Também é preferível que seu roteador seja compatível com a tecnologia n, pois ela tem melhor qualidade em questão de velocidade. O firmware de seu roteador também precisa ser atualizado, assim corrigirá falhas que geralmente geram travamentos e instabilidades no sinal. 

Para isso é muito simples, basta acessar o site do fabricante e localizar a versão mais recente do firmware do seu roteador e fazer o download. Depois para atualizar acesse a página de configurações do aparelho e escolha a opção atualizar o sistema, durante o processo o aparelho deve estar ligado. 


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3 comentários :

Unknown disse...

Me ajudem a divulgar isso: Não fique de braços cruzados – Reclame na ANATEL contra as Operadoras de Internet

Não fique de braços cruzados – Reclame na ANATEL através do numero 1331 ou através do site https://sistemas.anatel.gov.br/sis/LoginInternet.asp?codSistema=649&Pagina=http%3A%2F%2Ffocus%2Eanatel%2Egov%2Ebr%2Ffocus%2Ffaleconosco%2Fatendimento%2Easp%3F (fale conosco da ANATEL.

Semelhante ao que aconteceu com as operadoras de telefone celular e mais recente com as de plano de saúde, as agencias reguladoras (Anatel é a que regula telefone e internet) só podem multar e suspender as operadoras se houver um número considerável de reclamações. (Isto também vale para o Procon multar lojas que desrespeitam os consumidores)

Antes de reclamar na ANATEL, é necessário ter o número de protocolo da reclamação na operadora de internet.

As operadoras de internet lesam os clientes entregando serviço (velocidade de donwload) inferior ao contratado e cobrando o preço total.

Ex.: Você contrata internet de 2Mb e recebe em média 800kbps. Ou contrata 1Mb e recebe só 600kpbs.

Você pode saber gratuitamente qual a velocidade de download que você está recebendo através de sites como http://speedtest.copel.net/ ou http://www.speedtest.net/

A maioria das pessoas nem se dão conta de que estão sendo lesadas, e somente depois de passar muita raiva ao tentar assistir um vídeo no youtube é que ligam para a operadora reclamando da velocidade. Aí eles sempre respondem que a área ou está em manutenção, ou está com instabilidade e dão uma previsão de normalização de algumas horas.

Quando a pessoa já liga dizendo a velocidade que está recebendo, eles agendam uma visita técnica. O técnico vem, faz alguns testes e a velocidade está normal (a mesma do contrato ou até superior) mas alguns dias depois (as vezes até horas) a velocidade cai de novo.

Há alguns meses, a resposta era que a velocidade estava baixa devido ao horário de pico. Mas depois que as operadoras de telefonia foram multadas e suspensas de venderem para novos clientes até que consigam atender os clientes atuais, as operadoras de internet estão inventando essas desculpas esfarrapadas.

A verdade é que, visando apenas o lucro, as operadoras estão vendendo mais do que sua capacidade de atender ao serviço. Por isso eles rateiam a velocidade entre os clientes existentes.

Não fique de braços cruzados – Reclame na ANATEL.
Para reclamar na Anatel é necessário ter o número de protocolo da reclamação na operadora de Internet. Mesmo que eles aumentem sua velocidade por alguns dias.

Se depois você verificar que caiu de novo – reclame na Anatel com esse ultimo protocolo e diga que já reclamou várias vezes e que eles aumentam a velocidade por uns dias mas depois cai novamente. Não precisa dizer que a operadora informou que estava com instabilidade naquele momento, basta dizer que todas as vezes que você mede a sua velocidade, resultado é uma velocidade de donwload abaixo da contratada. O que conta para a ANATEL é a quantidade de reclamações, não a desculpa esfarrapada ou solução que a operadora deu.

É mais fácil reclamar pelo telefone 1331, mas quem quiser reclamar pelo site da ANATEL, tem-se um pouco mais de liberdade para escrever o que quiser e inclusive anexar documentos. Pela internet, tem que se cadastrar. Quem quiser pode fazer um histórico com os dias e horários que você mediu e os resultados.

O importante é as pessoas registrarem o maior número de reclamações na ANATEL com o título: Estou recebendo velocidade menor do que a contratada. Quanto mais reclamações com esse título houver na ANATEL mais rápido as operadoras de internet serão obrigadas a deixar de roubar os clientes.

Espalhe esse e-mail para o maior números de conhecido possível, e principalmente se eles tiverem a mesma operadora que você e morar na mesma região.

Não podemos ficar de braços cruzados enquanto as operadoras de internet nos roubam. Vamos nos mobilizar e encher a ANATEL de reclamações!

Anônimo disse...

Ajudou muito.. Vlw

Unknown disse...

verda pagamos por uma coisa e recebemos outra nunca alcaçamos a velocidade contratada e pagamos caro com isso!

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Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.