sexta-feira, 15 de junho de 2012

BIOGRAFIA DE VINCENT VAN GOGH- VIDA E OBRAS


Entre todos os pintores do mundo, talvez nenhum tenha tido tanto talento e tantos problemas em vida como foi o caso de Van Gogh, conheça sua vida e obra nessa pequena biografia. Pintor pós-impressionista neerlandês, Vincent Willem Van Gogh foi um dos maiores representantes da pintura em todo o mundo. Vincent Van Gogh nasceu em 30 de março na Holanda, em 1853. 

Vincent Van Gogh teve uma irmã e um irmão com o qual tinha uma relação muito forte, eram grandes amigos, aliás, muito de sua vida só foi descoberto graças às cartas enviadas a seu irmão, descobertas por pesquisadores. 

 Van Googh começou a trabalhar ainda jovem, quando tinha 15 anos já trabalhava para um comerciante de arte, na cidade de Haia. Quando estava próximo a completar seus 20 anos de idade mudou-se para Londres e logo em seguida voltou a mudar-se, desta vez para Paris, já por causa do reconhecimento de seu trabalho. Van Googh tinha grande interesse por assuntos ligados à religião e deixou sua arte de lado para estudar Teologia em Amsterdã. Antes de terminar o curso já era pastor na Bélgica. 
Os comedores de batata, Vincent Van Gogh 1885.

O artista ficou realmente impressionado pela dura rotina dos pobres mineiros da cidade onde morada e à lápis criou vários desenhos. Em 1880 voltou à cidade de Haia e aí sim, dedicava a maior parte de seus dias à pintura. Começou a utilizar técnicas de jogos de luzes em seus trabalhos, devido a uma influência da escola de Haia. Foi quando pintou seus trabalhos retratando a vida dos camponeses e também dos trabalhadores rurais da Holanda. 

 Um dos anos de maior importância em sua vida foi em 1886 quando foi morar com seu irmão em Paris e passou a ter contato com importantes pintores como Emile Bernard, Edgar Degas, Toulouse-Lautrec e Paul Gauguin. 
Caveira com cigarro aceso 1885-86
Nos trabalhos de Van Gogh, desta época, podemos perceber uma forte influência destes e outros pintores do impressionismo. Infelizmente, a vida de Van Gogh foi muito difícil, marcada por inúmeros fracassos, principalmente para a época em que vivia. 

Até a morte deste pintor foi trágica e até hoje muitos não se conformam que ele tenha morrido da forma como foi. Van Gogh não conseguiu constituir uma família, não tinha uma renda que o mantivesse e aos 37 anos se suicidou. Sua fama só veio mesmo após sua telas terem sido exibidas em Paris, no dia 17 de março de 1901. 
Noite Estrelada 1889
 Curiosamente, Van Gogh só conseguiu vender 1 de seus quadros em toda sua vida. Dois anos depois de morar na França, ele se mudou para Arles, cidade mais ao sul daquele país. Esta cidade tinha lindas paisagens, um cenário de certo ponto até bucólico e Van Gogh pintava principalmente quadros com girassóis.
Vinha Encarnada, único quadro vendido em vida 1888
 O único quadro seu que conseguiu vender foi A Vinha Encarnada. Gauguin foi morar com ele e começaram a trabalharam em um projeto para criar um centro artístico, a relação entre elas era boa mas com o tempo a situação foi mudando, e após vários desentendimentos Gauguin volta para Paris e Van Gogh entra em depressão, passando a ser muito mais agressivo, chegando até mesmo a cortar sua orelha. Van Gogh teve seu estado emocional tão alterado, que até em seus trabalhos podemos conferir esta mudança, pois é nítida a influência em muitas de suas obras. 

Van Gogh pintou 7 quadros com o tema girassóis durante sua estadia em Arles, França:

O artista já não mais utilizava da técnica de pontilhado, ele agora utilizava-se de rápidas pinceladas, entre pequenos espaços, para fazer suas obras. Em 1889 Van Gogh ficou realmente ruim, seu estado agravou-se de tal forma que ele precisou ser internado em uma clínica psiquiátrica. Mas mesmo nesta situação Van Gogh mantinha sua arte acesa, dentro desta clínica havia um mosteiro e neste mosteiro ele encontrou um lindo jardim.

 Foi então que Van Gogh surpreendeu a todos e fez deste jardim a sua fonte de inspiração. Nesta fase de sua vida seus trabalhos apresentam curvas em espiral e não mais as pequenas e rápidas pinceladas. Van Gogh deixou a clínica psiquiátrica, mudou-se para Paris e foi morar próximo a seu irmão e também do dr. Paul Gachet com o qual iria continuar seu tratamento. 
Retrato do Doutor Gachet.
O dr. Paul Gachet chegou a ser retratado por Van Gogh em uma de suas obras, o Retrato do Doutor Gachet. Infelizmente o quadro depressivo de Van Gogh não melhorou, pelo contrário, foi só agravando e no dia 27 de julho de 1890 Van Gogh atirou em seu próprio peito em uma tentativa de suicídio. 
Auto retrato com a orelha cortada 1889.
Ele chegou a ser socorrido, levaram-no para um hospital onde foi acompanhado e teve todos os cuidados, mas após 3 dias veio a falecer. 

 Confira as principais obras de Vicent Van Gogh: - Os comedores de batatas - Caveira com cigarro acesso - A ponte Debaixo de Chuva - Natureza morta com absinto - A italiana - A vinha encarnada - A casa amarela - Auto-retratos - Retrato do Dr. Gachet - Girassóis - Vista de Arles com Lírios - Noite Estrelada - O Escolar - O velho moinho - Oliveiras - Vista de Arles, Pomar em flor - A Igreja de Auvers 

 Há muitos fatos sobre a vida de Van Gogh que não foram confirmados oficialmente, mas que são do conhecimento de todos, como o fato dele ter cortado sua própria orelha, muitos dizem que foi uma vingança, pois Virginie, sua amante, teria trocado-o por Paul Gauguim. A orelha teria sido enviada em um envelope para Virginie. 
Vista de Arles com lírios 1888.
Apesar de não ser uma história oficial, muitos a aceitam como tal. A certeza que temos é que Vincent Van Gogh foi um artista fenomenal. Infelizmente suas obras não tiveram o devido reconhecimento enquanto ele era vivo, mas hoje são consideradas as mais caras do mundo todo e este um dos maiores pintores do mundo. Muitos artistas hoje se influenciam nas obras de Van Gogh e seu nome para sempre será lembrado em sua arte que hoje faz parte da história da arte mundial.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
BIOGRAFIA DE VINCENT VAN GOGH- VIDA E OBRAS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.