sexta-feira, 29 de junho de 2012

BIOGRAFIA DE FERNANDO PESSOA RESUMIDA


Veja aqui a biografia resumida do grande poeta Fernando Pessoa.
No ano de 1888 nasceu na cidade de Lisboa um dos mais importantes escritores e poetas de Portugal que teve uma influência muito grande na literatura mundial, de forma muito especial na literatura do Brasil: Fernando Pessoa. 

 Fernando Pessoa nasceu mais precisamente no dia 13 de junho daquele ano e depois de alguns anos foi morar na África do Sul na cidade de Durban na qual seu padrasto foi nomeado cônsul no ano de 1896. Com certeza este período teve forte influência na vida e nas escritas deste escritor. Fernando Pessoa teve seu pai morto pela tuberculose quando tinha apenas cinco anos de idade, então sua mãe casa-se novamente com o comandante João Miguel Rosa, mas seu pai foi Joaquim Seabra Pessoa com quem conviveu por pouco tempo. 
Desde cedo teve uma ligação muito forte com esta área e mesmo em um país tão distante descobriu meios de estar fazendo aquilo que mais gostava e melhor sabia fazer. Ainda presente no país africano Fernando Pessoa começou a ter contato com a língua e literatura inglesa e ficou naquele país até se tornar adulto, onde publicou também seus primeiros poemas em inglês e também onde trabalhava como tradutor técnico, retornando somente no ano de 1905 para a sua cidade natal e matriculou-se no Curso Superior de Letras, abandonando o curso somente um ano depois. 
Nesta época, já em sua terra, Fernando Pessoa vivia com a tia, pois ele deixou sua família na cidade africana. Mas passado alguns anos a mãe e o padrasto de Fernando Pessoa retornam para Lisboa e o escritor retorna a morar com a família com quem conviveu por toda a vida, inclusive não se casando pois se tem notícias apenas de suas namoradas, inclusive uma que influenciou suas escritas, o qual voltaremos a falar mais no final deste artigo. 

Foi nesta época em que já estava novamente morando com a família que Fernando Pessoa voltou a escrever seus famosos poemas ingleses, agora sobre forte influência de consagrados nomes como Shakespeare, John Milton, Lord Byron e outros escritores ingleses. Com influências tão fortes a qualidade de suas escritas melhorou ainda mais e ninguém mais duvidava do talento e capacidade deste homem que ainda tinha muito a contribuir para o mundo com suas obras literárias.
Publicidade

 O poeta ficou muito conhecido por frases célebres que evidenciavam sua extrema inteligência e sagacidade, como por exemplo: “Tenho em mim todos os sonhos do Mundo”. “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”. “A arte é uma auto-expressão lutando para ser absoluta”.  Além destas foram muitas as frases que com louvor expressaram de forma única toda a inteligência e capacidade deste incrível poeta, frases que até hoje continuam sendo repetidas em vários países, passando de geração para geração.
 Basta uma breve pesquisa na internet sobre as frases de Fernando Pessoa que encontraremos inúmeras referências para suas frases que estão citadas em vários locais.   Alguns fatos deixaram Fernando Pessoa ainda mais conhecido entre eles a utilização de pseudônimos como Alberto Caeiro que criou entre os anos de 1889 até 1915, escrevendo quarenta e nove poemas como a série Guardador de Rebanhos; Ricardo Reis entre os anos de 1887 e 1935 escreveu com simplicidade um literatura clássica, com vocabulário erudito; Álvaro de Campos entre os anos de 1890 e 1935 escrevendo o poema Opiário com simbolismo, futurismo e também com tom amargurado e também escreveu sobre seu próprio nome Fernando Pessoa com obras como o Cancioneiro e Mensagem que reflete sobre o fazer poético. 

Todas estas são obras conhecidas em vários países inclusive no Brasil. Dentre as obras de Fernando Pessoa e seus heterônimos, seus personagens criados para dar vida a outro tipo de literatura, estão O Banqueiro Anarquista; Liberdade; Natal; Poema em Linha Reta; Todas as Cartas de Amor; Vendaval; Um dia de Chuva; Pensar em Deus; Ao Entardecer; Acaso; Ah, Um Soneto; A Frescura; Aniversário e muitas outras.  

Fernando Pessoa foi o fundador de uma revista juntamente com o Mário de Sá Carneiro e outros amigos, a revista Orpheu no ano de 1915, fazendo parte do início do movimento Modernista em Portugal, esta foi sem dúvida uma outra época muito marcante na vida deste poeta e que também trouxe grande contribuição para aquele país. 

 Foi no ano de 1935 que Fernando Pessoa veio a falecer em sua cidade natal vitima de cirrose hepática devido ao fato de sempre em toda a sua trajetória abusar do álcool e conviver com o problema desde muito cedo. Fernando Pessoa lamentavelmente faleceu naquele ano no dia trinta de novembro, sozinho, como sempre viveu depois da morte de sua família, sendo que o poeta não se casou e sabe-se somente de duas namoradas. 

Inclusive foi uma das namoradas de Fernando Pessoa, Ophelia, quem inspirou o poeta em muitas das suas obras, pois o relacionamento entre os dois existiu até a sua morte no ano de 1935. Poucos escritores deixaram uma obra tão vasta e tão rica como Fernando Pessoa. Seus escritos, seus livros, poemas e até suas memoráveis frases convivem diariamente com estudantes do mundo inteiro e também com pessoas que mesmo não estando mais presente no convívio escolar continuam admirando e lendo as obras deste poeta que marcou toda uma geração e continua marcando, pois há sempre novos jovens descobrindo a riqueza literária que lhes ficou disponível graças ao talento deste homem que mesmo em meio a tantos problemas, soube como poucos, expressar-se de forma sem igual.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
BIOGRAFIA DE FERNANDO PESSOA RESUMIDA
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.