A gripe é uma das doenças mais comuns que existe, ela é causada pelo vírus Influenza, causando febre alta, dores no corpo, moleza, quando está em um estágio avançado, pode deixar a pessoa acamada. Apesar de ser uma doença simples e fácil de ser tratada, pois no máximo em uma semana a pessoa já pode se recuperar se não for tratada pode complicar para uma pneumonia, que pode levar à morte dependendo do caso.
A situação piora em pessoas mais vulneráveis à manifestação grave da doença, como idosos, crianças e mulheres grávidas. Isso acontece, pois a imunidade dessas pessoas é mais baixa, assim dando a oportunidade da doença passar para um estágio mais grave.
Por isso desde 1999 é feita todo ano a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, que tem como objetivo imunizar 80% de pessoas consideradas vulneráveis à gripe.
Neste ano de 2012 ocorrerá a 14º edição que terá início neste sábado (5/05) e irá até o dia 25 de maio, sendo realizada em 65 mil postos de saúde e postos móveis que serão instalados durante a campanha.
Entre as pessoas que devem se vacinar nesse prazo estão os idosos, crianças de seis meses a menos de 2 anos, indígenas e profissionais da saúde. A vacina imunizará essas pessoas contra gripes sazonais e a influenza A, conhecida como gripe suína.
Publicidade:
O diferencial para este ano é que além das pessoas citadas acima, cerca de 500 mil detentos também tomarão a vacina, essa medida tem como objetivo evitar a proliferação da doença entre a população que vive aglomerada, uma vez que a transmissão do vírus se dá através do ar, por isso é facilmente transmitida.
Pessoas que tem a imunidade baixa como doentes crônicos e portadores de HIV também poderão ser vacinadas, basta que apresentem a receita médica em qualquer posto de saúde.
A vacina será gratuita para todas essas pessoas, mas caso alguém que não pertença a nenhuma dessas categorias também queira tomá-la, deve se dirigir a uma clinica particular, onde será cobrada uma taxa pela dose da vacina.
Não devem tomar a vacina quem tiver apresentado uma reação alérgica à vacina ou algum de seus componentes, também pessoas que estão com doenças agudas febris moderadas ou graves, devendo adiar a vacinação até melhorarem.
Quem se vacinou ano passado e pensa que não precisa repetir a dose esse ano, engana-se, pois a imunidade contra a gripe dura somente um ano após tomara a vacina, e como o vírus da gripe é um dos vírus que mais muda de forma, a nova vacina é feita conforme os vírus que circularam no ano anterior, então é bom se prevenir.
Por isso não perca tempo, durante a campanha de vacinação vá até um dos postos e vacine-se contra a gripe, assim evitará complicações futuras.
0 comentários :
Postar um comentário