Saiba aqui o que é e o que significa o cheque cruzado e descubra se ele pode ser descontado.
Atualmente as pessoas preferem utilizar o cartão de crédito para pagar suas contas, sendo uma forma bem prática e rápida de pagar as contas. Mas uma forma que depois do cartão é excelente para pagar, especialmente quando quiser fazer um depósito, é o cheque. Mesmo hoje não sendo muito popular, o Brasil está entre os três países com maior representatividade do uso do cheque em relação a outras modalidades.
Para quem não sabe o cheque é um dos meios de pagamento mais antigos que existe depois do dinheiro, na Idade Média, os senhores depositavam seu ouro em um único lugar, o qual tinha instalações de segurança apropriadas, a oficina do ourives, e assim com o passar do tempo esses artesãos começaram emitir papéis que representavam partidas de ouro que guardava, para trocá-los pelo valor que cada um deles representava.
Mais tarde no fim da Idade Média, ourives, agentes financeiros e os primeiros bancos que foram surgindo começaram a emitir os primeiros bilhetes de banco, afinal era uma forma bem mais prática de levar o dinheiro, pois não era possível ficar carregando todo seu ouro para onde quer que fosse.
Assim com o desenvolvimento do comércio essa prática se tornou ainda mais comum, nesse época os novos documentos podiam ser escritos pelo depositante com o valor desejado, sempre que estivesse coberto pelos seus depósitos.
Publicidade:
Bem parecido com o cheque conhecido hoje, mas o formato que conhecemos hoje surgiu com a criação do Banco da Inglaterra, onde começaram a dar a seus clientes blocos em branco das letras de câmbio que os depositantes deveriam preencher com o montante da retirada que quisessem fazer, assim como os cheques de hoje.
Muitas pessoas tem dúvidas sobre os tipos de cheque e a diferença entre eles, como o cheque cruzado, por exemplo, ao ser cruzado o cheque pode conferir condições especiais para o pagamento. Existem dois tipos de cheque cruzado, o de cruzamento simples e o cruzamento especial.
O cheque cruzado de cruzamento simples, também chamado de cheque em branco, confere ao cheque a condição de somente ser descontado via depósito em conta corrente ou poupando, sendo assim o beneficiário não pode sacar o valor do cheque. Nesse caso dá mais segurança ao depositante, pois assim terá certeza de que o cheque caso seja roubado, não possa ser descontado em dinheiro.
Já o Cheque Cruzado de cruzamento especial, também conhecido como em preto, aumenta ainda mais a segurança do desconto, pois o depositante deve mencionar entre o cruzado o nome do banco em que será depositado o cheque, assim aquele que deposita não poderá depositar o cheque sem que seja no banco mencionado, assim dando mais segurança em caso de perda ou roubo.
1 comentários :
Muito bom eu gostei
Postar um comentário