Entre as doenças mais doloridas que existem, está o cálculo renal, mais conhecido como pedras nos rins. Essa doença é caracterizada pela formação de uma massa dura formada por cristais que se separam da urina e se unem para formar pedras.
Normalmente a própria urina contém substâncias que previnem a formação desses cristais, mas essas substâncias podem se tornar ineficientes assim causando a formação das pedras nos rins.
Há alguns tipos de cálculos renais, eles variam de acordo com diferentes combinações de elementos químicos.
Um deles e que é mais frequente é o cálculo renal que contenha cálcio em combinação com oxalato ou fosfato. Outro tipo de cálculo é o estruvita ou cálculo infeccioso, causado pela infecção urinária, ele pode ser grande e obstruir a via urinária, assim podendo prejudicar muito o funcionamento dos rins.
Um tipo de cálculo renal bem raro é o formado por ácido úrico, este está associado com doenças como a gota (quando há excesso de ácido úrico no organismo) ou quimioterapia.
Geralmente o cálculo renal se forma nos rins e na bexiga, os cristais podem ter tamanhos e formatos diferentes, podendo ter o tamanho de um grão de areia, podendo atingir até o tamanho de uma laranja.
Em alguns casos as pedras são microscópicas e assim ao serem expelidas através da urina a pessoa pode nem sentir, já em outros, o cálculo pode provocar dores muito fortes na região dos rins, podendo até causar náuseas e vômitos.
Publicidade:
É difiícil dizer a causa exata para a formação dos cálculos renais, mas certos alimentos podem auxiliar na formação dessas pedras em pessoas que são mais suscetíveis, ou seja, que tenha caso de cálculo renal na família.
A desidratação também pode levar a isso, especialmente em lugares de clima quente, assim aumentando o risco para a formação dos cálculos renais.
Entre os sintomas mais comuns em quem tem cálculo renal, está a dor intensa, a qual começa subitamente quando a pedra se move no trato urinário, assim causando irritação e obstrução.
Essa dor costuma ser sentida no dorso ou abdomen inferior, outros sintomas podem acompanhar a dor como palpitação, náusea e vômito, e a dor pode chegar até a virilha.
Caso a pedra seja muito grande e tiver dificuldade em expeli-la, a dor continuará por causa da contração dos músculos na tentativa de eliminar o cálculo.
Tratamento por ultra-som:
Outros sintomas que podem aparecer são sangue na urina, aumento da frequência urinária, forte desejo de urinar e sensação de ardor durante a saída da urina. O cálculo também pode levar a uma infecção, causando febre e calafrios.
Para tratar os cálculos renais, o ideal é procurar um médico especialista, em casos em que as pedras são maiores e difíceis de ser expelidas, é necessário fazer uma cirurgia, em outros casos é necessário a utilização da litotripcia, um procedimento em que se quebra o cálculo usando ondas de choque, assim permitindo que os pedaços sejam eliminados mais facilmente pela urina.
0 comentários :
Postar um comentário