Dificilmente vamos encontrar alguém que não tenha sequer ouvido falar seu nome: Galileu Galilei. Mas facilmente iremos encontrar quem não sabe explicar exatamente quem foi este importante homem para a humanidade, quais foram seus feitos e o que fez de importante durante sua vida e tudo que deixou para a humanidade, por isso vamos relembrar um pouco sobre sua vida nessa pequena biografia resumida.
Galileu Galilei foi um dos maiores cientistas, foi ele quem revolucionou a astronomia. Além de fazer inúmeras descobertas sobre os planetas e o sol, Galileu, como era conhecido, foi o responsável pela invenção do telescópio que até hoje permite ao homem enxergar bem além de sua capacidade, claro, com os potentes telescópios que hoje temos disponíveis, graça ao avanço da tecnologia podemos ver muito mais além, mas foi pelas mãos de Galileu que toda esta revolução começou.
Galileu foi um dos cientistas que entrou em acordo com as teorias de Copérnico, que dizia exatamente que a Terra e os demais planetas giravam em torno sol, enquanto que a igreja, insistia na ideia de que a Terra era o centro do universo. Por confirmar a teoria de Nicolau Copérnico, Galileu foi punido.
Hoje para nós é algo até óbvio afirmar que o sol está no centro e à sua volta giram os planetas, inclusive a Terra, mas para a época de Galilei dizer isto era uma blasfêmia, um desrespeito e até um ato de loucura, mas Galileu não tinha dúvidas e certo de suas palavras afirmava a quem quisesse houver que a Terra girava em torno do sol.
Foi severamente punido por ir conta os preceitos da época.
Ele nasceu na Itália, em 15 de fevereiro de 1564 e desde criança foi educado em um mosteiro. Em 1581 ele começa seus estudos em Medicina e também estudava matemática, de onde começou sua busca por informações sólidas sobre a gravidade de sólidos geométricos. A matemática mostrou a Galileu um novo mundo, novas possibilidades e o fez pensar e questionar sobre tudo.
Nestes estudos Galileu descobriu que a taxa de velocidade da queda, quando o assunto é força gravitacional, nada tem a ver com o peso do objeto. Essa foi uma de suas descobertas que posteriormente iria fazer toda diferença nos estudos que se seguiram. Como um ótimo observador, Galileu pôde concluir que o tempo que um pêndulo leva para fazer o movimento de ida e volta é sempre o mesmo, independente do tamanho. Essa conclusão ele alcançou observado as lâmpadas de uma catedral em Pisa.
Publicidade:
Esta sua característica de observar tudo e querer compreender e explicar lhe fez ser uma pessoa muito especial e de suma importância para a sociedade da época e até hoje, em nossos dias.
Já em 1586 Galileu inventou a balança hidrostática e no ano seguinte já dava palestras em outras cidades italianas, como Florença e Siena, por exemplo. Ainda muito novo, com apenas 25 anos, ele torna-se conferencista de matemática pela Universidade de Pisa.
Em 1592, professor de matemática na Universidade de Pádua, ele cria o termoscópio e uma máquina de calcular. Já em 1609 ele é responsável pela construção do primeiro telescópio simples para estudar as estrelas e ainda neste ano publica suas descobertas no Mensageiro Sideral e então volta a Pisa.
Por ter sido banido pela igreja em 1616, ao confirmar a teoria da Terra girar em torno do sol, Galileu resolveu conquistar apoio da mesma e por isso dedica o trabalho “O Pensador” ao novo papa, o então Urbano VIII.
Neste trabalho ele contradiz algumas informações sobre cometas feitas por outro grande estudioso da época, Aristóteles.
No entanto, em 1632, Galileu resolve deixar bem clara sua opinião sobre o estudo referente ao sistema solar, e então publica um trabalho denominado Diálogo Sobre os Dois Sistemas do Mundo, uma conversa entre dois cientistas (Copérnico e Aristóteles), e então deixa bem evidente sua posição nessa discussão.
Em 1642, Galileu morre em Florença, aos 78 anos. Até os últimos dias de sua vida o cientista nunca deixou de estudar e experimentar suas teorias no dia a dia. Sempre observador consegui enxergar o que poucos conseguem até hoje, a verdade nas coisas e na ciência. De acordo com Galileu tudo é uma questão de perspectiva, você precisa entender as coisas como elas são e não como você gostaria que fosse.
Estudar a gravidade e outros assuntos sempre fizeram parte da vida do cientista italiano, que teve várias de suas descobertas publicadas no estrangeiro devido ao forte controle da igreja católica sobre a ciência. A inteligência de Galileu lhe permitiu fazer importantes descobertas que revolucionaram toda a humanidade e que continuaram sendo importantes, mesmo após sua morte e segue ajudando o Homem até os dias atuais.
Não há como estudar hoje em dia assuntos tão básicos de física e geografia sem citar o seu nome, Galileu Galilei é um marco na história da humanidade. Ele foi o grande responsável pelas grandes teorias, junto, é óbvio, com outros nomes, tais como Copérnico e Aristóteles como já foi mencionado anteriormente.
Para entender Galileu e sua preocupação em desvendar o mundo é necessário antes de qualquer coisa buscar entender qual era o mundo em que ele vivia, como era feita a crítica sobre as publicações e o que as pessoas acreditavam.
Sem contar que a posição da Igreja era um forte indício de que algo precisava urgentemente ser feito, pois o mundo girava, e girava de verdade, independente do que os outros achavam, Galileu fez-se crer que era sim, a Terra, nosso planeta, que girava em torno do grande astro, o Sol e nunca o contrário. Galileu não só fez descobertas como enfrentou severas críticas, mas nunca deixou se abater, seguiu adiante com sua forte convicção e a ele muito tempos que agradecer.
0 comentários :
Postar um comentário