Muitas pessoas já devem ter sofrido com gengivite, afinal ela é muito comum. A gengivite é uma inflamação que ocorre na gengiva, devido à formação de uma película, grudenta e sem cor de bactérias, que se forma constantemente nos dentes e na gengiva. Geralmente essa placa é removida facilmente através da escovação e uso de fio dental diariamente.
Caso essa película não for removida ela pode produzir toxinas que irritam a mucosa da gengiva, assim causando a gengivite. Quando esta está em seu estágio inicial podemos notar que as gengivas se encontram vermelhas, inchadas e sensíveis, podendo sangrar durante a escovação, elas também podem retraírem-se, deixando os dentes aparentemente mais longos.
Outros sintomas que as pessoas que possuem gengivite podem sentir é mau hálito, pois há a formação de bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e placa. No caso da doença estar em estágio inicial os danos podem ser revertidos mais facilmente, pois o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar não foram atingidos.
A gengivite se desenvolve por causa da limpeza inadequada dos dentes, o que favorece o fortalecimento das placas, fazendo com que irritem a gengiva. Há alguns fatores que também contribuem para a gengivite como gravidez, diabetes sem controle e puberdade, pois no caso dessas duas situações, onde tem alterações hormonais, estas aumentam a susceptibilidade da gengiva e influenciam o aparecimento de bactérias mais resistentes que costumam ficar entre os dentes e a gengiva.
Publicidade:
Outros fatores como cálculos dentais, dentes desalinhados e mal ajustamento podem contribuir e muito para a gengivite, entre outros fatores.
Para tratar a gengivite é necessário ir ao dentista, o qual fará uma limpeza minuciosa dos dentes e gengiva. É tudo muito simples e não é dolorido, mas é necessário agir rapidamente, pois se a gengivite demorar para ser tratada pode evoluir para uma periodontite, uma doença que causa danos permanentes aos dentes e mandíbula.
Por isso o ideal é sempre prevenir, e para fazer isso é muito simples e fácil, basta que você tome o devido cuidado com seus dentes, fazendo uma boa higiene bucal, escovando bem os dentes e utilizando o fio dental para remover as placas e restos de comida. Uma alimentação saudável também é importante, pois assim garante a nutrição adequada para o osso da mandíbula e dos dentes.
O uso do cigarro também pode prejudicar muito os dentes, por isso é preferível não fumar. E é importante também ir ao dentista no mínimo uma vez ao ano, para fazer a manutenção de seus dentes.
Assim tomando os devidos cuidados não há com que se preocupar, e além de manter sua gengiva bem longe da gengivite, também evitará outras doenças que tendem a aparecer.
1 comentários :
muito boa a materia
Postar um comentário