Os brasileiros chegaram a comemorar o bom desenvolvimento do país e o crescimento da economia brasileira nos últimos anos, principalmente em 2010. Infelizmente, em 2011, o crescimento foi interrompido por vários motivos. Crise mundial, corrupção, a volta da inflação e uma série de vários outros fatores fizeram com que o país acendesse o sinal amarelo e prestasse mais atenção aos acontecimentos internos e também externos.
O brasileiro experimentou um pouco de como é viver tendo poder de comprar, poder ter bons eletroeletrônicos, ter um bom carro, poder comprar sua casa própria e até viajar para outros estados e em algumas vezes até para outros países.
Mas 2011 foi um ano de muita preocupação, o Governo precisou cortar gastos, frear o crescimento e a inflação passou a assombrar o país novamente.
2012 para o a economia brasileira será um ano de desafios. A meta é crescer acima dos 3%. Será preciso reduzir a inflação no decorrer do ano e principalmente, manter as contas externas sobre controle. Não custa nada também torcer para que lá fora, os países encontrem a saída da crise que assola principalmente a Europa.
O país se encontrou em situação privilegiada frente a este crise globalizada mas ao mesmo tempo, sua falta de política interna o impedirá de crescer, de mostrar-se realmente grande perante o mundo. Como um país pode desenvolver se ainda há tanta corrupção? Como crescer se as estradas estão abandonadas por todo o território nacional?
Publicidade:
Quem viaja sabe muito bem o quanto é perigoso e desgastante trafegar por este país. Assaltos, estradas em péssimas condições, pedágios caríssimos, combustível caro, tudo isto torna o transporte muito caro e lento. Como desenvolver diante deste cenário?
Mas não é só isto que preocupa, há vários outros fatores que freiam o crescimento da economia no país, por exemplo, há educação. Como pode desenvolver um país que não investe na educação de seu povo?
E a educação profissionalizante? Esta também preocupa e muito. Podemos ver um número muito grande de boas vagas de emprego abertas e que não são preenchidas devido ao fato que as empresas não encontram profissionais qualificados para preencherem estas vagas.
Se a economia mundial estivesse bem o Brasil até poderia pegar uma carona para ir crescendo aos poucos, mas o mundo anda complicado e o Brasil precisa caminhar com suas próprias pernas. Mas infelizmente nos governos anteriores muito pouco foi feito e não será agora que iremos fazer tudo de uma vez.
Mas é preciso começar, porque se começarmos a mudar o país agora, ele irá crescer e os brasileiros crescerão com ele.
Do jeito que está é que não pode ficar, porque hoje o país está em uma situação onde, ou ele se envolve na crise mundial e entra também em crise, ou ele cresce e se destaca neste cenário econômico tão decadente.
As eleições se aproximam e agora é que será decidido o futuro do país. E a chave para este futuro de sucesso está em nossas mãos, os cidadãos brasileiros. Ou fazemos algo agora, ou amanhã poderá ser tarde demais.
0 comentários :
Postar um comentário