O Mal de Parkinson também conhecido como Doença de Parkinson ou simplesmente, Parkinson, é uma doença do sistema nervoso que afeta principalmente a capacidade do cérebro de controlar os movimentos. Todos os movimentos do corpo são resultados de todo um processo de transmissão de mensagens que acontece no cérebro, então quem tem a doença de Parkinson acaba perdendo essa vitalidade dos neurotransmissores fazendo com que os movimentos fiquem desordenados e difíceis de serem executados.
O Mal de Parkinson se tornou mais conhecido, mais divulgado após astros de filmes com fama internacional ficarem debilitados pela doença. Pessoas que tinham uma vida normal, de muita atividade e agenda lotada todos os dias se viram acometidas do Mal de Parkinson e tiveram sua rotina mudada drasticamente. Pessoas do mundo todo se interessaram em se informar sobre a doença, suas causas, origens, tratamentos e hoje o Mal de Parkinson é bem mais conhecido pela população em geral.
Quem tem o Mal de Parkinson tem seus movimentos seriamente comprometidos. Movimentos triviais do nosso dia a dia, tal como beber um pouco de água, caminhar pela casa, deitar-se, tomar banho, sentar à mesa para uma refeição, tudo é extremamente complexo.
É preciso ter movimento coordenado para esticar o braço até o copo, segurar o copo com estabilidade, levar o copo até a boca e em seguida virar o copo apenas o suficiente para cair aquela quantidade água que se deseja.
É preciso ter movimento coordenado para esticar o braço até o copo, segurar o copo com estabilidade, levar o copo até a boca e em seguida virar o copo apenas o suficiente para cair aquela quantidade água que se deseja.
Publicidade:
Esse tipo de movimento é considerado ”fino” e depende da dopamina que estará em níveis diminuídos no organismo de quem apresentas Parkinson, dificultando esse tipo de situação.
Apesar de ainda ser considerada uma doença idiopática, sem causas definidas, o mal de Parkinson já possui alguns fatores de riscos identificados, são eles: pessoas com idade superior a 60 anos, histórico familiar, sexo masculino, pessoas com histórico de traumas no crânio isolados ou repetitivos e contato com agrotóxicos.
Os principais sintomas são: tremores, movimentos lentificados, rigidez, instabilidade postural, perda de expressão facial, redução do piscar de olhos, alterações no discurso, aumento da salivação, visão borrada, micrografia e incontinência urinária.
O diagnóstico é complicado pois a doença de Parkinson possui vários sintomas de outras doenças, nesse momento é muito importante a experiência do especialista que deverá observar os três principais sintomas (tremores, lentidão e rigidez) e se observar melhora de um dos sintomas com medicamentos específicos para Parkinson o diagnóstico será confirmado.
Ainda não há cura para a doença mas os medicamentos administrados para tratamento conseguem controlar eficientemente os principais sintomas. Uma das drogas administradas é o Sinemet que é transformada em dopamina dentro do cérebro.
A medicina tem avançado muito nos estudos realizados para descoberta das causas e tratamento para o Mal de Parkinson mas o que se tem disponível hoje é suficiente apenas para amenizar o sofrimento das pessoas que sofrem com a doença.
0 comentários :
Postar um comentário