terça-feira, 1 de novembro de 2011

SINTOMAS DO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO (IAM)


O infarto agudo do miocárdio (IAM), mais conhecido como ataque cardíaco, é um processo em que ocorre a obstrução total do fluxo sanguíneo causando a morte de parte do músculo cardíaco, pela falta de aporte adequado de nutrientes e oxigênio. A morte celular é causada pela deficiência de aporte sanguíneo no músculo cardíaco, devido à oclusão de uma artéria coronária.

Essa oclusão acontece geralmente devido à formação de um coágulo sobre uma área que antes fora comprometida por aterosclerose (doença inflamatória crônica, onde se formam placas formadas por lipídos e tecido fibroso que compõem a parede dos vasos, assim elas levam progressivamente à diminuição do diâmetro do vaso, podendo causar sua obstrução).
O diagnóstico do infarto agudo do miocárdio é feito a partir dos sintomas que a pessoa sente, sinais que surgem em seu corpo, alterações que aparecem em um eletrocardiograma e por alterações de certas substâncias. O principal sintoma do IAM é a dor ou desconforto intenso atrás do osso esterno, que muitas vezes é referida como aperto, opressão, peso ou queimação, podendo se espalhar pelo pescoço, mandíbula, membros superiores e dorso.

Publicidade:


Esses sintomas também podem vir acompanhados por náuseas, vômitos, suor excessivo, palidez e sensação de dor intensa, geralmente dura cerca de 20 minutos. Mas é possível a ocorrência de um infarto sem dor, ele é chamado de infarto silencioso, por isso infelizmente ele só pode ser identificado na fase aguda, e somente se for feito um eletrocardiograma ou uma dosagem de enzimas cardíacas enquanto ele ocorre.

Geralmente os pacientes que apresentam esse tipo de infarto são idosos, mulheres e diabéticos, muitas vezes podem sentir um cansaço intenso, náuseas ou um desconforto inespecífico no peito ou abdômen. Pelos sintomas não serem tão precisos, são os pacientes que mais demoram para procurar atendimento médico, devido a isso têm maior chance de falecer.

Por isso é bom que as pessoas se cuidem e visitem um médico cardiologista regularmente pra ver se está tudo bem. Pois geralmente pessoas que tem maiores chances de sofrer de infarto agudo do miocárdio são os diabéticos, obesos, pessoas com mais de 45 anos, hipertensos, com colesterol alto, insuficiência renal ou fumantes. Assim essas pessoas devem ter atenção redobrada a qualquer sintoma atípico que levante suspeitas. E também é importante que elas sigam as recomendações do médico de acordo com cada doença, pois pode desencadear um infarto ou mesmo outros males se não for controlada.

É necessário tomarmos todo o cuidado, especialmente com nossos hábitos, se são saudáveis ou não. Devido a isso devemos aliar uma alimentação saudável a exercícios físicos e visitas regulares ao médico, dessa maneira será possível controlar a saúde, diminuindo o risco de ter um infarto.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
SINTOMAS DO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

2 comentários :

Anônimo disse...

é coisa do diabo.

Anônimo disse...

Obrigado pela postagem, estava com uma dor forte no peito e desconfiei qie tivesse tendo um infarto, muito bom saber os sintomas e pode se prevenir

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.