Nunca se deu tanto valor aos alimentos consumidor no país como agora. Se hoje ficou mais fácil e mais acessível os alimentos, para a maioria dos brasileiros, uma preocupação começa a se tornar quase que geral entre esta mesma população, que é a forma errada como o brasileiro está se alimentando. Nos supermercados encontramos enlatados e mais enlatados, tudo pronto e fácil para o consumo. Caixas de biscoitos, produtos industrializados, sucos, refrigerantes, tudo muito gostoso e muito prejudicial ao nosso organismo.
Ter uma dieta correta é hoje um dos maiores desafios, porque sabemos que não é fácil resistir a rótulos tão bonitos, a alimentos tão fáceis de ser preparados, alguns bastam levar ao fogo, ou ao forno e em questão de minutos ou até de segundos estão prontos. Outros nem isto precisa, basta abri-lo e servir. Tudo fácil e é esta facilidade que tem comprometido a vida de tantas pessoas que depois de algum tempo começa a ver e a conviver com as terríveis consequências.
Uma dieta precisa ser bem balanceada para que o organismo possa receber todos os nutrientes essenciais a saúde. O cálcio é um desses nutrientes, pois além de ser o principal constituinte dos ossos ele tem papel super importante na manutenção de várias funções do organismo, tais como: contração muscular, coagulação do sangue, transmissão dos impulsos nervosos e a secreção dos hormônios.
Como é muito importante manter as taxas de cálcio do sangue certas, a dieta precisa ser rica em alimentos que contenham esse nutriente, caso contrário, na falta de cálcio no sangue o organismo irá buscá-lo nos ossos, podendo assim causar graves danos ao corpo. Por outro lado o Ferro também é indispensável para o bom funcionamento do organismo já que ele é o nutriente essencial que atua na síntese das células vermelhas do nosso sangue e transporta o oxigênio para todas as células do corpo.
Publicidade:
As principais fontes de ferro são: carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e miúdos, agrião, couve, cheiro-verde, feijão, fava, ervilha, lentilha, grãos integrais, nozes e castanhas, rapadura, melado de cana, açúcar mascavo, açaí, além de todos aqueles alimentos encontrados no mercado que são enriquecidos em ferro, tais como leite, cereais matinais e trigo e outros.
Quanto aos alimentos que são ricos em Cálcio, estes são: amêndoa, brócolis, castanha do Pará, coalhada, farinha láctea, farinha de soja, leite de cabra, queijo minas, farinha de peixe, couve-manteiga, flocos de cereais e outros.
Agora que você já conhece os alimentos que possuem maior quantidade desses nutrientes você poderá selecionar melhor tudo que irá para o seu prato. O mais importante é variar bastante e diversificar para que você possa absorver as vitaminas e nutrientes presentes em cada grupo de alimento.
Dessa forma você poderá equilibrar as taxas de cálcio e ferro do seu organismo evitando que a busca por estes nutrientes seja feita de outra forma que não na alimentação por si só.
Dessa forma você poderá equilibrar as taxas de cálcio e ferro do seu organismo evitando que a busca por estes nutrientes seja feita de outra forma que não na alimentação por si só.
0 comentários :
Postar um comentário