No Brasil o tratamento de esgoto é realizado pela Estação de Tratamento de Águas Residuais, que trata águas residuais tanto de origem doméstica quanto industrial. Essa água passam pelo tratamento antes de serem escoadas para o mar o rio com um nível de poluição aceitável. Mas infelizmente o tratamento de esgoto no país nunca foi de extrema importância para o poder público e mesmo a população em geral, assim resultando em índices muito baixos de coleta e tratamento no Brasil.
Esse problema causa tanto o impacto sanitário que envolve os problemas de saúde da população causados pelo esgoto, que pode espalhar doenças quando não é coletado e tratado de forma correta. E também há o impacto ambiental, onde rios principalmente têm sido poluídos por causa do mal tratamento de esgoto, esse impacto é o mais importante, pois se o ambiente se degradar, a qualidade de vida da população irá cair também. Estudos mostram que a qualidade de vida da população está diretamente relacionada com as boas condições sanitárias.
O sistema de tratamento de esgoto deve ser tratado seguindo 5 etapas principais. Essas etapas representam o caminho que o esgoto faz da sua origem até o seu destino final. A primeira etapa é a coleta privatizada, que são, por exemplo, as canalizações de esgoto de uma casa. Essa coleta compete ao cidadão que devem ter instalados em sua casa encanamento adequado que levem a água ao tratamento, antigamente o penico era uma forma de coleta.
A segunda etapa é o tratamento privado que são iniciativas tomadas pelo próprio indivíduo, como, por exemplo, construir uma fossa séptica enterrada próxima da casa. Outro exemplo são as estações de tratamento completas para tratar o esgoto residencial.
Publicidade:
A terceira etapa é a coleta pública, que são as manilhas colocadas na rua, que fazem parte da coleta. Elas acompanham a topografia do terreno e tem o papel de conduzir o esgoto para tubulações maiores que correm pela lateral dos córregos. Essas tubulações desenbocam em tubulações tronco instaladas nas laterais dos rios até que o esgoto chegue à estação de tratamento municipal. Mas o que acontece e muito no Brasil pe que infelizmente o esgoto é lançado sem tratamento, de forma direta nos córregos e rios, aumentando ainda mais sua poluição.
A quarta etapa é o tratamento público que compete às estações municipais. Quando esse tratamento é bem feito resulta em água recuperada que assim pode ser lançada nos rios sem problema. Uma estação eficiente pode gerar água na potável que será encaminhada para uso industrial e agrícolas, além de gás metano que é utilizado para geração de energia e biossólido, usado para adubação e condicionamento de solos.
A quinta e última etapa é o lançamento ao ambiente que lança a água tratada ou não em rios, córregos, mares ou até no solo, neste o esgoto vai atingir até os lençóis freáticos.
Por isso que temos que refletir sobre isso e exigir nossos direitos, uma coleta feita da melhor maneira resulta em ambiente preservado e melhores condições de vida para as pessoas.
0 comentários :
Postar um comentário