O sistema digestório é o sistema que tem a função de absorver os nutrientes contidos nos alimentos que ingerimos. Esses nutrientes são essenciais para diversas funções do nosso organismo como crescimento, energia, reprodução e locomoção.
O nosso sistema digestório é composto por órgãos que realizam a digestão dos alimentos. Os órgãos que compões esse sistema são: a boca, a faringe, o esôfago, o estômago, o intestino delgado, o intestino grosso, reto e ânus.
A faringe é o primeiro órgão que tem contato com o alimento ingerido, se trata de um canal músculo membranoso que é comum também ao sistema respiratório, pois ele se comunica tanto com a boca quanto pelas fossas nasais. A função da faringe é passar os alimentos ingeridos para o esôfago.
O esôfago é um canal muscular que se inicia na faringe e vai até o estômago. Esse canal é responsável por empurrar o bolo alimentar para o estômago através de movimentos peristálticos (contrações).
O estômago liga o esôfago ao intestino delgado, ele tem como função a decomposição dos alimentos, através de movimentos peristálticos e pela sua acidez. Ele tem a capacidade de guardar quase 1,5 litro de comida, por causa de um músculo circular existente na sua parte inferior.
Publicidade:
O intestino delgado é dividido em três partes: duodeno, jejuno e íleo. O duodeno por sua vez é dividido em quatro partes em forma de C, dentro dele o suco pancreático e a secreção biliar agem juntos na digestão. O jejuno é a continuação do duodeno, ele sempre é aberto e se apresenta vazio, sua função é iniciar a absorção dos nutrientes. O íleo, último segmento do intestino delgado é mais estreito e suas túnicas são mais finas e possuem menos vascularização que o jejuno.
O intestino grosso tem a função de absorver tanto a água ingerida quanto a vinda de secreções digestivas. Suas glândulas também secretam muco, lubrificando as fezes, assim facilitando o seu transporte e eliminação através do ânus. Além disso, há glândulas que produzem sucos digestivos ricos em enzimas e outras substâncias que ajudam a dissolver os alimentos. O intestino grosso também é dividido em quatro partes: o ceco, cólon, apêndice e reto.
O ceco se liga ao íleo, e nessa junção há uma válvula chamada de ileocecal, a qual sua função é impedir o refluxo do material vindo do intestino delgado. O cólon se prolonga do ceco até o ânus. O apêndice é uma pequena extensão tubular terminada em fundo cego.
O reto é a parte final do tubo digestivo, terminando no canal anal, ele possui três pregas em seu interior e é bem vascularizado.
O reto é a parte final do tubo digestivo, terminando no canal anal, ele possui três pregas em seu interior e é bem vascularizado.
E por fim o ânus tem como função controlar a saída das fezes.
0 comentários :
Postar um comentário