O esqueleto humano é muito importante, pois tem a função de proteger os órgãos vitais do nosso organismo como o cérebro que é protegido pelo crânio, os pulmões e o coração que são protegidos pelas costelas e pelo esterno. Eles variam de formato e tamanho dependendo de onde os encontramos, o maior deles é o fêmur que se encontra na coxa e o menor o estribo que se encontra dentro do ouvido.
Desde as primeiras semanas de vida dentro do útero, os ossos já estão presentes no ser humano. Mas só se desenvolve completamente por volta dos 25 anos de idade, porém ele para de crescer ainda na adolescência quando surgem os hormônios da puberdade. Os bebês nascem com estruturas entre alguns ossos do crânio, denominadas moleiras, elas são frágeis e tendem a desaparecer com o passar dos anos, através da união dos ossos. Elas existem para permitir a passagem do bebê pelo canal vaginal na hora do parto e para promover o crescimento do encéfalo.
Outros ossos do bebê também são separados, mas conforme ele cresce, esses ossos vão se unindo, por isso que um bebê recém nascido tem 270 ossos enquanto que um adulto é formado por 206.
Nos ossos que são presos os músculos através dos tendões, por isso além de proteger os órgãos vitais o esqueleto tem função de sustentação. O esqueleto feminino se diferencia do masculino em algumas partes, como na pélvis, cujo formato favorece a saída de um bebê do ventre da mãe.
Publicidade:
Os tendões, ligamentos e as cartilagens também fazem parte do esqueleto humano. E além das funções já citadas os ossos também auxiliam na locomoção, produção de células sanguíneas e reserva de cálcio.
Como os ossos se diferenciam em formatos, existem cinco tipos de ossos. Há os ossos longos, que tem o comprimento maior do que a largura e a espessura, suas extremidades são chamadas de epífixes: proximal e distal, e o corpo do osso é chamado de diáfase, alguns exemplos desses ossos são fêmur, tíbia, rádio, ulna (que se encontram nos membros inferiores e superiores).
Outros tipos de ossos são os curtos que tem a mesma proporção em todas as suas dimensões, exemplos desses ossos são os ossos do carpo e ossos do tarso (mãos e pés). Os ossos sesamóides são os ossos que se desenvolvem no interior de alguns tendões como a patela (joelho). Ossos lamimares têm o comprimento e a margura maior do que a espessura, exemplos desses ossos são escápula, ilíaco, costelas, entre outros.
Os ossos irregulares não têm proporção alguma em nenhuma de suas dimensões como as vértebras e sacro. E por fim os ossos pneumáticos são também ossos irregulares, mas encontrados no crânio e apresentam cavidades que contém ar, exemplos desses ossos são frontal, esfenóide, maxilar, entre outros.
21 comentários :
muito legal !!!!.
gostei mt desse blog e dimais.........................
q legall kkkk
achei muito interessante...
muito informativo gostei
legal, bakana, seu blog....
gostei me passou alguns conhecimentos que eu não sabia, valeu!!
nao encontrei o que eu precisava, mais mesmo assim achei interesante
gostei muito achei o que precisava.
e muito interesante esse cite gostei muito!
o seu blog é muito legal você nos ajudou muito,obrigado!!!
de Giovanna e Naiany
mto informativo, foi otimo ter lido, pois trabalho c ambulancia e presciso estar atento
So Deus mesmo para fazer essa maquina que eh o corpo humano!nao existe nada igual!
Gostei muito bom e infor mativo.
GOSTEI DESSA DICA.
obrigado, pois me ajudou com um trabalho....
gostei!!!
E muito legal e interessante
me ajudou muito, trabalho do meu filho feito e bem explicado. muito obrigada!!
e muito legal de mais
legal ,que interessante
NÃO SABIA QUE UM BEBÊ TINHA 270 E UM ADULTO 206
Postar um comentário