segunda-feira, 10 de outubro de 2011

NOTA FISCAL ELETRÔNICA RJ- CONSULTA, EMISSÃO


O Rio de Janeiro é mais um estado a adotar a Nota Fiscal Eletrônica, e o Governo conta com a ajuda da população para que o programa dê certo. Se por um lado é dever e obrigação de todo cidadão cobrar obras e investimentos do governo de seu estado, por outro lado, também se faz obrigação, contribuir para que os devidos impostos sejam recolhidos de forma correta, não sendo sonegados e assim o Estado vir a angariar recursos suficientes que permitam investimentos não apenas na capital mas em todas as demais cidades do estado.

Para quem mora no Rio de Janeiro e ainda não conhece como funciona ou para que serve a nota fiscal eletrônica é bom ficar atento às orientações que serão aqui fornecidas.

Primeiramente é importante que saibamos que a Nota Fiscal Eletrônica - NF-e - é um documento de existência inteiramente digital que é emitido e armazenado eletronicamente com o objetivo de deixar documentado as operações que envolvem circulação de mercadorias entre duas partes.

A emissão da NF-e dependerá do prévio credenciamento do estabelecimento junto ao SEFAZ. Cada estabelecimento do contribuinte deverá estar inscrito no cadastro e emitir estes documentos fiscais previstos na legislação brasileira. O processo que gera uma nota fiscal eletrônica é totalmente digital e pode ser realizado de qualquer local desde que esta seja emitida por estabelecimento credenciado. 

Publicidade:


Se você tiver maiores dúvidas sobre a emissão das NF-e, acesse este link:

Para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica do estado do Rio de Janeiro, serão necessárias algumas validações, são elas:
-Assinatura digital para garantir a autoria da NF-e e sua integridade;
-Formato de campos para garantir que não ocorram erros de preenchimento dos campos da NF-e (por exemplo, um campo valor preenchido com letras);
-Numeração da NF-e para garantir que a mesma NF-e não seja recebida mais de uma vez;
-Emitente autorizado se a empresa emitente da NF-e está credenciada e autorizada a emitir NF-e na Secretaria da Fazenda
-A regularidade fiscal do emitente se o emissor está regularmente inscrito na Secretaria da Fazenda da unidade federada em que estiver localizado.

Para fazer as consultas da Nota Fiscal Eletrônica do Rio de Janeiro será necessário acessar o endereço:
[www.fazenda.rj.gov.br/portal/index.portal] - e conferir em qual dos casos você se enquadra. Para realizar a consulta será necessário informar a chave de acesso presente no documento auxiliar com 44 dígitos e o código de segurança presente na página. O site da Nota Fiscal Eletrônica do Rio de Janeiro traz hoje todas as informações, muito bem detalhadas, para que os contribuintes possam esclarecer suas dúvidas. No site você encontrará todos os detalhes sobre cada questão, podendo assim, se informar de forma satisfatória sobre o programa da NF-e do Rio de Janeiro.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
NOTA FISCAL ELETRÔNICA RJ- CONSULTA, EMISSÃO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.