Muita gente fica curiosa pra saber como que os meteorologistas prevêem o tempo, dando valores exatos de dias que ainda nem acontecerão. Então se você quer saber como eles fazem fique atento a essa matéria.
A previsão do tempo, na verdade é feita através de uma análise de dados que são captados em todo o mundo por uma rede internacional. Durante muito tempo até o fim da Segunda Guerra Mundial, as informações meteorológicas eram para fins militares, mas com a criação da Organização das Nações Unidas, os paises começaram a agir em conjunto criando a Organização Meteorológica Mundial (OMM) no ano de 1950. A partir dela pode ser obtidos dados das condições de tempo pelos países membros em um mesmo horário.
Mas as previsões para um mesmo local podem variar devido à interpretação que os meteorologistas fazem dessas informações. E em há algumas áreas do planeta em que há menos informações o que faz com que a previsão seja menos certeira.
Agora vamos ver como a coleta de dados é feita. Tudo começa em terra, na estação meteorológica. Há 11 mil delas no mundo, equipadas com equipamentos que medem dados próximos da superfície, do nível do solo até cerca de 10 metros de altura.
Publicidade:
Mas as estações meteorológicas não se encontram no mundo todo, por isso elas contam com o auxílio de mini-estações espalhadas em lugares como aeroportos, que medem ventos, pressão atmosférica, chuva e umidade do ar. Esses dados servem tanto para garantir a segurança dos vôos como também para mandar à OMM.
Os aviões também auxiliam na coleta de dados. São aproximadamente 3 mil aviões comerciais conveniados à OMM que voam em grandes altitudes, áreas que as estações não cobrem. Eles chegam a cerca de 11 mil metros de altura, onde encontram condições de tempo muito diferentes da superfície. Por isso esses fatos são muito valiosos, mas apesar disso as aeronaves não conseguem cruzar todo o globo, sobrando uma grande área onde ainda há dados.
Mas além dos aviões há balões meteorológicos que chegam a altitudes maiores de até 30 metros de altura. São inflados com gás hélio e carregam radiossondas, um conjunto de instrumentos que mede a pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, assim como o vento também.
A captação de dados de regiões oceânicas fica por conta de bóias meteorológicas e navios mercantes, militares e de passageiros. Existem7 mil navios que transmitem dados como chuva e ventos, e aproximadamente 900 bóias.
Além disso, tudo as imagens de satélite também auxiliam as previsões do tempo, pois podem medir a movimentação das nuvens, que ajuda a entender a dinâmica da chuva e temperaturas.
Todas essas informações são coletadas por três centrais principais que se situam na Austrália, EUA e Rússia e ainda mais outras 15 que processam as informações enviadas por todos os membros a cada três horas a distribuem os dados para que cada país faça as suas previsões. E a leitura dos dados fica por conta dos meteorologistas que jogam os números do dia atual e anteriores em programas de computador que calcula qual será o clima futuro e acrescentam sua análise pessoal.
0 comentários :
Postar um comentário