O solo é formado pela decomposição de rochas por fatores naturais como temperatura, ação da água (como no caso das rochas que ficam nas costas de mares e rios), dos ventos, chuva e seres vivos (como bactérias e fungos).
O solo é a camada mais superficial da crosta, sendo composto por sais minerais dissolvidos na água intersticial, seres vivos e rochas em decomposição. Ele é dividido em quatro camadas, sendo que a primeira é rica em húmus e detritos de origem orgânica, essa camada é melhor para o plantio, por isso é chamada fértil, é nessa camada que as plantas encontram sais minerais e água para se desenvolver.
A segunda camada é a do sais minerais, que é dividida em calcário, argila e areia. A terceira camada é a de rochas parcialmente decompostas. E depois que elas se decomporem completamente elas podem se tornar sedimentos. E por fim a quarta camada é a de rochas que estão começando a se decompor, e são chamadas de rocha matriz.
O solo é muito importante para o crescimento das plantas, pois ele é o principal substrato utilizado por elas, é ali que elas retiram dele água, oxigênio e nutrientes, assim como permite que as plantas também dêem continuidade à sua espécie, através da disseminação de sementes e também para dar seguimento à cadeia alimentar, pois ele serve como reciclagem e armazenamento de nutrientes e detritos orgânicos, assim dando continuidade à vida.
Publicidade:
E o solo ainda controla o fluxo da água, assim protegendo a qualidade da água subterrânea, assim como constitui no habitat para os animais.
O Brasil é um dos países que mais se destaca devido à grande fertilidade do seu solo, assim sendo um dos maiores produtores agrícolas. Como o Brasil é um país de grande extensão territorial é possível encontrar uma enorme variedade em tipos de solo que podem ser diferenciados devido à sua tonalidade, composição e granulação.
São encontrados quatro tipos de solo no Brasil, dentre eles estão: a terra roxa, o massapé, o salmorão e o aluviais. A terra roxa é um tipo de solo de grande fertilidade, sua tonalidade é avermelhada. Ele se encontra nos Estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Sua origem se deve a decomposição de basalto.
O massapé é um solo composto por rochas com características minerais de gnaisses de tonalidade escura, calcário e filitos. É encontrado especialmente no litoral nordestino. O salmorão é um solo composto através da fragmentação de rochas graníticas e gnaisses. Ele pode ser encontrado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O aluviais é um solo composto através da sedimentação em áreas de várzea ou vales. E é possível encontra-lo em diversos locais do Brasil.
0 comentários :
Postar um comentário