A matemática é uma matéria que nem todos gostam por ser difícil de compreender. Por isso que muitas pessoas que já saíram do ensino médio ainda têm tem dúvidas sobre alguns assuntos tratados por ela. Identificar números naturais e primos é uma das dúvidas que ocorrem com freqüência.
Vamos começar do princípio, os números naturais são números inteiros que não são negativos como 0, 1, 2, 3 e assim por diante. Eles se originaram através de palavras que eram usadas para a contagem de objetos. Mas que começavam a partir do número dois, o número um foi acrescentado posteriormente. Os babilônicos desenvolveram um sistema inteligente de atribuição de valor baseado essencialmente nos numerais de 1 a 10. Já os egípcios antigos criaram um sistema de numerais com hieróglifos diferentes para 1, 10, e todas as potências de 10 até um milhão.
O conjunto dos números naturais foi desenvolvido no século XIX por Giuseppe Peano. E dentro desse conjunto foi descoberto posteriormente que existe um tipo de numeral que possui como característica principal de ser divisível somente por um e por ele mesmo, sendo chamado de número primo.
Publicidade:
Os números primos deram início a teoria dos números, com o Teorema Fundamental da Aritmética que afirma que todo número inteiro natural, sendo maior que um pode ser escrito como um produto de números primos, enfatizando a hipótese que o número um não pode ser considerado primo, pois ele tem apenas um divisor e não pode ser escrito na forma de produto de números primos. Podemos representar os números primos por meio da decomposição dos números em fatores primos, ou seja, a fatoração.
Alguns exemplos de números primos são: 2, 3, 5, 7, 11, 13, 19, 23, 31, 41, 661, 241, 457, entre muitos outros.
Para facilitar a busca dos números primos Eratóstones um grande matemático grego desenvolveu um sistema claro e objetivo, o qual foi denominado crivo de Erastóstenes. Sua representação se da através de uma tabela de números naturais de 1 a 100, onde devem ser seguidos alguns passos para encontra-los como: encontrar o primeiro número primo, ou seja o número 2, marcar todos os números múltiplos do número 2 na tabela, encontrar o segundo número primo, o 3 e também marcar seus múltiplos e repetir esse procedimento até o último número. Dessa maneira você irá encontrar os números primos, que são os únicos que restarão e que nesse caso são: 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29, 31, 37, 41, 43, 47, 53, 59, 61, 67, 71, 73, 79, 83, 89 e 97.
1 comentários :
n intediiiiiii
Postar um comentário