Os protozoários são seres microscópicos que se encontram num reino próprio, o Reino Protista, devido a ser muito diferente de bactérias e fungos que também tem um reino próprio, sua classificação é feita com base nas estruturas de locomoção que eles apresentam. Todos os protozoários são seres eucariontes, a maioria são heterótrofos e comem diversos alimentos embora alguns sejam autótrofos, assim produzindo clorofila e com ela realizando a fotossíntese então conseguindo produzir seus próprios alimentos.
A maioria desses seres é de vida livre e aquática podendo ser encontrados na água doce, salobra ou água salgada, mas também podem ser encontrados em lugares úmidos rastejando pelo solo ou sobre matéria orgânica em decomposição. No entanto algumas espécies são parasitas de organismos vivos, assim eles passam a maior parte da vida parasitando diversas espécies de seres vivos e dessa forma lhes causando muitas doenças.
Principais Doenças Causadas por Protozoários:
Nós humanos somos hospedeiros definitivos de muitos protozoários parasitas. Uma das doenças causadas por protozoários é a amebíase, ela é causada pela Entamoeba histolytica. Essa espécie pode estar presente no nosso organismo sem causar a doença, mas em grandes quantidades ela afeta o nosso organismo. A forma de contaminação se dá via ingestão de seus cistos, sendo mais comum em regiões onde as condições de saneamento básico são precárias. Uma vez dentro do nosso corpo o período de incubação do cisto varia entre 2 a 4 semanas. Essa doença se caracteriza pela manifestação de diarréias e, em casos mais graves, comprometimento de órgãos e tecidos.
Publicidade:
Outra doença muito conhecida é a doença de Chagas, que é causada pelo protozoário Tripanosoma cruzi. Essa doença é chamada assim em homenagem a Carlos Chagas que foi quem a descreveu pela primeira vez. Essa doença é transmitida principalmente pelo inseto barbeiro. Este animal de hábito noturno se alimenta, exclusivamente, do sangue de animais vertebrados. Ao sugar o sangue de um animal contaminado com a doença, o barbeiro passa a carregar consigo o protozoário, e ao se alimentar novamente, mas em uma pessoa saudável, geralmente na região do rosto, ele pode transmitir a ela o parasita. Este parasita passa a viver no sangue, depois nas fibras musculares, principalmente nas da região do coração, intestino e esôfago. Outra forma de transmitir a doença é através da transfusão de sangue contaminado e transmissão de mãe para filho, durante a gravidez, também pela infecção oral, pois já ocorreu casos de pessoas adquiriram a doença ao ingerirem caldo de cana ou açaí moído contendo, acidentalmente o inseto.
Os principais sintomas dessa doença são febre, mal-estar, falta de apetite, dor ganglionar, inchaço ocular e aumento do fígado e baço. Em casos mais graves, a doença de Chagas pode destruir a musculatura dos órgãos atingidos, principalmente a do coração e do cérebro, provocando o aumento destes, de forma irreversível.
Além dessas doenças há outras como a toxoplasmose, a malária, a giardíase, a doença do sono, entre outras, em que é necessário ter o máximo cuidado.
0 comentários :
Postar um comentário