Mesmo com a gama de informações que temos hoje acerca de doenças e malefícios que o cigarro nos causa, ainda é comum ver muitas pessoas que fumam. O que começou como um hábito que pessoas sofisticadas faziam para relaxar acabou em vício e doenças.
Milhões de pessoas morrem todos os anos devido à doenças causadas pelas substâncias nocivas à saúde presentes no cigarro. As principais doenças causadas pelo uso do cigarro são as que atacam o sistema cardiovascular, por isso quem fuma está se arriscando a sofrer um ataque cardíaco, doenças do sistema respiratório como a doença pulmonar obstrutiva crônica, enfisema, o câncer de pulmão, de laringe e boca.
Pra termos uma idéia de como o hábito de fumar cresceu, antes da Primeira Guerra Mundial, o câncer de pulmão era considerado uma doença rara, e infelizmente com o aumento da popularidade do cigarro hoje é muito comum vermos pessoas com essa doença.
Além disso, nos homens o tabagismo pode causar a impotência sexual, pois as substâncias presentes no cigarro causam o estreitamento das artérias do pênis e do corpo. Nos Estados Unidos as doenças causadas pelo tabagismo é a maior causa de morte capaz de ser prevenida, matando 440.000 mil cidadãos por ano.
Publicidade:
E quanto mais a pessoa fumar, mais propensa a contrair essas doenças ela será. Mas se a pessoa parar de fumar, as chances diminuem gradualmente, uma vez que os danos ao corpo são reparados.
Outras doenças causadas pelo tabagismo são: câncer dos rins, pescoço, mamas, bexiga, esôfago, pâncreas, estômago, leucemia, câncer de pele, fígado, colo uterino, intestinos, vesícula biliar, adrenal, além de ter grande relação com tumores infantis. Também pode causar acidentes vasculares cerebrais, doença vascular periférica, distúrbios respiratórios como a bronquite e a rinite alérgica, tromboangeite, obliterante, angina, úlcera do aparelho digestivo, catarata e redução da memória e dificuldade de aprendizado em adolescentes que fumam.
Os fumantes de charuto e cachimbo sofrem menos riscos de contrair o câncer de pulmão, mas mesmo assim com relação à outras doenças eles se encontram na mesma situação.
Por isso o mais indicado é parar de fumar antes que o corpo já esteja comprometido por causa das doenças. Segundo os médicos, o corpo humano leva de um a dois anos para limpar os resíduos deixados pelo cigarro, mas logo que a pessoa para de fumar já sente os benefícios que isso traz, pois normaliza a pressão arterial, a freqüência cardíaca e a temperatura corporal.
Se você é fumante pense bem na sua saúde, nas pessoas a sua volta e reflita se é isso que você quer para a sua vida, acabar numa cama de hospital. Ou se você não fuma e já pensou alguma vez em fumar, pense também se você está disposto a enfrentar as conseqüências e prejudicar sua saúde.
0 comentários :
Postar um comentário