É difícil ver uma pessoa que não goste de chocolate, pois ele é uma das guloseimas mais gostosas que existem. Acredita-se que o chocolate tenha sido descoberto pelos astecas que o utilizavam para produzir uma bebida afrodisíaca. A maioria das pessoas sabe que o chocolate é produzido a partir do cacau, mas como isso é feito? É o que você descobrirá lendo essa matéria.
O cacaueiro é uma árvore tropical frágil, ela consegue atingir de 5 a 10 metros de altura. O melhor momento para se colher o cacau é por volta dos 5 anos da planta, assim ela pode produzir o fruto até os 50 anos de idade.
O cacau maduro tem o formato oval e possui de 20 a 40 sementes envoltas numa polpa macia castanha esbranquiçada. Assim quando colhido o fruto é aberto, separam-se as sementes, fermentando-as e secando-as. Passando 24 horas após a abertura do cacau começa a fermentação que tem como objetivo a retirada de uma goma que se encontra na semente, destruir o embrião, assim evitando a germinação da semente e provocar reações químicas e enzimáticas na parte interna das sementes.
Esse processo é realizado em barcaças de madeira apropriadas, e dura cerca de 3 a 8 dias. Após esse período, o cacau ainda deve conter muita água, para removê-la é feita a desidratação, onde o fruto é espalhado ao sol e mexido regularmente para manter as sementes arejadas, assim evitando o bolor. Quando ele já está seco, é ensacado em sacas e despachado para as fábricas processadoras.
Publicidade:
As fábricas antes de processarem o cacau, fazem um rigoroso teste de qualidade nas amêndoas. Depois elas são descascadas e a parte de dentro da semente (NIB) é limpa. Os NIBS são moídos conforme são passados em rolos de diversos tamanhos até formarem uma massa fina chamada de pasta, ou licor de cacau. Essa massa que é o próprio chocolate e pode ser usada para produzir chocolate em pó ou para produzir o chocolate propriamente dito.
Para produzir o chocolate em pó, a massa passa por uma prensa hidráulica que de um lado se forma a manteiga de cacau e do outro a torta de cacau. A manteiga é considerada o subproduto mais nobre da prensagem, pois tem uma cor amarelada clara e possui um odor parecido com o do chocolate.
Para produzir o chocolate é usada a massa de cacau, açúcar, manteiga de cacau e geralmente leite. Mas todos os fabricantes têm sua fórmula própria para cada um de seus produtos, em que a proporção de ingredientes varia conforme o resultado esperado. O chocolate passa por cinco etapas até ficar pronto: malaxação, onde a massa de cacau é misturada às outras matérias-primas numa masseira, refinação, em que a massa passa por um processo de moagem, conching, onde o chocolate ganha maior firmeza, tempera, como o próprio nome diz o chocolate é temperado para passar do estado líquido para o sólido e por fim a modelagem, onde o chocolate é moldado. Todo o processo é bem feito, pois qualquer erro poderá implicar com a perda do lote.
0 comentários :
Postar um comentário