Para quem não sabe o cadastro positivo é um sistema de banco de dados com informações sobre o comportamento financeiro do pretendente ao crédito, compartilhadas entre os diversos setores da economia como comércio, indústria, mercado financeiro e serviços, no qual são valorizados os pagamentos honrados pelo consumidor. O objetivo desse sistema é dar maior segurança e estabilidade nas operações financeiras.
No cadastro positivo, será analisado o comportamento financeiro do consumidor. Dessa análise, o consumidor receberá uma classificação (A,B,C,D,E) ou uma pontuação/score (0 a 1000). E é a partir desse resultado, que o fornecedor decidirá se disponibilizará ou não o crédito ao consumidor.
O cadastro positivo foi aprovado pelo Congresso Nacional em maio desse ano, e foi convertido pela presidente na lei 12.414/2011, com três vetos ao texto aprovado pelos parlamentares e já está em vigor. As empresas poderão obter as informações dos clientes através de bancos e outras empresas de financiamento, ou até operadoras de telefonia e seguradoras, claro que desde que o cliente tenha dado permissão.
Publicidade:
Publicidade:
A Serasa Experian, já está pronta para atender os donos das empresas de crédito com o cadastro positivo, pois assim eles poderão administrar melhor sua carteira de clientes. Assim enxergando oportunidades para fazer mais negócios com eles, sem aumentar o risco de sua carteira. Também é possível acompanhar a evolução da qualidade de crédito dos clientes e identificar com antecedência os potenciais riscos de inadimplência. A Serasa traz todos os benefícios que o cadastro positivo é capaz de trazer, como já fizeram na Índia, Austrália, EUA e Inglaterra.
A partir dos dados obtidos através do cadastro positivo como compromissos, histórico e hábitos de pagamentos, é possível aumentar a precisão na avaliação do risco de cada consumidor, assim você identificará o perfil de pagamento de cada consumidor, e com isso criar ações de cobranças mais adequadas, assim diminuindo os ricos de inadimplência.
A partir dos dados obtidos através do cadastro positivo como compromissos, histórico e hábitos de pagamentos, é possível aumentar a precisão na avaliação do risco de cada consumidor, assim você identificará o perfil de pagamento de cada consumidor, e com isso criar ações de cobranças mais adequadas, assim diminuindo os ricos de inadimplência.
Para isso é importante o incentivo aos clientes, a autorizarem o envio das informações sobre os compromissos de pagamento na hora da compra ou na contratação do financiamento. Com mais inteligência nas estratégias de recuperação, também é possível a preservação do relacionamento com bons clientes adotando ações mais ajustadas e evitando gastos desnecessários.
Se você que tem uma empresa de crédito e se interessou pelo cadastro positivo da Serasa e quiser saber mais sobre esse assunto, acesse o site da Serasa Experian na página: http://www.serasaexperian.com.br/cadastropositivo/
Acesse e saiba tudo sobre o cadastro positivo da Serasa. Com certeza você vai gostar, pois assim poderá ter mais segurança em seus negócios, podendo ter uma melhor relação com seus clientes, baseada em confiança e lealdade. Por isso não perca tempo e desde já incentive seus clientes a realizarem o cadastro positivo, tanto você como eles vão ficar muito satisfeitos.
0 comentários :
Postar um comentário