sábado, 24 de setembro de 2011

BOLHA IMOBILIÁRIA NO BRASIL 2011-2012


De um tempo para cá ficou muito mais claro entender o que significa o termo Bolha Imobiliária, afinal de contas durante semanas esse foi o assunto mais discutido nos telejornais. Tanta euforia aconteceu devido à crise imobiliária que os Estados Unidos estavam vivendo desde 2006. A Bolha Imobiliária é uma realidade onde os imóveis apresentam-se com valores bem acima do que realmente é aceitável. É uma supervalorização de determinado empreendimento ou determinado lugar para se construir ou comprar e vender imóveis.

Este ano o assunto agora é a provável bolha imobiliária no Brasil, mais precisamente na cidade de São Paulo. As vendas de imóveis residenciais novos caíram cerca de 14,3% em julho quando comparados ao mesmo mês de 2010. Um dos efeitos que isso causa é o aumento dos valores dos imóveis e a desvantagem que se cria em comprar imóvel para poder alugar, pois a atividade acaba não sendo vantajosa de forma alguma. Outro efeito que pode ser observado é o aumento do aluguel de escritórios e salas comerciais.

Entenda o que ocorreu na Espanha com esse vídeo bem-humorado e compare com o Brasil:


Contudo, o Brasil tem uma estrutura para financiamentos diferentes das utilizadas nos Estados Unidos, mas nem por isso está longe de sofrer com a supervalorização de imóveis. O que muda basicamente é o valor do investimento, enquanto que no Brasil os bancos ajudam com cerca de 70% do valor do imóvel, nos Estados Unidos existe muito mais facilidade em créditos concedidos.

Enfim, toda essa bolha imobiliária acaba sendo culpa do próprio mercado que cria esta condição impondo altos preços, e o pior de tudo é que tem gente que continua pagando os valores que são propostos por esse mercado e dessa forma a bolha só tende a crescer.

Publicidade:


O problema vem a tona quando esta “bolha estoura”, ou seja, quando o mercado “cai na realidade”. Podemos lembrar a “bolha da internet” quando as empresas na rede mundial de computadores tiveram uma valorização incrível. O mercado virtual parecia ter enlouquecido e ninguém via ou pelo menos queria ver o problema que estava sendo criado até que “a bolha da internet estourou”. E exemplo mais recente temos este, vindo dos Estados Unidos. Por que o Brasil insiste em alimentar um erro que vai crescer, crescer e crescer cada vez mais até o momento em que vai estourar e aí vai ser muito mais difícil resolve-lo.

Quem cria a situação também pode freia-la, em outras palavras, o mercado que é o criador da bolha é o único que pode cessar com este aumento acelerado dos preços de imóveis e evitar que o Brasil caia na mesma crise que os Estados Unidos teve que enfrentar.

Mas quem compra também tem sua parcela e culpa, afinal, porque comprar um imóvel tão caro que a qualquer momento terá seu preço real definido, e este será um preço bem menor do que é atualmente praticado. Se o país cresce, se os investidores chegam, claro que alguns vão querer tirar proveito e faturar mais elevando os preços.

Era só estes compradores se conterem, não comprarem, não pagarem um valor tão exorbitante que em pouco tempo o mercado se adequaria à realidade dos valores, mas como conter estes compradores? Quem tem este poder? Somente eles poderão fazer sua parte, saberem questionar o alto valor e aguardar que o preço caia, somente assim poderemos evitar que a bolha imobiliária não estoure.

Leia mais sobre o assunto:

Mas isto vai ser difícil, principalmente com os grandes eventos internacionais se aproximando e o país continuando a crescer, pelo visto 2012 vai ser um ano arriscado para o setor imobiliário.

E você o que acha?
Temos realmente uma bolha imobiliária ou os aumentos dos imóveis tiveram fundamento, deixe suas opiniões nos comentários abaixo:


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
BOLHA IMOBILIÁRIA NO BRASIL 2011-2012
Blog DCH- Fotos e Vídeos

6 comentários :

Kássia Tavares disse...

http://www.facebook.com/pages/Bolha-Imobiliaria/259578520747897

aldinha disse...

Realmente a bolha ja chegou, aqui honde eu moro ja tem varios imoveis novos fechados, anoite você ver poucas luzes acesa,e com muita placa de vende-se quem comprou para investir ja deve esta deseperado.

Anônimo disse...

só fazer uma pequena analise do aumento do salario minimo (minimo mesmo!!) com a relação de valorização dos imoveis no mesmo periodo ... é NOTÓRIO a mentira que o valores do imoveis estava com preço defasados ...!!! O grande fermeto no bolo dos banco e principalmente das contrutoras foi o credito fácil (governo irresponsavel). O resultado dessa over-dose de laxante ... nós já sabermos ... e já está començando a feder ...!!! e adivinha só quem vai ser o papel higienico ...? "trabalhador"!!!! "população alienada"!!!

Anônimo disse...

Está algo surpreendente e terrível o que estão a fazer justamente com quem não tem moradia.

Fui alugar um imóvel por que o proprietário quis subir muito onde estou e para minha surpresa do final do ano para cá as imobiliárias da região onde moro no interior de São Paulo subiram assustadoramente os aluguéis.

Ganância,falta de vergonha e materialismo exagerado tem sido o comportamento de muitos ultimamente e nosso governo permite.

Anônimo disse...

É um absurdo os imóveis no Brasil terem os preços que tem . Está mais barato viver em NY, TK e outros lugares de primeiro mundo do que em SP . Nação burra , daqui a pouco vai ter nêgo dando apartamento para o comprador assumir as prestações restantes pois já tem gente que não está conseguindo pagar as pequenas prestações a perder de vista . E não é só com imóvel não , com veículos a merda já tá começando a feder . A montruosidade de carro finaciado que se vende no Brasil não está no gibí . Comprem pobres coistados, se encham de dívidas e percam tudo para os bancos que financiam seus sonhos . Esse Brasil só tem uma saída . Bota fogo em tudo e começa do zero .

Cirlene disse...

Pelo o que estamos vendo uma enxurrada de apartamentos lançados no mercado de imoveis ,bairros distantes do centro com preços exorbitantes,será que realmente existe tanta gente para comprar ? Será que realmente tem pessoas com salário tão melhor agora do que a 5 anos atrás?A facilidade dos créditos oferecidos pelos bancos ,a propaganda enganosa que o governo vem fazendo “minha casa minha dívida”, Só fez familias se individarem e depois quando chegar a conta para pagar vão conseguir honrar seus compromissos?,isso tudo pode ter impulsionado o mercado imobiliário,construtoras oferecendo imoveis na planta com a promessa que irão custar o dobro de preço depois de algum tempo,quero ver agora depois de 4 anos quando as construtoras começam a entregar seus imoveis que venderam na planta, que muitos foram para investidores ,o que vai acontecer com o mercado, a demanda com certeza será maior do que a procura. Aí ap de 72m² que hoje pedem em torno de R$ 220.000.00 passará a valer menos de 20 a 40%(pensando positivo) desse valor mesmo assim terá dificuldade na venda,pois teremos muiiiitas opçoes de compras.Nossa economia ja começa dar sinal de que o Brasil não está assim com essa bola toda não,precisamos ser prudentes coisa que nosso governo não está sendo ,oferecendo crédito facil , e deixando os brasileiros se individarem sem cautela,alguém terá que pagar a conta e com certeza sobrará para o povo.
Opinião de quem é leiga no assunto,mas que não é Cega…

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.