Todos os dias dezenas de acidentes de trânsito acontecem em várias cidades brasileiras. A maioria desses acidentes poderiam ser evitados se os condutores dos veículos seguissem as leis de trânsito. A ingestão de bebida alcoólica antes de dirigir é um dos principais motivos de infrações e mortes nas ruas, avenidas e rodovias no Brasil, por essa razão é muito importante que você tenha consciência de que dirigir embriagado é crime e quem comete estará sujeito a multa e pena de 6 meses a 3 anos de prisão.
A infração é de natureza gravíssima e custa ao bolso do infrator R$820,00 e ainda suspensão do direito de dirigir com detenção de 6 meses a um ano. A lei que aborda essa condição é a de número 11.705 de 16 junho de 2008 regulamentada pelo decreto federal 6488/08.
O que é importante saber é que conduzir veículo sob efeito de álcool coloca não só a sua vida em risco, mas também a de outros motoristas e pedestres. Se a concentração de álcool não for comprovada devido a recusa do condutor em fornecer amostra de sangue para exame posterior ou pela inexistência de um bafômetro, a única solução quando a conduta não resultar em lesão corporal, será o arquivamento do boletim de ocorrência.
Publicidade:
Políticas de conscientização dessa atitude devem ser feitas periodicamente, pois não apenas os novos motoristas precisam ter consciência dessa responsabilidade, os mais antigos e com mais experiência nas estradas precisam sempre ficar atentos. Muitas vezes as pessoas podem achar que um copo de cerveja ou uma dose de uísque não poderá interferir nos seus reflexos, porém é necessário que você saiba que evitar ir ao volante depois da ingestão de qualquer tipo e quantidade de bebida alcoólica ainda é a melhor maneira de se prevenir tragédias.
Com esse tipo de preocupação podemos evitar que os acidentes aconteçam e que vidas inocentes sejam tiradas devido ao erro de uma pessoa que não levou a sério essas recomendações.
O Brasil, infelizmente, está distante do dia em que terá formas eficazes de se fazer cumprir as leis. O que vemos são blitz avulsas que nada mais fazem do que arrecadar ainda mais dinheiro para os cofres públicos. Dificilmente se encontrará um motorista que, após ser flagrado dirigindo sob o efeito de álcool se conscientizou de seu erro e após ser penalizado pela lei decidiu nunca mais repetir o erro. Pelo contrário, quem é parado em uma blitz e é penalizado por dirigir alcoolizado fica é revoltando, não vê seu erro e seu objetivo quanto ao que fazer daí por diante é ter cuidado para não cair em outra blitz, ou seja, continuará bebendo antes de dirigir.
É preciso muito mais que arrecadar mais dinheiro. É preciso sim, fazer cumprir a lei, mas de forma mais eficaz e mais abrangente, mas não só isto, é preciso que todos se conscientizem do risco que colocam sua vida, de seus familiares e de tantas outras pessoas quando dirigem sob efeito de álcool.
0 comentários :
Postar um comentário