Os biomas brasileiros são formados por uma grande diversidade de animais e vegetais.
Entre os biomas brasileiros estão: os biomas litorâneos, no qual compreende-se as matas de várzea, os mangues, restingas, e falésias, também a caatinga, os campos, o cerrado, a floresta amazônica, as matas dos pinhais, a mata atlântica, as matas de cocais e o pantanal.
A Caatinga abrange 9,92% do território nacional. Ela se encontra no Sertão nordestino e apresenta vegetação mais rala de arbustos de porte médio e secos com galhos retorcidos, também havendo a presença de ervas e cactos. O clima existente nesse bioma é semi-árido. A Caatinga apresenta uma grande riqueza de ambientes e espécies, e boa parte dessa diversidade não é encontrada em nenhum outro bioma. As áreas mais elevadas desse bioma são sujeitas a secas menos intensas, pois se encontram próximas do litoral, essas áreas são chamadas de Agreste. A área de transição entre a Caatinga e a Amazônia é conhecida como Zona dos Cocais. Devido a degradação da cobertura vegetal do solo, grande parte do Sertão nordestino sofre um grande risco de desertificação.
Os Campos se encontram em algumas áreas da região Norte como Amazonas, Pará e Roraima e também no Rio Grande do Sul. A vegetação desse bioma é caracterizada pela presença de pequenos arbustos, gramíneas e herbáceas.
O Cerrado é encontrado nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais e Tocantins. É o segundo maior bioma da América do Sul, cobrindo 22% de território brasileiro. Nele estão presentes as três maiores bacias da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que gera uma grande reserva de água e biodiversidade. Esse bioma apresenta clima tropical quente sub úmido, com uma estão seca e outra chuvosa. A vegetação é caracterizada pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas. As plantas possuem longas raízes para retirar água e nutrientes em profundidades maiores.
Publicidade:
A Amazônia é considerada a maior reserva de biodiversidade do mundo. É o maior bioma do Brasil, ocupando quase a metade do território nacional. Esse bioma é encontrado nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins. Ele apresenta clima quente e úmido e sua vegetação é caracterizada por árvores altas que formam uma densa floresta ombrófila – árvores altas. Apresenta chuvas torrenciais bem distribuídas durante o ano e rios com fluxo intenso. A Amazônia apresenta uma grande diversidade de animais e plantas. É estimado que esse bioma abrigue mais da metade das espécies vivas do Brasil.
A Mata dos Pinhais é também conhecida como Mata de Araucárias, pela grande ocorrência dessas espécies de árvores. Este bioma se encontra no sul do Brasil e caracteriza-se pela presença de pinheiros em grande quantidade, formando florestas fechadas. Possui como clima característico o subtropical.
A Mata Atlântica apresenta diversos ecossistemas. Esse bioma apresenta cadeias de montanhas, vales, planaltos e planícies de toda a faixa continental atlântica leste brasileira, além de avançar sobre o Planalto Meridional até o Rio grande do Sul. Sua principal vegetação é composta por árvores altas, formando uma densa floresta ombrófila. Possui o clima quente e úmido. A mata atlântica já foi um dos biomas mais ricos da América do Sul, mas atualmente é reconhecida como o bioma brasileiro mais descaracterizado, devido a ser muito degradada desde os primeiros episódios de colonização do Brasil até os ciclos de desenvolvimento que levaram o homem a ocupar e destruir parte desse espaço.
O Pantanal se encontra nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A maior parte desse bioma se encontra no Brasil, tornando-se quase exclusivo, mas podendo ser encontrada uma pequena faixa dele no Paraguai e na Bolívia. É caracterizado por inundações de longa duração, devido ao solo ser pouco permeável, que ocorrem anualmente na planície, e provocam alterações no ambiente, na vida silvestre e no cotidiano das populações locais. Durante o período de inundação, algumas espécies, como aves e mamíferos, se deslocam para áreas altas próximas. A vegetação é caracterizada pela presença de gramíneas, arbustos e palmeiras. Nas regiões que ocorrem inundações, há presença de árvores de floresta tropical.
O Pampa é um bioma encontrado somente no Rio Grande do Sul, chamado de Estepe, quando se encontra fora do território brasileiro. Ele apresenta clima chuvoso, sem período seco regular e com frentes polares, que resultam em temperaturas negativas durante o inverno. A vegetação é composta por ervas e arbustos. As formações florestais não são comuns nesse bioma, mas quando ocorrem são do tipo flores ombrófila densa e floresta decidual – com árvores que perdem as folhas no período de seca.
0 comentários :
Postar um comentário