Hoje em dia o mundo está muito voltado à preocupação da evolução, globalização e modernização, sendo exigente em querer um avanço cada vez mais rápido. Ex.: modelos de celulares de lançamento demoram pouco tempo para serem considerados ultrapassados, pois os usuários querem sempre mais novidades extras. Deixando que pesquisadores da área de tecnologia fiquem elaborando projetos de modelos mais incrementados, sendo possível acessar através de um celular a sua conta bancária, pois muitos destes apresentam internet, etc..Muitas vezes a globalização e modernidade não são viáveis, pois nos últimos anos o lixo eletrônico vem aumentando drasticamente, onde o nível de reciclagem destes aparelhos são muito baixo.
O investimento gasto em telefonia é exageradamente exorbitante. Se as pessoas pensassem em preservar o meio ambiente através de bom uso de seus aparelhos telefônicos, celulares, computadores, impressoras, cartuchos, os considerados resíduos digitais, poderíamos evitar o acúmulo da quantidade destes organismos que poderiam ser reaproveitados, como doação para famílias carentes, economizaria custos adicionais. O que é classificado como produto fora de linha é rejeitado pela maioria dos usuários que podem comprar um aparelho com várias funções.
Mas o comerciante deveria notar que se o aparelho mais antigo não está atingindo a meta de venda aceitável, é preciso que este mude sua estratégia de venda e comece a derrubar seu valor para que pessoas de baixa renda possam ter a oportunidade de adquiri-lo, sendo assim, tanto o vendedor quanto o comprador sairá ganhando. Em relação ao comércio, é melhor vender um produto que é capaz de suprir o valor de custo do que ficar com este estocado vários meses em sua loja. As pessoas gostam de serem modernas e estarem sempre atualizadas, mas não tem a consciência que por este capricho poderá estar ajudando a aumentar a quantidade de lixo eletrônico supérfluo no nosso Planeta.
Para se ter uma idéia do que isso representa, o Brasil possui quase dois celulares para cada pessoa, e não estamos tendo mais tantos números diferentes disponíveis, onde em alguns Estados o governo fez um acordo para aumentar alguns dígitos nos números de celulares e utilizar os números de fixos que não estão em utilização atualmente. É preciso que a preservação e conservação do meio ambiente possam existir para termos a certeza que contribuímos de certa forma com nosso compromisso de cidadão. Um simples gesto de não querer apenas aparelhos muito modernos já estará ajudando, pois assim, diminuirá os aparelhos mais antigos e não haverá tanta pressão na demanda por modelos mais modernos.
Matéria enviada por:
Silvia Letícia- silvialeticiacp@yahoo.com.br
0 comentários :
Postar um comentário