08 de março de 2011. Mais uma vez o mundo presta homenagem às mulheres. Neste ano de forma especial, pois este ano fica evidente, o lugar a ser ocupado pelas mulheres neste mundo. Com Dilma ocupando o cargo de presidente do Brasil e em todo país as mulheres trabalhando e exigindo seus direitos, exigindo tratamentos iguais, denunciando maus tratos e tendo plena consciência de seus direitos, 2011 se consagra como um ano especial para o dia 8 de março.
Não há um consenso quanto à origem da comemoração. Para alguns, c comemoração do dia das mulheres começou com a luta de algumas mulheres que queriam igualdade no trabalho. Queriam também que seu país, a Rússia, ficasse de fora da primeira grande guerra. Só que, nos Estados Unidos e também pela Europa, outras mulheres já vinham lutando por igualdade, por uma vida melhor para elas, principalmente no trabalho e em alguns países as mulheres lutavam também pelo direito de voto.
A história mais conhecida sobre o início das comemorações do dia internacional da mulher conta que em 8 de março de 1857, mulheres operárias de uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque, pararam o serviço e fizeram uma greve. Ocuparam toda a fábrica reivindicando seus direitos, melhores condições de trabalho, redução na carga horária diária que chegava a ser de até 16 horas diárias. Queriam também salários iguais aos dos homens que exerciam o mesmo serviço que elas e ganhavam até três vezes mais. Mas esta manifestação foi severamente reprimida, usando de muita violência. A fábrica foi incendiada com várias operárias ainda lá dentro. Mais de 100 mulheres mortas de forma absurda.
Em 1910, na Dinamarca, uma conferência decidiu que ficaria o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, uma homenagem a estas mulheres assassinadas em 1857. Em 1975 esta data foi oficializada pela ONU - Organização das Nações Unidas.
Mas a princípio, a instituição desta data não seria apenas para relembrar, servria como um momento de reflexão. Diversos países realizavam conferência, promoviam debates e reuniões e encontros se realizavam por todos os lugares, para as pessoas debaterem sobre a importância da mulher na sociedade, como elas estão sendo tratadas e o que pode ser feito para trazer cada vez mais para a realidade, a igualdade entre homens e mulheres.
No Brasil, o dia 24 de fevereiro de 1932 foi o início de uma nova história para as mulheres brasileiras, pois a partir desta data elas poderiam votar. Direito de votar e também serem eleitas.
Nos dias de hoje, infelizmente, o dia 8 de março é um dia meramente comercial. Dia de comprar presentes para as mães. Consumidores impulsionados pelos comerciais que mostram abundantemente, imagens de mães sendo presenteadas, e o dia da mulher se transforma cada vez mais em um dia de eletros-domésticos, cosméticos, perfumes, roupas e outras objetos que em nada lembram os verdadeiros motivos da data.
Desejamos um Feliz Dia das Mulheres para todas as nossas leitoras!!
Parabéns!!!
0 comentários :
Postar um comentário