terça-feira, 29 de março de 2011

DIA DO ÍNDIO- 19 DE ABRIL 2011



No governo do presidente Getúlio Vargas foi instituído uma data comemorativa, o Dia do Índio que é comemorado no dia dezenove de abril desde o ano de 1943, ano que promulgado o decreto lei que o tornava obrigatório.

O dia dezenove de abril foi escolhido porque, no ano de 1940 no primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México, não houve participação da cultura indígena, pois a comunidade dos índios temia os homens das cidades, visto que antes eram acostumados a serem expulsos e dizimados pelos colonizadores, então os organizadores do congresso não conseguiam uma efetiva participação da comunidade indígena, mas no dia dezenove de abril, após reflexão e discussão de líderes indígenas eles entenderam que poderiam participar das reuniões sendo que só teriam a ganhar, assim ficou sendo o dia dezenove de abril instituído o Dia do Índio.

Muitas escolas, museus, cidades inteiras prestam homenagens aos índios neste dia, principalmente aquelas onde a história está ligada às comunidades indígenas, sendo que a maioria da população quer mostrar a importância de preservar a cultura indígena e manter o povo indígena o mais distante possível da cultura urbana em suas terras, para que não sejam contaminados por nossas tradições e consigam seguir o que tem de mais importante, a bagagem cultural.

Imagem para Colorir ou Pintar em Atividade ou Trabalho Escolar

A importância deste povo para os brasileiros é imensa, pois foram eles que ajudaram os portugueses na colonização inicial do país, após muito combate e morte, mas agora o homem dito civilizado e o homem indígena tentam dividir os espaços sem que um interfira na cultura do outro.

A triste realidade tem nos mostrado uma convivência bem diferente do que é pregado na teoria. Se no passado, portugueses invadiram e roubaram as terras dos índios, hoje, os próprios brasileiros é quem rouba dos índios, a pouca terra que lhes restou, para a plantação, mineração e a formação de pastos para gados. A derrubada das florestas, para a extração da madeira tem tirado dos indos um de seus únicos meios de sobrevivência.

A cultura da cidade invade as aldeias e o índio é cada vez mais explorado.
A história hoje é bem mais triste do que a história do descobrimento, visto que hoje, se tem plena consciência da importância da preservação, tem-se plena consciência dos direitos dos índios e ainda assim, eles são desrespeitados.

Diferente de outras datas como páscoa, carnaval, dias das crianças, dia das mães, dia dos namorados, entre outras, o dia dos índios é uma data que passa quase desapercebida. É como se ninguém quisesse encarar a realidade, é como se todo mundo quisesse fazer de conta que não está acontecendo nada. Tentam alimentar a fantasia de que o índio está no mato caçando, pescando, nadando e dançando.

Mas na verdade os índios estão encurralados, famintos, sem ter onde buscarem alimento, vendo suas tribos serem disseminadas pelas doenças, pelas sujeira e pelos produtos químicos despejados nos rios e nas lavouras do homem dito “civilizado”.

19 de abril de 2011. Esta é a data para todos pararem de fingir e encarar a triste realidade do índio no Brasil. Porque o primeiro passo para se resolver um problema é este, enxerga-lo. Que o índio brasileiro seja visto e acima de tudo respeitado nos seus direitos mais sagrados.



Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
DIA DO ÍNDIO- 19 DE ABRIL 2011
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.