As manchas de mofo estragam nossas roupas. Seja toalha, blusas, vestidos, roupas íntimas. Além de feias, as manchas de mofo nas roupas, fazem muito mal a quem tem alergia.
Existem muitos métodos para tentar remover a mancha do mofo. Uma delas se aplica às manchas em locais específicos da roupa. É só pegar 200 ml de álcool e despejar em cima da mancha. Depois é preciso esfregar bem, até que saia toda a mancha. O método pode ser utilizado em roupas brancas ou então nas coloridas. O cuidado com as roupas coloridas é para não deixar desbotar, por isto é bom ir aplicando o álcool aos poucos.
O problema é maior, quando mofo está por toda a roupa. Neste caso fica mais complicado. Será preciso ferver a roupa em uma mistura de água com bicarbonato. Pode ser 2 colheres de bicarbonato para 1 litro de água. Mas novamente é preciso ficar atento e verificar se o tecido da roupa é resistente a temperatura muito elevada. Somente se for, você deverá ferver.
Veja algumas outras dicas, que podem ajudar:
Para retirar mofo em roupa branca, você deve deixá-la de molho em água sanitária.
Mofo em roupa colorida, utilize suco de limão para umedecer a roupa e retirar o mofo.
Quando for seda ou sintéticos, você deve lavar a roupa com leite, enxaguando depois com água, abundantemente.
Se for um tecido mais delicado, esfregue com cuidado utilizando leite e depois lavando com sabão neutro.
Se o mofo apareceu no armário, retire todas as roupas, e passe giz, ele é bom para eliminar a umidade. Deixe as portas abertas por um bom tempo. Lave as roupas guardadas por mais tempo, mesmo que não tenham sido usadas.
A limpeza do guarda-roupa pode ser feita também com um pano umedecido em uma mistura de água com vinagre branco, sempre na mesma proporção.
Verifique se o guarda-roupa está em contato direto com a parede e se esta parede apresenta umidade.
E lembre-se que o sol é um dos melhores remédios para este problema. Deixe suas roupas abertas ao sol, sempre que possível, respeitando o tempo limite de cada uma, para não serem danificadas.
Essas dicas são importantes e ajudam muitas pessoas, mas pode variar de um caso para outro. Por isto você deve primeiro testar qualquer dica, antes de realizar o procedimento em uma parte bem pequena da roupa, assim poderá saber se os passos a serem seguidos não irão estragar o tecido. Isto é muito importante porque algumas pessoas, na busca de resolver um problema, que é o da mancha, acabam por criar outro, devido ao fato do tecido não aceitar o procedimento realizado. O transtorno, o problema, serão ainda maiores. Certifique-se então, antes de realizar qualquer dica, de que o tecido tem boa aceitação aos produtos e procedimentos indicados.
0 comentários :
Postar um comentário