Comemoração dos 400 anos do Telescópio de Galileu
Há 400 anos o homem ampliava as suas fronteiras, Galileu Galilei apontou seu telescópio para o céu e foi considerado o primeiro homem a fazer observações astronômicas e comprovar que não éramos o centro do Universo.
O que são Telescópios?
O telescópio é um instrumento que permite estender a capacidade dos olhos humanos de observar e mensurar objetos longínquos. Pois, permite ampliar a capacidade de enxergar longe, como seu nome indica [Do Grego "Tele" = Longe + Scopio = Observar], através da coleta da luz dos objetos distantes (Celestes ou não), da focalização dos raios de luz coletados em uma imagem óptica real e sua ampliação geométrica.
Telescópio de Galileu
Não foi Galileu o inventor do telescópio, Hans Lippershey, um fabricante de lentes em 1608 construiu um instrumento para observação de objetos à distância que seria utilizado na guerra para observar os inimigos, em 1609 Galileu aprimorou o instrumento de Hans e o apontou para o céu para fazer estudos astronômicos, comprovou a teoria de que a Terra não era o centro do Universo conforme adiantara Copérnico com mais de um século de antecedência, foi o primeiro a dizer que o Sol e a Lua não eram esferas perfeitas como se imaginava, foi condenado por heresia pela igreja católica em 1633 e teve de se retratar publicamente.
Veja uma foto do Telescópio de Galileu:
Este é um dos dois únicos telescópios utilizados por Galileu para comprovar o sistema heliocêntrico de Copérnico e foi exposto nos EUA, o telescópio de 1610 inclui uma inscrição em uma das extremidades onde Galileu registrou a capacidade de ampliação do instrumento de 20.
0 comentários :
Postar um comentário