O Papai Noel : origem e tradição
Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.
Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.
A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.
Você sabia?
Quem invento o Papai Noel como conhecemos hoje foi a Coca-Cola??
Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom. Porém, em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o bom velhinho com uma roupa, também de inverno, nas cores vermelha e branca (as cores do refrigerante) e com um garro vermelho com pompom branco. A campanha publicitária fez um grande sucesso e a nova imagem do Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo.
A figura do velhinho barrigudo e simpático que hoje vemos nos anúncios foi uma criação do artista Haddon Sundblom que, por sinal, era seu próprio modelo. Nariz e bochechas vermelhas deixavam claro que refrigerante não era exatamente a bebida preferida do modelo-artista.
Por 33 anos os dois velhinhos, criador e criatura mandaram bem e acabaram fixando na mente do público um dos mais marcantes símbolos de todos os tempos. Quer saber o segredo da Coca-Cola? O da fórmula eu não posso contar aqui, mas o do Papai Noel eu conto.
Como fez Walt Disney, ressuscitando Branca de Neve e a Bela Adormecida de empoeiradas fábulas de domínio público, a Coca-Cola recontou uma velha história acrescentando requinte, apelo visual e consistência. O novo Papai Noel pasteurizado substituiu velhos Papais Noéis magros, gordos, altos e baixos e com um guarda-roupa que, além do vermelho, incluía o verde, o azul, o violeta, e até casaco de peles. A nova história prevaleceu.
Origem do Natal e o significado da comemoração
O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.
As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.
Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.
7 comentários :
estudo comunicação visual,e minha professora já tinha comentado,queria saber melhor,adorei a historia parabéns a coca-cola
Mentira! no dia 25 de dezembro na realidade é comemorado o nascimento de Tamus, o deus sol, filho de ninrode e semiramis (A trindade Satânica da antiga babilônia) ) que morreu quando caçava e seu corpo foi encontrado junto a um pinheiro. Jesus não nasceu no inverno, isso é uma comemoração que os pagãos inventaram. é tudo falso!!!
Como pode afirmar que Papai Noel foi criado como conhecemos hoje em 1881 se a primeira Coca Cola foi vendida em 8 de maio de 1886?????????????
Existem cartões natalinos datados ainda no século XIX com a figura do papai noel como é conhecido atualmente, inclusive com as vestimentas vermelhas. A coca-cola apenas se aproveitou da figura usar as mesmas cores que a marca.
a coca-cola só fez o papai noel ficar mais legal, bonitinho
Esse Antonio e o ggst2009 são uma cambada de retardados!!!!!
A sua versão não corresponde aos fatos. O Papai Noel como conhecemos hoje, foi sim (e ainda é) utilizado pela Coca-Cola, entretanto a criação é do cartunista Thomas Nast, para ilustrar o livro "Santa Claus and his works" e foi encartado no Jornal Harper's Weekly, edição de natal do ano 1886. Se tiver interesse em conhecer a pesquisa (inclusive as imagens)acesse:
http://jipemania.com/coke/natal/natal.htm
Postar um comentário