quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Resumo do Reino Monera


Veja abaixo um breve resumo sobre o reino monera, neles são inclusos as bactérias e as cianobactérias, confira a mais a seguir sobre as características sobre esse que é um dos cinco reinos que dividem os seres vivos.
Resumo do Reino Monera
O Reino Monera é um dos cinco grupos, nos quais são divididos os seres vivos. A esse grupo pertencem as bactérias e cianobactérias (algas azuis). Esses seres são unicelulares e procariontes (dotados de uma célula que não possui envoltório nuclear, portando seu material biológico se encontra disperso no citoplasma). Cientistas acreditam que devido à sua estrutura simples, a bactéria tenha sido o primeiro ser vivo a surgir no planeta Terra e que assim dera origem a todos os seres vivos. 

A maioria das espécies de bactérias são heterótrofos, ou seja, não são capazes de produzir seu próprio alimento, mas existem algumas espécies autótrofos. As bactérias podem ser classificadas de acordo com sua forma, dividindo-se em coco (forma esférica ou subesférica), bacilo (forma de bastonete, pertencente ao gênero Bacillus), vibrião (forma de vírgula, pertencente ao gênero Vibrio), espirilo (forma de espiral, ondulada, pertencente ao gênero Spirillum) e espiroqueta (forma acentuada de espiral). 
Acima os principais grupos de bactérias 
 As bactérias podem viver sozinhas ou em colônias, como é o caso dos bacilos e cocos. A célula bacteriana é constituída por algumas estruturas importantes como os pili, microfibrilas proteicas que tem como função ancoramento da bactéria ao seu meio, plasmídeos, moléculas de DNA, os quais contem genes que protegem a célula contra os antibióticos, ribossomos, os quais são diferentes de organismos eucariotas.
Publicidade:
Citoplasma, líquido, onde se encontram as organelas da célula, membrana celular, camada dupla de fosfolipídos com proteínas imersas, parede celular, estrutura rígida que recobre a membrana citoplasmática, dando forma às bactérias, cápsula, camada de polissacarídeos que protege contra a desidratação, flagelo, estrutura encontrada em algumas bactérias, auxiliando em sua locomoção, vacúolo bacteriano e esporo, estrutura composta por polissacarídeos, que pode se formar quando as bactérias encontram-se em condições ambientais desfavoráveis, entrando em estado de latência.
Resumo do Reino Monera
Cianobactérias mais conhecidas como algas azuis
 As cianobactérias são fotolitoautotróficas, sendo capazes de produzir seu alimento, usando a água como fonte de elétrons. Esses seres vivos apresentam colorações brilhantes, que se devem a presença de pigmentos como clorofila a e ficobilinas azul. As bactérias podem se encontrar em todos os ambientes, até mesmo nos mais inóspitos como desertos e até na Antártida.

 Elas também são capazes de viver sem a presença de oxigênio, podendo ser anaeróbias obrigatórias, que não conseguem viver na presença de oxigênio ou anaeróbias facultativas, podendo viver tanto em ambientes oxigenados ou não. 
Leia mais em:
Já as aeróbias necessitam do oxigênio para sobreviver. Quanto a reprodução ela é feita de forma assexuada através da cissiparidade, onde cada bactéria se divide em duas geneticamente iguais, dessa forma não há alteração quanto ao seu material genético. No entanto algumas bactérias fazem a recombinação de material genético que é feito através da conjugação.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Resumo do Reino Monera
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.