segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Autismo Infantil- O que é? Tem Cura?


Muitos já devem ter ouvido falar no autismo infantil, mas ainda tem dúvidas do que é e se tem cura. Na verdade o autismo não é uma doença como alguns devem pensar, mas sim uma síndrome de causa genética que resulta em uma alteração que afeta a capacidade de comunicação de uma pessoa. 
Autismo Infantil- O que é Tem Cura
 Por isso um dos principais sintomas dessa síndrome é a dificuldade de estabelecer relacionamentos, socializar-se com outras pessoas. Como a causa é genética a pessoa já nasce autista, sendo que a doença geralmente é manifestada antes dos três anos de idade. 

O diagnóstico é dado através de uma avaliação clínica feita em consultórios médicos, no entanto os pais podem diagnosticar o autismo observando os sinais que seus filhos apresentam. Entre os sinais estão, como já citado, a dificuldade de relacionar-se com outras pessoas, riso inapropriado, não conseguir olhar nos olhos de outros, certa insensibilidade à dor.
Autismo Infantil- O que é Tem Cura
Isolar-se, brincar de forma estranha com diferentes objetos, mantendo o olhar fixo sobre eles, ser muito hiperativo, apresentando dificuldades para dormir ou mesmo ser pacato demais, ter dificuldade no aprendizado convencional, repetir assuntos e ter dificuldade a aceitar mudanças na rotina, não ter noção de situações perigosas, fazer poses estranhas, repetição de palavras ou frases ao invés de falar normalmente. 
Publicidade:
Recusar colo ou carinho, não responde quando chamado, dificuldade em comunicar-se, mesmo ao expressar necessidades, acessos de raiva, habilidade motora irregular, sendo que consegue executar algumas tarefas e outras não, não faz referência social, seja em local conhecido ou desconhecido sempre tem a mesma reação. Os sintomas se apresentam de forma diferente em cada pessoa, podendo variar entre leve e grave. 
Autismo Infantil- O que é Tem Cura
Em 75% dos casos há um retardo mental e por isso a criança fica totalmente dependente, 25% dos casos há certa dependência, mas o indivíduo já é mais independente e apenas 1% dos casos, mais raro a pessoa apresenta um autismo leve, em que pode levar uma vida independente e apesar de ainda apresentar alguns comportamentos típicos do autismo, mas apresentam grande inteligência e são capazes de se virar sozinhos. 

 Essa síndrome acomete em sua maioria os meninos, sendo que quando acontece em meninas as chances de apresentar retardo mental aumenta. Apesar dos estudos feitos e pesquisas para cura do autismo, ainda nada foi concluído, sendo que já foram desenvolvidos remédios para resolver o problema dos neurônios afetados, mas seu uso ainda é arriscado, podendo causar efeitos colaterais. 
 Por enquanto para o autismo existe apenas o tratamento que se baseia em acompanhamento fonoaudiólogo, terapia ocupacional e psicologia, além de um sistema de ensino especializado, que tem ajudado muitas crianças a se desenvolverem, podendo levar uma vida quase normal. Por isso que o apoio dos pais e da família é essencial nesses casos.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Autismo Infantil- O que é? Tem Cura?
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.