domingo, 4 de agosto de 2013

Trabalho Sobre CIPA Pronto


A CIPA foi implantada no Brasil somente na Década de 40, mas desde então vem atuando de maneira fundamental, garantindo a integridade do trabalhador brasileiro. Graças à CIPA os trabalhadores veem seus direitos sendo garantidos e sua segurança sendo monitorada durante todo o período de trabalho.
Trabalho Sobre CIPA Pronto

 CIPA é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, cujo objetivo que é a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e ainda atua tentando conciliar o trabalho com a preservação da vida e da saúde de todos os trabalhadores. 

A CIPA é de extrema importância para o bom andamento das questões de Segurança do Trabalho em qualquer empresa. Em todo o mundo, e no Brasil de forma especial, ainda é muito grande o número de vítimas do acidente de trabalho. O Governo tem investido muito nesta questão com campanhas e uma fiscalização mais rigorosa mas o país ainda está longe do dia em que poderemos dizer que, de fato, os trabalhadores brasileiros estão seguros em seu ambiente de trabalho. 
Trabalho Sobre CIPA Pronto
As empresas devem estar comprometidas com esta questão, contratando profissionais da área que atuem firmemente para que a vida do trabalhador seja cuidada com mais responsabilidade. Atualmente a CIPA é composta por representantes dos Empregados e do Empregador, isto faz com que a Comissão funcione melhor e que ambos os lados sejam defendidos e fiscalizados. 
Publicidade:
 Essa Comissão surgiu quando aconteceu a Revolução Industrial na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII, ocasionada pela chegada das máquinas nas empresas e isso fez com que muitos trabalhadores sofressem acidentes e lesões. Um dos motivos destes acidentes é a falta de preparo dos funcionários para trabalhar com os equipamentos. 
Trabalho Sobre CIPA Pronto
Outro motivo é a falta de material de segurança e há também o fator de “descuido” por parte dos trabalhadores. A CIPA somente surgiu aqui no Brasil no ano de 1944, durante o governo Getúlio Vargas. A partir disso, a CIPA ficou responsável pela implantação da Segurança do Trabalho no país. O objetivo principal da CIPA é garantir o bem-estar e a integridade física de todos os trabalhadores. 

Assim, a CIPA deve relatar quaisquer condições de risco no ambiente de trabalho e tomar medidas para reduzir ou até eliminar os riscos existentes garantindo mais segurança ao trabalhador. Além disso, essa comissão ainda se preocupa em orientar aos trabalhadores a respeito da prevenção de futuros acidentes na SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes. A CIPA deve estar presente em todas as empresas existentes. 
Para algumas empresas como, por exemplo, as metalúrgicas, basta que ela tenha 20 funcionários para que se implante uma CIPA. Pode-se concluir que a CIPA ajuda a investigar os acidentes ocorridos na empresa, zela pela integridade do trabalhador, previne e auxilia os trabalhadores em caso de acidentes e muito mais.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Trabalho Sobre CIPA Pronto
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.