sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Trabalho Escolar sobre Borboletas- Pesquisa


Admiradas por uns, odiadas por outros, as borboletas embelezam por suas cores mas podem trazer prejuízos quando estão se desenvolvendo ainda na fase de lagarta. Saiba agora um pouco mais sobre as borboletas, curiosidades e sua forma de vida. A Borboleta é conhecida por ser um inseto voador, que possui dois pares de asas, pertencente à ordem Lepidotera classificados nas superfamílias hesperioidea e papilinoidea, que constituem o grupo "Rhopalocera".  
Trabalho Escolar sobre Borboletas- Pesquisa
São encontradas na natureza e conhecida por possuir diversas cores e tamanhos. São admiradas principalmente por sua beleza. Todos gostam de apreciar uma linda borboleta multicor, voando em uma praça entre as flores, ou no jardim de nossa casa. Com suas grandes asas e desenhos em formatos variados e cores vivas, as borboletas atraem a admiração do ser humanos há anos! 

As borboletas se alimentam do néctar das flores e do sumo em decomposição dos frutos. Além disso, as borboletas ficam longos períodos em jejum, durante as migrações. Um fator interessante é que algumas espécies de borboletas conseguem voar mais de 2.200 km. São verdadeiras viajantes na luta por sua sobrevivência e perpetuação da espécie. 
Trabalho Escolar sobre Borboletas- Pesquisa
Algumas espécies de borboletas são vistas como pestes, pois enquanto larvas podem danificar culturas ou árvores, a outras que são agentes de polinização. Bem diferente do que muitos imagina, há várias espécies de borboletas, sendo importante conhecê-las para saber se elas irão trazer benefícios ou prejuízos a uma plantação, por exemplo. 
Publicidade:
As borboletas têm dois pares de asas membranosas, nas quais são cobertas de escamas, que apresentam formas e cores variada e todas elas apresentem peças bucais adaptadas à sucção. Possui um órgão especial, a espirotrompa, quando estão em repouso, permanece enrolada, formando uma espiral e somente se estende quando as borboletas querem sugar o néctar. 
Trabalho Escolar sobre Borboletas- Pesquisa
 Além disso, são conhecidas por terem hábitos de vida diurnos e pela sua metamorfose que ocorre dentro de uma crisálida rígida. As borboletas podem ter o peso mínimo de 0,3 gramas e algumas espécies podem chegar a pesar 3 gramas. O ciclo de vida das borboletas ocorre em 4 etapas: ovo (fase pré-larval), larva (lagarta), pupa (casulo) e imago (fase adulta).

Durante a fase de lagarta, elas alimentam-se de uma grande quantidade de alimento para criar reservas alimentícias. Depois ficam penduradas numa folha por um par de falsas pernas, de cabeça para baixo. Ao chegarem à fase adulta, as borboletas podem durar de duas semanas a três meses, tudo depende da espécie. 
Enquanto está na fase de lagarta, poderá trazer prejuízos, pois a lagarta fica em plantas, como as verduras e se alimentarão das folhas, prejudicando assim, a colheita. Muitas casas que possuem verduras no quintal sofrem com estas lagartas, que aos poucos vão destruindo as folhas das plantas. Mas as borboletas têm papel fundamental na natureza e é preciso saber desta importância, até mesmo para preservá-las.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Trabalho Escolar sobre Borboletas- Pesquisa
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.