sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Jacaré do Pantanal: Trabalho e Pesquisa


Confira informações importantes sobre o jacaré do pantanal para seu trabalho e pesquisa a seguir. O jacaré é um réptil que pertence a família Alligatoridae, sendo descendente dos primeiros répteis que habitaram a Terra, há cerca de 230 milhões de anos. 
Jacaré do pantanal: Trabalho e Pesquisa
Ele também é parente dos crocodilos, mas apesar de serem semelhantes se diferenciam, pois possuem membranas entre os dedos das patas traseiras, o que o que lhes permite ter grande habilidade de natação, possui uma cabeça mais curta e larga e seu quarto dente canino se encaixa em sua mandíbula superior, ao contrário do crocodilo, que tem esse mesmo dente exposto quando fecha a boca. 

 Os jacarés costumam ser encontrados no continente americano, sendo que o mais comum é o jacaré do pantanal, sendo uma das principais espécies do Brasil, que ser encontrado na região centro-oeste. Além de nosso país, esse jacaré também habita outros países da América do Sul como no norte da Argentina, sul da Bolívia e rios do Paraguai. 
Jacaré do pantanal: Trabalho e Pesquisa
 Esse animal mede de dois a três metros de comprimento e costuma comer em geral animais aquáticos como peixe, moluscos e crustáceos, sendo que suas fezes servem de alimento para muitos peixes. No entanto eles também podem comer aves e até capivaras. A coloração de sua pele é bastante variada, apresentando o dorso escuro com faixas transversais amarelas, especialmente na região da cauda. 
Publicidade:
 As fêmeas costumam por de 20 a 30 ovos em um ninho na mata ou sobre vegetação flutuante, geralmente a época de reprodução é entre janeiro e março que coincidem com a época de cheias no Pantanal. Sendo que os ovos são incubados de 70 a 80 dias e a mãe dificilmente sai de perto deles. Os filhotes nascem muito pequenos com cerca de 20 cm de comprimento. 
Jacaré do pantanal: Trabalho e Pesquisa
Por isso se alimentam de animais menores como insetos, ratos, sapos e até pequenos peixes. Eles atingem a idade adulta aos três anos de idade. Quando estão em terra não costumam ser tão rápidos, por isso se escondem na água a qualquer ameaça que aparecer. Na água eles são bem ágeis e fortes, caçando suas presas com destreza. 

Esses jacarés também tem importante papel na seleção natural, pois geralmente caçam animais fracos, doentes ou velhos. Também costumam se alimentar de caramujos, causadores de doenças ao ser humano. No entanto eles se encontram em perigo de extinção devido a caça através de coureiros que matavam os jacarés atrás do couro e da carne. 
Por isso o IBAMA tomou uma medida para impedir a caça do animal selvagem, sendo que muitos possuem criadouros para fins comerciais. O couro e a carne do jacaré é bem valorizado tanto na indústria nacional quanto internacional, para fabricação de bolsas e calçados e como alimento.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Jacaré do pantanal: Trabalho e Pesquisa
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.