terça-feira, 6 de agosto de 2013

Importância dos Fungos e Bactérias no Meio Ambiente


Os fungos e bactérias tem grande importância para manutenção do meio ambiente, especialmente pelo fato de haver espécies decompositoras, que são responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, para que ela seja usada novamente em forma de energia e alimento para outros seres vivos. Os fungos são organismos formados por células eucariotas (possui envoltório nuclear). 
Importância dos Fungos e Bactérias no Meio Ambiente
Eles podem ser microscópicos como leveduras, bolores, em que é possível vê-los apenas quando há um grande grupo de seres vivos ou macroscópicos, como os cogumelos. Como dissemos anteriormente sua principal função no meio ambiente é decompor a matéria orgânica, como cadáveres e resíduos e seres vivos (fezes) para que assim haja uma reciclagem, mantendo o equilíbrio dos ecossistemas. 

Eles podem ser encontrados em todo o mundo, pois são capazes de sobreviver até em baixas temperaturas e condições inóspitas. Os fungos também fazem associação com outros seres vivos, ajudando-os e sua manutenção, como os líquens, que nada mais é do que associação entre fungos e algas ou ciano bactérias. 
Importância dos Fungos e Bactérias no Meio Ambiente
Esses seres vivos também são utilizados como fonte de alimento, no caso de cogumelos e trufas e na fabricação de alimentos, ajudando na fermentação de vinho, cerveja, molho de soja, agentes levedantes no pão e até usados para a fabricação de antibióticos. No entanto os fungos também podem causar doenças, deteriorar alimentos e até causar a morte. 
Publicidade:
 As bactérias são seres vivos microscópicos formados apenas por uma célula procarionte (não possui envoltório nuclear). Segundo cientistas elas foram os primeiros organismos a surgir na Terra. Assim como os fungos as bactérias encontram-se espalhadas por todo o mundo e como dissemos anteriormente tem importante papel na decomposição de matéria orgânica juntamente com eles. 
Importância dos Fungos e Bactérias no Meio Ambiente
Elas são capazes de transformar a matéria orgânica em moléculas de composição simples, dessa forma proporcionando os ciclos de nitrogênio e oxigênio que são muito importantes para o equilíbrio dos ecossistemas. 

 O ciclo do nitrogênio está intimamente ligado com as bactérias do gênero Rhizobium que se encontram nas raízes de leguminosas, transformando o nitrogênio atmosférico em nutrientes, ajudando as plantas a absorvê-los e assim proporcionando o alimento a herbívoros que por sua vez serão alimentos de carnívoros, de modo a prover a alimentação de todos os seres vivos do planeta. 
 As bactérias também se associam ao interior de seres vivos, como no caso de animais ruminantes e seres humanos, ajudando-os na digestão de substâncias que nosso organismo não consegue digerir sozinho como celulose, também ajudando na produção de vitaminas e evitando a proliferação de patógenos. Como citamos ao falarmos dos fungos há os líquens que são a associação de bactérias e fungos, estes são na verdade bioindicadores ambiental, sua presença é fundamental para indicar se o local tem condições para a sobrevivência de novas espécies, pois podem fixar nitrogênio.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Importância dos Fungos e Bactérias no Meio Ambiente
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.