segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A Importância das Algas para o Meio Ambiente


As algas têm grande importância para o meio ambiente, garantem a vida na Terra e precisam ser preservadas, pois sempre que destruirmos um pouco da natureza estaremos destruindo a nós mesmos. O meio ambiente é um sistema no qual todos têm participação importante e cada um faz parte de um sistema que alimenta outro sistema e assim por diante, sendo que cada um dos tipos de animais, vegetais e minerais exerce papel fundamental para a manutenção de todo o equilíbrio da Terra.
 Muitas pessoas não entendem que uma simples modificação na natureza pode alterar vários sistemas menores que resultarão em uma mudança maior e é isto que tem feito a destruição do planeta avançar cada vez mais rápida. 

 A derrubada de uma única árvore é prejudicial para um sistema que engloba várias espécies, por isto, muitos municípios contam com leis rígidas que proíbem a derrubada de uma árvore, sem antes ter a autorização que é dada por órgãos que comprovem que a derrubada daquela árvore se faz realmente necessário. 
A Importância das Algas para o Meio Ambiente
Um dos vegetais existentes no planeta e que são também essenciais para a manutenção da vida são as algas, que são tipos de organismos autótrofos, ou seja, realizam sua nutrição por meio da fotossíntese e que são diferenciadas do restante das plantas por não apresentarem uma estrutura como as destas, com raiz, caule e folhas, podem ser até unicelulares. As algas estão presentes em todo o planeta, sendo que em algumas regiões sua presença é bem maior que em outras. 
Publicidade:
O corpo das algas é chamado de talo e elas são comumente encontradas em ambientes úmidos terrestres ou nos meios aquáticos, seja na água doce ou salgada, algumas delas são microscópicas e possuem grande importância tanto para o meio ambiente como para a economia mundial, porque fazem parte da composição de vários produtos utilizados pelo homem. 
A Importância das Algas para o Meio Ambiente
As algas são importantíssimas para o meio ambiente em primeiro lugar porque estimasse que pelo menos 90% do oxigênio existente na atmosfera é proveniente da fotossíntese das algas planctônicas, assim como elas servem de alimento para vários outros organismos na cadeia alimentar. 

 As algas também servem como alimento para o homem, sendo muito utilizada na culinária oriental, assim como possuem substâncias que são utilizadas para a fabricação de géis de diferentes texturas e também para a fabricação de alimentos e bebidas industrializadas. 
Assim, ao lançarmos lixo na água, estaremos contaminando não apenas a água próxima de nós, mas também os rios, mares e destruindo as algas que têm grande importância para a vida no planeta. Cada um é responsável por cuidar do planeta e devemos pensar no meio ambiente como um todo, sendo que se uma espécie é destruída, todas as outras sofrerão a conseqüência, mais cedo ou mais tarde.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
A Importância das Algas para o Meio Ambiente
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.