segunda-feira, 22 de abril de 2013

QUANTIDADE IDEAL DE ÁGUA E SAL POR DIA


A água e o sal são substâncias importantes para a saúde, saiba a quantidade ideal para ingerir por dia a seguir. A água é uma substância essencial para nossa saúde, afinal ela tem papel importante em todas as nossas funções fisiológicas, além de nosso corpo ser formado por cerca de 70% de água, por isso devemos ingeri-la diariamente.  
QUANTIDADE IDEAL DE ÁGUA E SAL POR DIA
 Além disso, a água é uma bebida livre de calorias, mantendo a beleza e o bom funcionamento de nosso organismo. No entanto ela deve ser consumida de maneira adequada nem demais, ou de menos. Se a água for consumida em excesso também pode fazer mal levando a um quadro de confusão mental e hiponatremia, que é o baixo teor de sódio no sangue. 

A quantidade que uma pessoa deve ingerir por dia depende de seu estado físico e atividades que pratique durante o dia, mas em geral para uma pessoa que tenha boa saúde e que não pratique atividade física ou pratique exercícios leves, o ideal é 8 copos de água por dia, o que equivale a 2 litros. 
QUANTIDADE IDEAL DE ÁGUA E SAL POR DIA
 Para calcular certinho a quantidade que você deve ingerir basta fazer um cálculo simples, levando em conta que um adulto saudável pode tomar cerca de 35 ml de água por quilo de peso, por exemplo uma pessoa com 70 kg deveria ingerir 2450 ml de água pura por dia. 
Publicidade:
 Para saber se você está tomando a quantidade certa basta verificar a coloração da urina, quanto mais clara estiver, mais bem hidratado você está, por isso ela deve estar o mais próximo possível do transparente. Por outro lado se ela estiver escura, você deve beber mais água. Quanto ao sal, a substância em si não é tão importante e sim o sódio que ele contém, tendo papel importante no balanço hídrico da água corporal, na condução de impulsos nervosos e na contração muscular. 

No entanto é necessário tomar todo o cuidado com o sal, pois ele em excesso pode causar malefícios como aumentar a pressão arterial. O ideal é que uma pessoa adulta ingira 6 g por dia, o que corresponde a quatro colheres de café rasas de sal sendo 4 g e 2 g de alimentos naturais. 

 Por isso é bom evitar alimentos ricos em sal como frituras, salgadinhos, temperos, conservas, frios embutidos, molhos prontos, entre outros. Para diminuir o excesso de sal no organismo também é bom ingerir alimentos ricos em potássio como frutas e hortaliças frescas, que não só ajudam a eliminar o sódio do organismo como também diminui os riscos da hipertensão arterial, do desenvolvimento de cálculos renais e minimiza a perda de massa óssea. 
QUANTIDADE IDEAL DE ÁGUA E SAL POR DIA
 Assim você deve ter consciência que ambas as substâncias são importantes, mas cada qual deve ser respeitada a quantidade diária ingerida para uma boa saúde.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
QUANTIDADE IDEAL DE ÁGUA E SAL POR DIA
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.