terça-feira, 19 de março de 2013

SERES VIVOS UNICELULARES E PLURICELULARES


Confira as diferenças entre os seres vivos unicelulares e pluricelulares. Todos os seres vivos são formados por células, quanto à essa classificação eles são divididos em dois grupos: unicelulares e pluricelulares. 
SERES VIVOS UNICELULARES E PLURICELULARES
 Os seres vivos unicelulares como o nome já diz são formados por uma única célula, entre eles estão as bactérias, fungos unicelulares, alguns tipos de algas e protozoários. Dentre esses seres a bactéria é a que possuem a célula mais primitiva, pois sua única célula é procarionte, ou seja, não tem um núcleo organizado, possuindo organelas intracelulares misturadas com seu material genético. 

Alguns fungos também são seres unicelulares, no entanto ao contrário das bactérias apresentam célula eucarionte, com um núcleo organizado e também tem paredes celulares formadas por quitina. Entre eles podemos citar os cogumelos, leveduras e bolores. 

As algas, como as algas verdes clorófitas são seres unicelulares de vida livre, capazes de se movimentar, podendo formar colônias filamentosas, ramificadas ou não, móveis ou imóveis. São seres bem mais complexos, apresentando características parecidas com as plantas. 
Publicidade:
Já os protozoários também são unicelulares e possuem muitas organelas, também sendo capazes de se locomover através de estruturas chamadas cílios, flagelos, pesudópodos e esporos. Seu material genético se encontra dentro de um envoltório nuclear verdadeiro, se assemelham a ele as algas unicelulares crisófitas, euglenófitas e pirrófitas. Os seres pluricelulares, como o nome diz são formados por várias células, por isso são bem mais complexos que os seres unicelulares. 

As células formam os tecidos vivos, sendo que há organismos que são formados por trilhões de células. Entre eles estão os animais, plantas e fungos mais complexos, inclusive o homem. Do grupo de seres unicelulares os fungos são os mais simples, mas eles podem ser encontrados em diversos ambientes, até mesmo em ambientes extremos como desertos, áreas elevadas com elevadas concentrações de sais e radiações ionizantes ou mesmo em sedimentos nas áreas mais profundas do mar. 
SERES VIVOS UNICELULARES E PLURICELULARES
Suas paredes celulares contém quitina, um ponto diferencial, já que nenhum outro ser possui essa composição em sua célula. As plantas são mais complexas, sendo um dos maiores grupos existentes na Terra, também podendo ser encontradas em diversos ambientes e possuem uma variedade muito grande, podendo ser encontrada de várias formas como árvores, arbustos, ervas e plantas microscópicas. 
Uma característica marcante é que suas células apresentam parede celular, constituída por celulose e estruturas diferenciadas como os vacúolos e cloroplastos. Já os animais também são bem complexos e apesar de não terem a capacidade de produzir sua própria energia, são os únicos seres que tem a capacidade de responder ativamente ao ambiente que vivem. 
SERES VIVOS UNICELULARES E PLURICELULARES
Suas células ao contrário de outros seres não ficam grudadas em um só local por pequenas paredes, mas são conectadas por junções septadas, compostas por proteínas elásticas como o colágeno que cria a matriz celular, capazes de formar diferentes estruturas, como ossos, pelos, concha e pele.

Veja Também:
[SERES VIVOS E SERES NÃO VIVOS- RESUMO]


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
SERES VIVOS UNICELULARES E PLURICELULARES
Blog DCH- Fotos e Vídeos

4 comentários :

Edicarlos Fagundes disse...

Olá Rafael Zucco, sou visitante assíduo do seu blog, gosto de visitar sempre porque tem novos artigos.

Agora uma pergunta:

Como vc consegue escrever diversos artigos com temas diferentes, eu tenho um blog de noticias, más sinto dificuldade de escrever assuntos variados assim como o seu.

Esse artigo por exemplo é um artigo que é preciso ter domínio do assunto para escreve-lo, ou parte dele é cópia ?

Abraços e sucesso.

Rafael Zucco disse...

Pago para 3 redatores escreverem as matérias, quem escreveu essa é a Aline, que escreve sobre moda, beleza e biologia, inclusive ela é formada em biologia, por esse motivo você encontra uma sessão inteira aqui no blog que trata desse assunto.

Anônimo disse...

olá rafael vc poderia me dizer o nomede seres unicelulares?

Bernardo araújo disse...

Os frutos do mar são unicelulares?

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.