quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

COMO AS ENZIMAS SE REPRODUZEM

Para saber como as enzimas se reproduzem, vamos entender primeiro o que são enzimas. As enzimas são substâncias orgânicas protéicas, as quais têm como função catalisar reações químicas.
COMO AS ENZIMAS SE REPRODUZEM
Sua capacidade catalítica é única, elas realizam esse processo através do abaixamento da energia de ativação necessária para que ocorra uma reação química, assim resultando no aumento da velocidade da reação, que possibilita o metabolismo dos seres vivos.

Essas proteínas podem ser encontradas em quase todas as estruturas celulares e fluidas corporais. Dependendo do tipo de enzima, ela pode ter uma localização específica. Ao contrário do que muitos pensam as enzimas não se reproduzem, afinal como não se tratam de seres vivos, isso não seria possível.

Elas são formadas por longas cadeias lineares de aminoácidos, assim como as proteínas, esses aminoácidos sofrem um enovelamento, assim resultando em uma estrutura tridimensional. Cada estrutura tridimensional produzida por uma seqüência única de aminoácidos tem propriedades específicas. As cadeias individuais de proteínas podem se agrupar para formar um complexo proteico.
Publicidade:
A estrutura das enzimas pode sofrer desagregação e inativação através do aumento de temperatura, assim provocando alternações na conformação tridimensional da proteína, isso é chamado de desnaturação, que pode ter efeitos reversíveis ou irreversíveis. 

 A atividade enzimática pode ser influenciada por cinco fatores como a produção da enzima, que pode ser aumentada ou diminuída pela célula através de mudanças no ambiente celular, a localização das enzimas, que podem ser encontradas e diferentes vias metabólicas, ocorrendo em diferentes compartimentos celulares, a regulação das enzimas por inibidores, que catalisam os primeiros passos da via, regulando assim a quantidade de produto final produzido por ela e ativadores, regulação pós-traducional, como fosforização, miristoilação e glicosilação e por fim o ambiente em que elas são colocadas, pois dependendo do lugar elas podem se tornar mais ativas, como por exemplo, quando é encontrada na hemaglutinina do vírus Influenza (que causa a gripe). 


 As enzimas possuem uma imensa variedade de funções nos organismos vivos, entre elas estão: a transdução de sinais, regulação celular, podem gerar movimento, como por exemplo, a miosina que hidroliza ATP, resultando em contrações musculares. Também podem movimentar carga através da célula, promovem o transporte ativo, há uma função muito peculiar de uma enzima chamada luciferase, que é responsável por gerar luz em vaga-lumes. 
COMO AS ENZIMAS SE REPRODUZEM
 Em vírus, as enzimas podem auxiliar na infecção de células ou na liberação celular de vírus. No sistema digestivo dos animais as enzimas têm a função de quebrar as grande moléculas para que possam ser absorvidas pelo intestino, e dependendo do tipo de enzima, elas agem em diferentes alimentos. As enzimas também podem trabalhar em conjunto como no caso da formação de vias metabólicas em que uma enzima processa o produto da ação de outra enzima como seu substrato, e após a reação catalítica, o produto é entregue a outra enzima, assim mais de uma enzima pode catalisar a mesma reação, resultando no progresso do metabolismo.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
COMO AS ENZIMAS SE REPRODUZEM
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.