quarta-feira, 7 de setembro de 2011

HORÁRIO DE VERÃO 2011-2012



O horário de verão foi uma idéia do famoso inventor Benjamin Franklin quando nem havia energia elétrica. Mas a idéia só foi colocada em prática pela Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial.
No Brasil o horário de verão foi estabelecido no dia 1º de outubro de 1931, na época de Getúlio Vargas. O principal objetivo do horário de verão foi e é conscientizar as pessoas para que diminuam o consumo de energia elétrica, assim podendo aproveitar melhor a luz solar.

Aqui a alteração ocorre no verão, onde a luz do sol é mais intensa, assim podendo ser mais bem aproveitada, já que no verão o Sol nasce mais cedo. É adiantada uma hora no fuso horário oficial local, mas isso somente nas regiões sul, sudeste e centro-oeste. Atualmente mais de 30 países utilizam o horário de verão. Mas há um período que ele se encerra, assim o horário volta a funcionar normalmente, atrasando o relógio em uma hora.

Essa postagem se refere ao horário de verão 2011-2012!! 
- Clique aqui para saber sobre o horário de verão 2013-2014

Para 2011 e 2012 o horário de verão brasileiro se iniciará no dia 16 de outubro desse ano e se estenderá até a zero hora do dia 26 de fevereiro de 2012. Ao todo serão 133 dias de duração. Para não haver mais necessidade de que todo ano sejam necessárias normas novas, em 8 de dezembro de 2008 foi assinado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva o decreto de número 6.558 que já estabeleceu os padrões para as futuras horas de verão em parte do território nacional.
Publicidade:

Segundo o artigo primeiro do decreto 6.558 fica instituído que a hora de verão de todos os anos, a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até a zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte. Adiantando-se 60 minutos em relação à hora legal.

E no ano que houver coincidência entre o domingo previsto para o término do horário de verão e o domingo de carnaval, então o encerramento se dará no domingo seguinte. Esse vai ser o caso do carnaval de 2012, que será comemorado nos dias 18, 19, 20 3 21 de fevereiro. Por isso que o horário de verão de 2012 se encerrará à zero hora do dia 26 de fevereiro. Isso fará com que esse se torne o mais longo horário de verão que o Brasil já teve.

Os Estados em que entrará em vigor a hora de verão são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e depois de 8 anos a Bahia.

Há muitas pessoas que não gostam do horário de verão e alegam que ele atrapalha o relógio biológico do corpo, sobretudo as pessoas de mais idade. Mas na verdade é necessário e o nosso organismo não demora muito a se acostumar, assim ajudamos a economizar mais luz elétrica, o que também ajuda a conservar o meio ambiente.


E você, o que tem a dizer sobre o horário de verão?
Deixe abaixo o seu comentário:


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
HORÁRIO DE VERÃO 2011-2012
Blog DCH- Fotos e Vídeos

371 comentários :

«Mais antigas   ‹Antigas   1 – 200 de 371   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

Eu adoro horário de verão, os dias são mais longos, mais sol, mais calor, tudo fica muito bom, sou a favor totalmente!!!

Anônimo disse...

O horário de verão, na verdade, não é e nunca foi bom para o corpo (ao contrário), porque se fizermos as contas como elas devem ser feitas, realmente, perdemos duas horas de sono à noite. E isso atrapalha em muito o bom andamento e o rendimento do nosso trabalho durante o dia. Dormimos mais tarde, e acordamos mais cedo. A teoria na prática é outra. Isso é conversa para inglês vê, e só interessa para o grande empresário e nada mais. O trabalhador deste imenso Brasil é quem sempre leva a pior.

Anônimo disse...

Ô PESSOAINHA QUE POSTOU O COMENTÁRIO NO DIA 26...VOCÊ É DA TURMA DA PREGUIÇA...? SÓ PODE.. POIS NÃO GOSTAR DO HORÁRIO DE VERÃO...TEM QUE SER BEM MANÉ....QUE ESTÁ DE MAL COM A VIDA...

Anônimo disse...

achei que as opinioes deveriam ser respeitadas , se gosto ou nao de alguma coisa é problema meu e vc deveria ser mais diplomatico , a maioria dos problemas da sociedade dao-se ao caso de que as pessoas nao toleram as opinioes alheias , tanto na religiao , futebol , opçao sexual e tudo mais .

Anônimo disse...

Já para os gaúchos este horário é pouco aproveitado pois para nós o verão começa mesmo em janeiro...

Anônimo disse...

por mim seria o ano todo, aki no sul no inverno escurece cedo demais as crianças saem da aula noite..
e no verão, esta cada vez pior.. proponho q viremos vampiros no verão e sairmos durante a noite pra evitar os danos da radiação solar.

O INDIGNADO COM O HORÁRIO DE VERÃO disse...

Essa merda de horário de verão tem que acabar, quem inventou isso tem bosta na cabeça e nunca levantou cedo e quanto a economia de energia eletrica, isso é conversa pra boi dormir pois todo mundo paga sua conta de luz em dia, eles é que tem que se virar e conseguir colocar mais energia eletrica a disposição ou as companhias de eletricidade não tem interesse de vender seu produto ou prestar o seu serviço.

Anônimo disse...

O Horário de verão na verdade é um tormento para as crianças que acordam ainda no escuro para estudar tenho filhos que simplesmente sofrem quando inicia este tormento, acendemos as luzes do mesmo jeito porque no escuro ninguem vê.E a economia? Então, devemos repensar sobre este aspecto será bom pra quem?

Anônimo disse...

show

Anônimo disse...

eu gosto muito do horario, eu acho muito bom

S'MUSIC disse...

Eu gosto muito do horário de verão, saio de casa cedo com o sol ainda não-tão-quente, e volto à tarde/noite ainda com sol. E tomar uma cervejinha gelada olhando o por-do-sol (de preferência na praia) é tudo de bom. Mas o que eu mais gosto mesmo é de ler as besteiras que alguns escrevem aqui (a besteira campeã por enquanto é que dormimos 2 horas a menos por noite - genial!!).

Anônimo disse...

horario de verao??

mais sol??? mais calor??? vamos acordar mais cedo q vcs pegam td isso.

eh uma porcaria esse horario

Anônimo disse...

Eu também voto na pior besteira (digo, opinião) que diz que dormimos 2 horas a menos por noite. Quer dizer então que alguém que viaja do Brasil ao Japão nunca mais vai dormir? Na prática estaríamos falando da mesma coisa: mudança de fuso. Nosso corpo necessita em média de 1 a 2 horas por dia para se adaptar ao fuso. Viajantes mais frequentes se adaptam mais facilmente à um novo fuso horário, e os de primeira viagem normalmente sofrem um pouco mais. Mas no final das contas o corpo se adapta ao novo horário.

Anônimo disse...

adoro

Anônimo disse...

Temos que pensar que é bom para o País como um todo, embora ao acordar temos que acender a lâmpada, nem todos precisam, e ao anoitecer, demora--se mais para o sol se pôr fazendo com que evitamos de acender as lâmpada e economizamos. Podemos não notar diferença no valor da conta, mais todos juntos fazemos uma grande diferença, já que no verão, chovesse menos e os rios , não dam conta de produzir toda a eletricidade que precisamos,( não há como estocar energia elétrica) por isso existe o horário de verão.Normalmente os 3 primeiros dias são os piores ja que nosso corpo esta acostumado com o outro horário, mais temos um poder de adaptação incrível. Há não perdemos horas de sono durante este horário, pois se você for a uma festa também deixará de dormir algumas horas , e nem por isso você ficar mal, tudo é uma questão de adaptação.

Anônimo disse...

É muito falta de informação, essa merda de horário aumenta demais os acidentes de trabalho, os operários que trabalham na construção civil chegam cedo e só sai quando o sol se vPergunta aqueles que residem em Japeri em Engenheiro Pedreira, em Vila de Cava em No va Iguaçu.
Quem gosta não sabe o que é acordar as 4h da manhã.
Pergunta para o operário que trabalha muito das vezes 12 a 15 horas por dia.
Isso é uima merda . Só serve p burguês que não trabalha ou trabalha pouco

Anônimo disse...

Ao contrário do que muitos podem pensar, o horário de verão não gera economia de energia própriamente dito, a economia gerada refere-se a infraestrutura, e não a energia. Explico: imagine os euipamentos que você tem em sua casa. Você utiliza todos eles ao mesmo tempo? Com certeza não e é assim também com o país. O que ocorre no verão, é que os estados do sul e sudeste, em função do deslocamento do sol, apresentam comportamentos muito semelhantes aos estados do norte e nordeste, onde praticamente não há diferença entre um dia de inverno e um de verão. O que acontece nesse período é que o horário de pico das regiões sul e sudeste passam a coincidir com os horários de pico do norte e nordeste. É como se o Brasil inteiro ligasse todos os seus aparelhos (ou chuveiros) ao mesmo tempo.
Aos que leram isso e estiverem pensando que é funçao do governo prover energia a vontade para todos usarem na hora que bem quiserem, observem o seguinte: não existem formas de armazenar energia elétrica (a não ser pequenas quantidades, em baterias, mas jamais para abastecer uma cidade, por menor que seja), então é necessário que seja produzida somente a energia extritamente necessária para que não haja desperdícios e, consequentemente, aumente o custo para o consumidor. Pensem em outra situação: o horário de pico, como tal, ocorre por duas horas diárias em cerca de tres meses (133 dias para esse ano - cerca de 266 horas), não convém construir estruturas capazes de suprir permanentemente todos os domicilios com esse nível de energia, sendo que nas outras mais de 8500 horas anuis o sistema estará parado, sem uso, apenas depreciando (isso é mais de 95% do tempo!!!) e todo mundo sabe muito bem de onde vem o dinheiro para qualquer investimento nessa área.
Sou a favor do horário de verão e também tenho problemas de adaptação, embora esteja no auge dos meus vinte e poucos anos, mas isso é superado em duas ou três semanas.
Confesso que por vezes fico indignado com algumas opiniões sem conhecimento de causa, e que muitas vezes são contra os próprios novos investimentos em energia (como o caso da hidroelétrica de Belo Monte, que com um enorme potencial de produção, será obrigada a trabalhar em fio d'agua e ainda a parar por alguns meses - não que eu seja totalmente a favor do projeto, mas é necessário rever alguns conceitos).
Palavras de um Engenheiro Elétrico e, garanto a voces, com conhecimento de causa.

Anônimo disse...

Adoro o Horario de verão, é mto mto bom, da pra apeoveita bem o diia e curtir bastante a noite tb :D

Anônimo disse...

Eu não gosto desse horário e a economia de energia é balela, pq. o ar condicionado rola solto no verão...ainda mais nesse horário que chega sol até na hora do jornal nacional. Abaixo o horário de verão engana bobo!!!

Anônimo disse...

eu tambem odeio este horario de verao .È horario de quem trabalha das 8 as 4 da tarde nao a gente que rala das 7 as 7 e quando chega em casa ja esta na hora de começar a trabalhar de novo QUE MERDA

Anônimo disse...

Essa merda de horário de verão tem que acabar, quem inventou isso tem bosta na cabeça e nunca levantou cedo e quanto a economia de energia eletrica, isso é conversa pra boi dormir pois todo mundo paga sua conta de luz em dia, eles é que tem que se virar e conseguir colocar mais energia eletrica a disposição ou as companhias de eletricidade não tem interesse de vender seu produto ou prestar o seu serviço.

Anônimo disse...

Devemos lutar para que a jornada de trabalho também seja reduzida neste período em uma hora. Para quem inventou este horário é fácil pois não precisa bater cartão, dorme com ar condicionado. Eita vidão, que inveja!!!

Anônimo disse...

Não vejo nenhuma necessidade de que o Brasil "copie" essa idéia dos países da America do Norte. Lá,existe o horário porque há um inverno intenso, com neve e consumo de óleo diesel para os aquecedores. Claro!!! Isso faz diferença PRA ELES!!! Aqui é diferente!!! Cacete!!

Regis (Reginho) 1989 disse...

Será que a Bahia aqui na Região Nordeste vai entrar no Horário de Verão?
http://redeglobo.globo.com/novidades/noticia/2011/09/veja-o-que-muda-na-programacao-da-rede-globo-com-o-horario-de-verao.html

Anônimo disse...

o horario de verao, nao é nenhum pouco bom para o trabalhador brasileiro , que acorda como eu por exemplo as 5 horas da manhã. As pessoas que dizem adorar o horario de verão devem ser aquelas que moram perto da praia, e cmo demora mais para escurecer , podem ficar tomando seu chopp e dar sua corrida na praia. Mas quem faz parte da classe assalariada , apenas se dá mal.

Anônimo disse...

Concordo!Depende da situação:para aquelas pessoas que necessitam sair de madrugada para trabalhar é péssimo...contudo para quem por não tem o fazer e vai assistir a novela mais cedo ou então aproveitar o dia mais longo para ir a praia...deve ser maravilhoooso mesmo.

Anônimo disse...

"...se fizermos as contas como elas devem ser feitas, realmente, perdemos duas horas de sono à noite."
Dadonde tu tirô isso, mané ? ! Tá noiado ?

Anônimo disse...

Eu, particularmente, adoro, e há sim economia de energia. Tentarei exemplificar, imagine uma cidade que tem 100 habitantes, e que durante todo o ano, entre 5 e 6hs da manhã apenas 10 pessoas dessa cidade estão acordando, depois entre 6 e 7hs da manhã mais 40 pessoas estão acordando também e depois, entre 18 e 20hs, com certeza, praticamente todos os 100 habitantes estarão acordados. Portanto, para os que dizem que demora mais a escurecer mas que em compensação as pessoas acabam ascendendo a luz cedinho porque ainda é noite é aí que está a lógica, pois o número de pessoas que estão acordadas antes de clarear é muuito menor do que o número de pessoas que estariam ascendendo as luzes de casa às 19hs e, com o horário de verão, acabam por ascender somente por volta das 20hs, isso acaba gerando economia de uma hora a menos de luz ascesa em milhões de casas.
Esta é a minha opinião.

Anônimo disse...

Porcaria de horário viu, só serve pra fazer nosso corpo sar do ritmo. Esse trem tinha que acabar.

Anônimo disse...

O pessoal que reclama que dorme 2 horas a menos é só dormir 2 hoaras antes...

Anônimo disse...

TRABALHO A NOITE ATÉ AS 6 DA MANHÃ QUANDO COMEÇO A VER A LUZ DO DIA VEM ESSE HORÁRIO DE M...... E ESCURECE TUDO NOVAMENTE.

Anônimo disse...

NO BRASIL TUDO É UMA MERDA, ESTE HORÁRIO É BOM PARA OS POLITICOS VAGABUNDOS E MARAJÁS QUE NÃO TEM QUE LEVANTAR CEDO PARA A LABUTA.

Anônimo disse...

JA DIZIA A FORMIGA: "A VIDA É LABUTA"

Anônimo disse...

133 DIAS DE PURO PÂNICO E HORROR,MAS DEIXAMOS ASSIM O QUE TÁ RUIM HOJE PODE FICAR PIOR AMANHÃ........

Anônimo disse...

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAH!!!!!!!!!!!!!!SÓ EXISTE UMA ECONOMIA NISSO TUDO E E´A DO NOSSO SONO ORA BOLAS, LEVANTAR MAIS CEDO PARA PRODUZIR MAIS IMPOSTOS PARA OS LARÁPIOS CHAMADOS "POLITÍCOS"."ACORDA POVINHO"

Anônimo disse...

Muitas opniões diferentes e também interesssantes.

Agora, não ser a favor de minimizar impactos negativos que nós mesmos causamos ao meio ambiente (economizando eletricidade, que acaba economizando água, etc.. economiza sua fatura no final do mês...) é o mesmo que querer horas de sono a mais e perder gerações futuras os recursos um dia acabam). Alíàs, perde horas de sono quem quer, o dia continua tendo as mesmas 24 horas, portanto, se adapte.

Anônimo disse...

Eu gosto muito do horário de verão, costumo sair cedo de casa e não me importo de estar escuro, afinal o ano todo já e assim. Agora chegar em casa às 19hs e ainda poder curtir com as crianças com um belo por do sol, só com horário de verão.

Anônimo disse...

Por mim o ano todo seria no horário de verão... êhh beleza!

Anônimo disse...

Em primeiro lugar gostaria de agradecer quem soube elucidar mais o assunto. Apesar de já ter uma opinião formada, estes esclarecimentos só reafirmaram minhas convicções a cerca da importância do ato coletivo como forma de transformação. Presumo que só há uma explicação para estas respostas repetitivas e sem conteúdo que infelizmente encontramos nas mídias atuais: o EGOísmo e o EGOcentrismo realmente tomaram conta desta nossa sociedade medíocre e irracional, que gira em torno do seu próprio eixo e deixa-se claramente cegar. Tornando-se assim impedida de comover-se com a real situação do mundo em que estamos vivendo.

Anônimo disse...

Eu gosto do horário de verão... O que acho difícil é ter de ficar acordado até meia noite para acertar o relógio... KKKKKKKKK !!!

Anônimo disse...

Parece que a Bahia também ta nessa do horário de verão.
Acho que a galera de lá deve ta P da vida – baiano acordar cedo cara... nem morto.

Anônimo disse...

quem sai ganhando como sempre são os políticos tudo oque é de ruim eles aprovam; só que décimo terceiro, décimo quarto,e décimo quinto salario deles esta garantido no final do ano bem fez o tiririca ter entrado de deputado pelomenos um pobre teve vez naquela robalheira do dinheiro que sai do nósso bolso se horário é uma porcaria!!!!!!!

Anônimo disse...

Horário de verão é tudo de bom!! :-)

Anônimo disse...

Não gosto, pois quem entra cedo no serviço é um horror, a gente se cansa muito mais e fica estressado com este calor infernal, agora quem mora em cidade que tem praia é uma delicia, achaaaaaaaaaaaaa????

Anônimo disse...

A pior burrice que já inventaram!!!!

Anônimo disse...

Calma pessoal, a opinião de cada um é importante, pois, atraves delas conseguimos resolver varias coisas. Sinceramente, o horário de verão não passa de uma enganação, não só para o povo como também, para nossos governantes que acreditam que esta é uma colaboração razoavel, uma medida que talves ajude o meio ambiente! Pura enganação, o que vocês me dizem daquele edificios enormes com suas luzes brilhando o dia interiro a noite inteira, sabados domingos e feriados, o pior sem nenhum funcionario! E vem me dier em poupar? Para com isso, vamos aplicar grandes multas para estes empresarios que deixam seus escritorios acesos sem necessidades, não esta em funcionamento "apaguem as luzes" oras.

Anônimo disse...

PIOR COISA DO MUNDO ÉHORARIO DE VERÃO
NÃO SEI PQ ESSA BOBEIRA

Anônimo disse...

Eu gosto do horário de verão e quanto ao organismo ter que adaptar ao novo horário, sinceramente não noto diferença nenhuma no meu

Anônimo disse...

Também gosto do horário de verão , nada contra!

Danieli Poffo Lindner disse...

Eu adoro horário de verão, os dias são mais longos, mais sol, mais calor, tudo fica muito bom, sou a favor totalmente!!!AMO AMO AMO O HORARIO DE VERAO NÃO PRECISAVA TER DE INVERNO.........

Eliana Resende disse...

Odeio! Odeio! Odeio! E conheço muuuita gente que também odeia. Jantar com o sol quente? Jantar mais tarde? Aí chega a hora de dormir ( com o estômago ainda digerindo)pois no dia seguinte você tem que levantar cedo do mesmo jeito. E cadê o sono? E você acende as luzes de manhã por mais tempo.Qual é a economia?
Se você faz caminhadas no final do dia...o sol estará ainda muito quente. Você vai mais tarde e quando vê...está na hora de dormir. Um HORROR este horário.

Anônimo disse...

Eu também adoro, amo o horário de verão os dias ficam mais longos têm mais sol, é tudo de bom.

Anônimo disse...

o horario de verao e uma bosta

Anônimo disse...

Eu detesto horário de verão. O sol demora muito para se pôr, agente sai do serviço ás 17:00 horas e ainda está forte pra caramba o sol, fico com a pele toda vermelha e ardida, por que sou branca demais.
Definitivamente não é só o horário de verão que detesto nesse pais de merda.

Anônimo disse...

A melhor coisa do horário de verão é que ele ACABA!!!
A tão falada economia de energia é muito menos do que imagina e os transtornos não pagam a pena. Que digam aqueles que precisam sair de casa às 5 da manhã... agora, quem só quer farra... esse pode bem pegar no violão mais cedo... bem... faltam 129 dias para acabar essa M... de horário de verão e contando...

20/10/11 Yasmin

Anônimo disse...

Imagine? Horário de verão e estamos tendo uma semana de chuva. É bom pra quem não precisa sair pra trabalhar às 5:30 da manhã(que na verdade é 4:30, depender de transporte coletivo, com ainda a escuridão escuridão da madrugada debaixo de chuva e ainda contando com falta de iluminação da rua por falta de energia. Quem aprovou o horário não sai a essa hora de casa e se sai usa seu carrinho que é só tirar da garagem.

Anônimo disse...

Salvador enfrenta um temporal desde terça-feira (logo depois o início do horário de verão) imagine sair de casa de madruga, sem iluminação nas ruas e debaixo de chuva...inadimissível!

Anônimo disse...

Horário de verão pode funcionar para países que estão localizados em latitudes ao norte do globo terrestre, que em função de sua localização e da inclinação do globo terrestre recebem menos luz natural ao longo do ano, e consequentemente são mais frios e têm altíssimo (e caríssimo)consumo de combustíveis e energia para aquecimento(lá são comuns aquecimento central etc. coisas que aqui raríssimas vezes se achar); e mesmo assim, varias nações localizadas acima do equador NÃO adotam essa política - de acordo com o próprio texto deste site, em torno de 30 países em todo o mundo somente adotam.
Economia? quem entra ou trabalha em instalações industriais, escritórios, prédios públicos, etc. mesmo com horário de verão vai ver luzes ligadas, aparelhos de ar condicionado, etc. ou seja...
Na nossa região sul em particular isso é ridículo pois naturalmente pela baixa latitude recebe-se mais sol à partir da primavera do que outras regiões brasileiras. Em certas cidades do sul, às 21:00 ainda tem claridade no horário de verão.
E para aqueles que gostam do horário para "aproveitar o dia": Lembrem-se que para a grande maioria dos brasileiros, gente que mora longe do local de trabalho, pessoas que demoram às vezes 2 horas ou mais em transportes coletivos, que não possuem carros confortáveis com ar condicionado, não tem como ficar na praia "vendo o por do sol" jogando vôlei ou coisas do gênero, existe o estorvo de acordar mais cedo uma hora.
É somente coisa de tecnocratas que não pensam nos cidadãos. Nem no tão criticado período de governos militares houve isso.

Anônimo disse...

Não acredito que o corpo se acostuma rápido, eu tenho rinite alérgica e amava o verão agora odeio por causa deste maldito horário, demoro a acostumar tenho enjoo e fico irritada. Se fosse por 10 anos para aumentar os geradores de energia igual foi falado já era para ter acabado. Esse horário é prova que o ser humano não é respeitado em sua individualidade.Economia com base em que? Fazem a diferença entre inverno e verão?Para que fazer pesquisa sobre o sono? ESte horário atrapalha o sono pois nos dias quentes a madrugada é que descansa ai o governo te obriga a sair da cama mais cedo? Acho que querem que morramos logo pois dormindo mal e comendo mal no verão, o ser humano não tem saúde e morre logo.

Anônimo disse...

Para a anônima de 00:37: eu sou o anônimo das 19:19h. Concordo totalmente com seu ponto de vista. Palavra que gostaria de analisar com calma esses números relativos à "economia de recursos" tão difundidos pela máquina de propaganda do governo, e republicados à larga pela nossa sempre tão subserviente (em sua larga maioria) imprensa - tanto a oficial quanto a oficiosa -, inclusive e principalmente a da internet. Afinal, é óbvio que o dia tendo somente 23 horas, muita coisa vai ser "economizada". Se numa hipótese ridícula o horário de verão fosse de menos duas horas, economizaríamos mais ainda, com o dia reduzido a 22 horas!
O papel de qualquer governo decente (que é sustentado pelos cidadãos pagando escorchantes impostos) é o de pensar em todos os aspectos da vida do cidadão. Há que existir o equilíbrio entre os aspectos técnicos e os sociais, ou seja, nem tanto um, nem tanto o outro. Mas parece que com a mentalidade reinante entre os tecnocratas, só o (suposto e não confiável)lado técnico pesa, nesse aspecto do horário de verão.
E o pior é que nem adianta reclamar. Nossos governos não escutam a população e fazem somente o que querem, para o benefício de quem eles (governantes) querem. E disso, sabemos todos.

Anônimo disse...

O horário de verão só é bom nas férias, quando você pode ficar mais tempo na praia, curtindo o sol, ou pode acordar mais tarde, depois que já clareou. Quanto a economia, não vejo nenhuma porque o valor de minha conta de luz é o mesmo, isso quando não aumenta neste período!!!!!!

Anônimo disse...

Dizer que com horário de verão os dias são mais longos, é o cúmulo da burrice, no verão os dias são mais longos e as noites mais curtas. Mas gostar de ser torturado já é outro departamento, HORÁRIO DE VERÃO, só serve pra duas coisas, mais tempo p ficar vadiando na rua de tarde, e gerar impostos com a aceleração de consumo.

Anônimo disse...

Não gosto ... fico muito cansada

Anônimo disse...

pra que horário de verão? Esse não é o horário criado por Deus. E somente Deus pode fazer perfeito. Porém o homem quer ser maior. E não busca direção de Deus. Não se importando em prejudicar milhares de pessoas, olhando apenas pra si mesmo pro seu egoismo. SE o horário de verão é tão importante para alguns porque não dividir os prejuízos, deixando de ser quatro meses e sim apenas dois seria um período menor de agonia.

Anônimo disse...

Odeio o horário de verão, porque acordo cedo para trabalhar, e também por causa das minhas crianças, acordam feito uns zumbis rsrsrs... ..... Agora gente duas coisas são verdades indiscutíveis: vivemos num país ótimo, com ótimo clima e tal, mas os políticos daqui sempre serão autoriatários e corruptos portanto não adianta reclamarmos... 2a. coisa: o horário de verão NÃO foi estabelecido com a intenção de economizar energia elétrica, mas sim com o intuito de BAIXAR o consumo nos horários de pico, dividindo-se o país em duas faixas de consumo com horários de pico alternados em uma hora..... Claro, pra quem mora no litoral é uma delícia mesmo o "dia mais longo", pra quem mora no restante do país e tem que acordar cedo pra deixar 40% do seu salário só pra impostos pro país tem mais é que ficar P da vida mesmo, como eu!..... Outra coisa, aproveitando o espaço, o voto neste país NÃO é secreto, tudo o que você consome com nota fiscal com CPF o governo sabe, seu FGTS é o maior roubo que existe, pois o fundo fica retido rendendo 0,3% ao mês ao passo que a poupança rende 0,60% no mínimo.. PAÍS DE LADRÕES !!! CORRUPTOS !!!... as vezes eu gostaria que isto aqui fosse como a Coréia do Sul, que por qualquer coisinha a turma sai pra rua e detona nas manifestações !! Ah só pra terminar o desabafo, presta atenção na tua conta de luz, lá diz que 25% é ICMS, mas pegue uma calculado e veja que na realidade é 33% COMPROVE !!!.... INFERNO de horário de verão (e não adianta reclamar) kkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

eu tambem não gosto desse horario

Anônimo disse...

NÃO GOSTO DESSE HORARIO SÓ PODE SER COISA DE POLITICO QUE NÃO MARCA CARTÃO E NÃO TEM HORA PRA NADA . QUEM CUIDA DAS CRIANÇAS DORME NO QUARTO AO LADO NÃO PRECISA DE TIRA LOS DA CAMA AINDA A NOITE . TAMBEM NÃO VEJO DIFERENÇA NA CONTA DE LUZ ,SEM CONTAR QUE O DIA FICA MUITO CUMPRIDO . ESSA LEI PRECISA SER REVISADA. QUEM ANDA POR LUGARES ESCUROS NAS CIDADES VIOLENTAS CORRE RISCO DE ASSASSINATO ,ROUBO e etc.....

Anônimo disse...

DISPENSA COMENTARIO dE TÃO RUIM QUE É .NÃO VEJO DIFERENÇA NA CONTA DE LUZ KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Odeio esse maldito horário de verão!

Anônimo disse...

TUDO DE BOMMMMMMMM, VAMOS TRABALHARGENTE SEDO OU TARDE, A CARGA HORÁRIA É A MESMA...

Anônimo disse...

Não passa de jogada política! não vemos o resultado em nada, nem redução em valores nas contas de energia! acordamos mais cedo, começamos a consumir energia elétrica mais cedo!! É UMA MERDA!!!! NO BRASIL NADA FUNCIONA CORRETAMENTE, SEMPRE TEM AS MÃOS CORRUPTAS PARA ATRAPALHAR!!!

Anônimo disse...

Anônimo disse...

Não suporto esse horário de verão!

Mentirosos dizem que economiza energia lorota a minha conta veio mais alta esse mês,tomara que já acabe essa porcaria de horário.

14 de Janeiro de 2012 13:15

Anônimo disse...

odeiopois acaba com anossacabeçahoje em dia ha mais casos de depressao por causa dessas mudanças eu so sigo esse horario no serviço pois em casa deito ate mais tarde por cauza desse maldito horario.

Anônimo disse...

quem inventou o horário de verão, nunca acordou de madrugada para trabalhar como a grande maioria dos brasileiros. Isso só pode ser coisa de desocupado.

Anônimo disse...

Odeio, detesto e não acredito na necessidade de se tê-lo todos os anos.

Anônimo disse...

Horário de verão é muito bom!!!... voto pelo SIM!... rs
Depois de ler todos os comentários digo que na média quem vota pelo SIM tem conhecimento de causa e está pensando na sociedade. Quem vota pelo NÃO, na média, está apenas manifestando uma indignação completamente egoísta. Não esqueçam que vivemos em uma democracia, e isso significa que a a maioria é quem decide, mesmo que você seja contra. Se vocês que criticaram o horário de verão acham que têm os argumentos pertinentes e são maioria por que não criam um projeto para a realização de um plebiscito?... Por que não fazem alguma coisa pra mudar?... E por que não colocam algo mais bem estruturado nesse espaço para que se possa fazer uma discussão inteligente?... Amo o Brasil mas ainda temos que evoluir muito...

Anônimo disse...

o terceiro domingo de fevereiro de 2012 é dia 18. Qual a data certa para o fim do horario de verão: dia 18/02 que é o terceiro domingo de fevereiro ou dia 26/02 como esta informado acima?

Anônimo disse...

Faço minha parte para acabar com essa porcaria, gasto 30% a mais de luz, de preferência no final da tarde.

Anônimo disse...

HORARIO DE VERÃO É E SEMPRE SERÁ BALELA , O QUE ACONTECE É QUE EM ALGUMAS REGIÕES TEM REALMENTE ECONOMIA DE ENERGIA PORQUE O PESSOAL ENTRA DE FÉRIAS, AS FABRICAS PARAM DE FUNCIONAR E O PESSOAL VIAJA PARA OUTRAS CIDADES,OUTROS ESTADOS, PRINCIPALMENTE PARA PRAIAS. TÁ AÍ A ECONOMIA.

Anônimo disse...

A ECONOMIA DE ENERGIA É IRRISÓRIA!! A UNIÃO DEVERIA INVESTIR EM OUTRAS FONTES DE ENERGIA, TAIS COMO EÓLICA, SOLAR, BIOMASSA!! JÁ NOS ESFOLAM COM TANTOS IMPOSTOS, EXTORQUINDO NOSSO SUADO DINHEIRINHO E, COMO SE ISSO JÁ NÃO BASTASSE,AINDA NOS ROUBAM A SAÚDE, TIRANDO DE NÓS ALGUMAS HORAS DE DESCANSO E TOCANDO O FODA-SE EM NOSSO RELÓGIO BIOLÓGICO!! ABAIXO O HORÁRIO DE VERÃO! POVO QUE ACEITA HORÁRIO DE VERÃO, ACEITA TIRIRICAS, ZÉS DIRCEU E OUTRAS PORCARIAS QUE LHES ENFIAM GOELA ABAIXO!! BRASIL, PAÍS DE BANANAS!

Stela Up° disse...

O que ajuda o meio ambiente é a cultura consciente. Horário de verão não resolve nada.

Stela Up° disse...

E lógico, o uso de energias sustentáveis.

Anônimo disse...

Ave, tem gente comentando que ao invés de reclamar deveríamos fazer um plebiscito para o Governo. Eu vejo muitos grupos aí pressionando o governo de forma LÍCITA e eles não dão a mínima.

Eu não acredito que li isto:
"Horário de verão é muito bom!!!... voto pelo SIM!... rs
Depois de ler todos os comentários digo que na média quem vota pelo SIM tem conhecimento de causa e está pensando na sociedade (PENSANDO NA SOCIEDADE? COMO?) Quem vota pelo NÃO, na média, está apenas manifestando uma indignação completamente egoísta (MANIFESTAÇÃO EGOÍSTA? É REALMENTE MUITO DURO PENSAR EM BALADEAR ATÉ MAIS TARDE QUANDO SE ACORDA DE MADRUGADA PRA TRABALHAR). Não esqueçam que vivemos em uma democracia (JURA?), e isso significa que a a maioria é quem decide (A MAIORIA PARECE ODIAR!), mesmo que você seja contra (AHAN! ENTÂO METADE QUE SE DANE). Se vocês que criticaram o horário de verão acham que têm os argumentos pertinentes e são maioria por que não criam um projeto para a realização de um plebiscito? (É MESMO? MAS EXISTEM PROJETOS QUE PEDEM A RETIRADA DESSE HORÁRIO)... Por que não fazem alguma coisa pra mudar? (O QUE NOS RESTA FAZER?)... E por que não colocam algo mais bem estruturado nesse espaço para que se possa fazer uma discussão inteligente? (NOSSA, AGORA VEM EXIGIR DISCUSSÕES INTELIGENTES. POR QUE VC NÃO VAI PARA A USP ASSISTIR UMAS PALESTRAS, UMAS OFICINAS?)... Amo o Brasil mas ainda temos que evoluir muito (O BRASIL TEM QUE EVOLUIR MUITO MESMO, E ISSO VAI ACONTECER QUANDO A QUALIDADE DE VIDA ESTIVER NA FRENTE DE INTERESSES POLÍTICOS).

Stela Up° disse...

Não acredito que o horário de verão será prolongado por causa do carnaval.

Separem logo o Brasil, não está dando mais para conviver com essa divisão de interesses. Na última eleição ficou claro como o Brasil está dividido.

Anônimo disse...

É UMA PORCARIA ESSE HORÁRIO DE VERÃO,PRINCIPALMENTE PARA QUEM LEVANTA CEDO PARA TRABALHAR ,BOM É PRA RICO QUE NÃO FAZ NADA DA VIDA A NÃO SER GASTAR DINHEIRO !!!!

Anônimo disse...

essa pessoa que púublicou esse comentario, dizendo que quem não gosta do horario de verão é uma pessoa doente, vossa senhoria deve de respeitar há opinião das pessoas, pois se todos pensa-se como vc o mundo estaria bem pior do que já esta, graças a DEUS somos diferente.

Anônimo disse...

O HORARIO DE VERÃO NÃO ECONOMIZA NADA!! DE MANHÃ CEDO VOCÊ ACORDA, ESTÁ TUDO ESCURO, E DAÍ VOCÊ PRECISA ACENDER A LUZ. HORARIO DE VERÃO É UM ABSURDO. PENSEM BEM, VOCÊS NÃO ECONOMIZAM NADA DE ENERGIA, PELO MENOS AS PESSOAS QUE ACORDAM CEDO PARA TRABALHAR, O QUE NO CASO É A MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA.

Anônimo disse...

Eu não gosto desse horário chato, no horário de Deus quando eu acordo ja está dia, e volto pra casa quase escurecendo, janto e logo vou dormir, nesse horário de doido realmente dormimos 2 horas a menos, pq ninguém vai dormir antes de escurecer totalmente, e acaba dormindo mais tarde.

Anônimo disse...

Eu odeio horario de verao!!! temos que acordar quase de madrugada.... tudo escuro!!!! aqui na Bahia nao deveria ter este tal de horario de verao

Davidson Marcos disse...

Quando eu era criança, adorava o horário de verão. pois estudava de 13:00 as 17 e alguma coisa. Ai chegava em casa e poderia brincar até tarde.

Hoje, eu com meus 20 e poucos anos... Odeio. Acordo cedo, durmo tarde, e é uma merda. Morte a Getúlio Vargas!!! (Alias ele já morreu...) kkkk.

Anônimo disse...

HORÁRIO DE VERÃO É COISA DE QUEM NÃO TEM O QUE FAZER, POR QUE QUEM TEM QUE LEVANTAR CEDO PARA TRABALHAR É MUITO CANSATIVO. NÃO GOSTO!

Anônimo disse...

adoooorooooo o horário de verão,bom demais da conta!!!!

Anônimo disse...

horario de verão é uma porcaria não gosto alias odeio

Anônimo disse...

Brasileiros e Brasileiras Vamos dizer Naaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaao a esse horario Boberão.

Anônimo disse...

É Uma desgraça, o incômodo é bem maior que o benefício abaixo a porcaria do horário de verão, e não tem a ver com preguiça acordar cedo para mim nunca foi um problema, mas no setor em que eu trabalho fico extremamente prejudicado; quem inventou essa merda é que não tinha nada pra fazer desgraçado.

Anônimo disse...

O horário de verão, na verdade, não é e nunca foi bom para o corpo (ao contrário), porque se fizermos as contas como elas devem ser feitas, realmente, perdemos duas horas de sono à noite. E isso atrapalha em muito o bom andamento e o rendimento do nosso trabalho durante o dia. Dormimos mais tarde, e acordamos mais cedo. A teoria na prática é outra. Isso é conversa para inglês vê, e só interessa para o grande empresário e nada mais. O trabalhador deste imenso Brasil é quem sempre leva a pior.

marcos k disse...

o horário de veão éuma porcaria quem o inventou tem q apanhar pelado

Anônimo disse...

Já vai dando uma tristeza ao saber que o horário de verão logo vai terminar. E temos então que esperar até outubro novamente, para novamente aproveitar melhor o fim de tarde...

Anônimo disse...

Já vai dando uma tristeza ao saber que o horário de verão logo vai terminar. E temos então que esperar até outubro novamente, para novamente aproveitar melhor o fim de tarde...

Anônimo disse...

Esse horário é um lixo, essa conversa de economizar energia elétrica não funciona, a conta aqui da minha casa sempre vem o msmo valor, estando no horario de verão ou não. Outra coisa, os políticos falam que é pra economizar energia e consequentemente toda a população economizar dinheiro, mais do ke adianta toda a população economizar milhões se esse desgraçados desses políticos roubam trilhões. Bando de politico FDP. E o corno ke inventou esse horário de verão deve ter chegado em casa mais cedo e pegou a mulher dele com outro na cama. Arrombado.

Anônimo disse...

é ruim esse horario

Anônimo disse...

Para quem trabalha cedo este horário é horrível. Todo ano tenho problema de saúde por causa deste horário. O governo deveria indenizar as pessoas que tem sua saúde abalada por causa deste horário.

Anônimo disse...

não gosto desse horário..quem inventou não levanta as 4 da manhã todos os dias.... E outra, que economia de energia é essa se as luzinhas de pisca-pisca dos grandes centros comerciais ficam acesas dia e noite,já passei por avenidas de dia e as luzes continuam acesas repartições públicas tambem já ví as luzes acesas dia e noite....quem sofre mesmo é o nosso organismos....não vejo economia nenhuma, pra mim isso é uma grande besteira!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Deus me livre desse horario...Levantamos cançados de manhã, o corpo não descança.

Anônimo disse...

detesto.

Anônimo disse...

aqui na minha casa todos odeiam o horário de verão...é uma porcaria...economia de energia na minha conta q não é

Seja Bem Vindo disse...

esse horario é uma merda,
dormir cedo , acordar mais cedo ainda, ta por fora.
foda-se a economia de energia e foda-se op meio ambiente.
quando isso tiver efeito vo ta morto ja mesmo. entao dane-se.

Anônimo disse...

Horário de verão não serve para nada. Só para atrapalhar a vida das pessoas. Além de não economizar energia, acaba gerando altas despesas em vários segmentos.

Anônimo disse...

HORÁRIO DE VERÃO É UMA DESGRAÇA NACIONAL. SÓ INTERESSA PARA DESOCUPADOS E QUEM NÃO TEM FILHOS EM IDADE ESCOLAR. É UM VERDADEIRO DESRESPEITO COM O CIDADÃO TRABALHADOR.

Anônimo disse...

Quem gosta desse horário é porque tem o privilégio de ficar à toa... Pra quem tem que levantar às 4:00 como é o meu caso, é triste sair no escuro, pois na realidade são 3:00! Não vejo economia pois acendo todas as luzes possíveis quando deveria estar dormindo!!! Continuem apoiando esses políticos que inventam meios para ferrar com o trabalhador

Anônimo disse...

aff.. tu é chato pra caraaambaa!

Anônimo disse...

Se existe economia de energia pq não diminui o valor que eu tenho que pagar no período do horário de verão??? Eu não gosto do horário de verão, o corpo demora a se acostumar e neste espaço de tempo a produtividade das pessoas cai, então o que se "ganha" em economia de energia se perde em produtividade.

Anônimo disse...

Durante o horário de verão me sinto mais cansado, geralmente ás tardes tenho muito sono, o que não ocorre quando não estamos neste horário, não gosto do horário de verão, não creio que exista economia de energia, em Sâo Paulo por exemplo, as pessoas saem cedo para trabalhar, quando ainda está escuro, portanto terão que acender lâmpadas para se prepararem para o trabalho. Xô horário de verão.

Anônimo disse...

Trata-se de uma questão em que o gosverno demosntra que age por instinto e não com a inteligência.Ninguem toma banho com agua fria,dai com este horario desnecessario acaba consumindo mais energia.acorda governo este horario só serve para mexer com o metabolismo das pessoas,interferindo no sono,alimentação etc.

Anônimo disse...

É UMA VERGONHA A SOCIEDADE MÉDICA, NÃO TOMAR UMA ATITUDE CONTRA ESTA ARBITRARIEDADE, DE TERMOS DE "ENGOLIR" O HORÁRIO DE VERÃO.
QUE TAL UM PLEBISCITO?!?!
O PRIMEIRO POLÍTICO QUE PROMETER ACABAR COM O HORÁRIO DE VERÃO, SEREI SEU CABO ELEITORAL ATÉ NO INFERNO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Se voce colocar na ponta do lápis o horário de verão dá prejuizo, aumenta o percentual de atendimentos em acidente (trânsito, trabalho e outros), mas afinal este nosso governo não investe, mesmo, em saúde! Dos países equatoriais, só o imbecíl do "Brazil" é quem adota esta ignorância, e só é viável abaixo do estado de São Paulo. Porque os "Mulas" dos políticos, que não fazem por.... nenhuma, não buscam se informar e se instruir. Desde de o Impróprio Getúlio Vargas começou este Coco. Na verdade o Primeiro presidente brasileiro foi o Prudente de Morais e os demais IMPrudentes e IMorais

Diogenes disse...

Eu clamo aos leitores, vamos fazer um abaixo assinado solicitando o fim do horário de verão, ou solicitar um plebiscito para saber a opnião do povo.

Anônimo disse...

HORÁRIO DE VERÃO É PARA VAGABUNDOS, DESOCUPADOS, ETC. ESSES QUE GOSTAM DEVEM ACORDAR LÁ PELAS OITO HORAS JÁ COM SOL E DEPOIS DE NÃO FAZER NADA OU TRABALHAR NUMA REPARTIÇÃO PÚBLICA, AINDA IR CURTIR UMA PRAIA. NO ENTANTO A MAIORIA ACORDA É QUATRO, CINCO HORAS COM A ESCURIDÃO SENDO ALIADA DE ESTUPRADORES, BANDIDOS EM GERAL... OU SEJA, O TRABALHADOR SAI NO ESCURO E VOLTA COM O SOL ARREPIANDO O COURO. FODA-SE ESSE HORÁRIO!!!

Anônimo disse...

Horário de verão é coisa para preguiçosos, que só pensam em praia após o trabalho.
Todos os "estudos" que alegam economia de energia não passam de estimativas, de especulações.
Como saber se realmente há alguma economia sem um parâmetro de comparação?
Teríamos que ficar ao menos um ano sem essa porcaria de horário de verão para podermos comparar de forma confiável.
Quem acorda cedo para trabalhar não perde tempo pensando nessa porcaria...

Anônimo disse...

Quem acorda cedo detesta horario de verão, mas que tem a vida boa, acorda tarde, ai sim estes gostam. Odeio horario de verão.

CLAUDIA disse...

CONCORDO PLENAMENTE COM O ABAIXO ASSINADO PARA ACABAR COM ESSE HORÁRIO, AQUI NO MATO GROSSO É INSUPORTÁVEL, FICAMOS MUITO MAIS TEMPO EXPOSTO AO SOL TÓRRIDO, QUEM IMPÕEM ESSA PORCARIA PARA NÓS, VIVE NO AR CONDICIONADO, PODEM FAZER UMA PESQUISA E VERIFICAR O QUANTO SOBE O ATENDIMENTO COM PROBLEMAS DE PRESSÃO ALTA.

GVT disse...

se somos obrigados a acatar o horario de verao pra economizar eletrecidade, porque nossas contas de luz nao vem com desconto tbm ? pra mim eh um inferno esse horario, pois acordo sempre as 04 horas da manha e com esse horario tenhoi q acordar as 03 horas, fico muito mais cansado e meu trabalho nao rende. sempre somos obrigados a pagar o pato por conta desse governo burro. até agora nao vi nada de benefico com relação ao horario de verao.

Anônimo disse...

Eu tambem nao gosto de horario de verão. Sou professora e vejo que para as crianças que estudam de manha é pessimo, a maioria passa o tempo todo com sono, o rendimento é fraco, vao para a escola sem conseguir tomar cafe da manha direito. Os pobrezinhos que moram longe e pegam mais de 1 hora de condução, dá até dó, alem de ser mais perigoso, pois saem de casa no escuro. Na minha opinião o sacrificio não é válido.

Anônimo disse...

Até q me provem o contrário esse pesadelo do tal horário de verão não serve pra nada há não ser pra aumentar ainda + o sofrimento dos pobres; HELP... ESSE PESADELO tem que acabarrrrrrrrrr.....ele funciona sim para ricos que não tem q cumprir horário no serviço, tem carro bom pra sair de casa...coitados dos pobres...sofrem ainda muito mais com essa terrível maldição de ter q levantar uma hora + cedo pra pegar onibus; metrô; bicicleta; apé...sem contar o perigo de andar pelas madrugadas até o ponto de ônibus. e as crianças coitadinhas!!!principalmente as da zona rural que levantam as 5 horas da manhâ pra esperar transporte justamente no mes que + chove aqui na nossa região que é novembro- dezembro e janeiro.As pessoas tem que ter + consciencia ao planejar sua vida pois quem inventou essa maldição do tal Horário de verão só pode estar fraco da cabeça.E jamais terá capacidade e classificar o que é bom pra vida dele e das demais pessoas.

Anônimo disse...

No horário de verão consumimos mais energia elétrica. Olhe a sua conta de energia do mês de setembro e a de novembro.
A economia de energia se dá unicamente no horário de pico, das 17 as 20 horas. Você, sem sono, fica até mais tarde acordado vendo tv ou outra coisa, demandando mais energia.
A tv já percebeu isso, subindo até as 22 ou 23 horas em algumas emissoras, o valor do minuto para o anunciante, NO HORÁRIO DE VERÃO, VOLTANDO A TABELA APÔS O HORÁRIO DE VERÃO. Então, as mais interessadas são as distribuidoras de energia, que preferem a descentralização do consumo, e, o aumento do consumo num todo, e as emissoras que faturam mais com os telespectadores que tem pique para ficar assistindo até mais tarde.
Isso foi tema da minha dissertação de mestrado, e tem dados de sobra para mostrar que isso é bom para estes dois, e pessoas que se dão bem com a mudança. Outra grande maioria, tem que se submeter, apesar do mal para a saúde, de dormir menos, apesar de o próprio dono do blog dizer que não. Infelizmente é mais uma coisa que temos de nos submeter no grande mercado de energia, onde o consumidor apenas paga, não escolhe nada.
Flávio Kopitar

Anônimo disse...

Horário de verão so presta para encher os bolsos dos nossos políticos colocando em risco a segurança de quem sai cedo para trabalhar ,porque ainda esta escuro quando saímos para o trabalho e pura falta de respeito com os brasileiros

Anônimo disse...

Voces reclamam ai mas nos EUA o horario de verao vai de marco a outubro!! 7 meses!! Eu gostava, mas a idade vai chegando e hoje eu detesto!! coisa de veia.............kkkkk mas aqui realmente o dia eh mais longo, porem no inverno......a noite chega as 4:30 da tarde!! mas o jeito eh viver, entao viva tudo!!

Anônimo disse...

Quem for diretor de escola vai me entender.... horário de Verão, alunos não querem entrar pra sala de aula dizendo que ainda é muito cedo.... resmungam e dizem: "ainda tem até sol..." "Vamos curtir o sol... a natureza mais um pouquinho..." e no final do ano letivo, Nós EDUCADORES vamos curtir o que além do horário de verão???? CLARO!!!!!O não cumprimnto de horas necessárias para uma boa aprendizagem... Como cobrar de nossos alunos????/

Anônimo disse...

O horário de verão só favorece quem mora perto do litoral e pode ir a praia no final da tarde. E a saúde de milhões de brasileiros que perdem uma hora de sono? A hora de levantar da cama é obrigatória, mas o sono não chega antes. Quando se acostuma com o horário, muda tudo novamente. Por que não fazem também uma pesquisa séria, para ser respeitada a vontade do povo?

Anônimo disse...

nao gosto do horario de verao pois acordo cedo ainda esta escuro isso tinha que acabar

Anônimo disse...

Duro ter que acordar 6:10 da manha p/ ir trabalhar e nem sol tem... fico um bagaço, detesto este maldito horario de verão.

Anônimo disse...

o meu relogio biologico demora 133 dias pra se acostumar seus fidPT, agradessam o PAUNUKO do LULA, galera que nao gosta dessa porrrr.....

cido disse...

bom dia , com toda sinceridade isso é coisa de quem não tem o que fazer esse horario tem coisa muito mais inportante pra mudar ,porque não mudam o codigo da costituição que é 1 fabrica de bandidos é pessimo a gente nem consegui descassar direito sem contar que a minha conta de energia ta vindo mais carro , vai caçar o que fazer. esse é meu comentario .

cido disse...

com sinceridade ,quem inventou isso é porque não tem o que fazer porque não muda essa costituição que é 1 verdadeira fabrica de bandidos e assasinos, mudar esse codigo dos adoleçentes que é outra fabrica de bandidos e drogados assasinos,mudar a saude publica que é uma porcaria, tem tantas coisas para ser mudar eu não voto nem pra minha vó mais. são ums verdadeiros ladrãos.

Anônimo disse...

é uma doga!

Anônimo disse...

horario de verão é uma merda...ilusão pensar que se economiza energia !!! basta raciocinarem um pouco e verão que isso não te nada a ver...esse horario de verão é só pro brasileiro ser mais escravo do governo, trabalhar ate mais tarde e tal...é igual ao 13. salario que muitos acham que é um salario extra...n é não...é apenas a compensação dos meses que não fecham os 30 dias trabalhados...façam a matematica e verão...

Anônimo disse...

Horário de verão na Bahia = porcaria completa!

Anônimo disse...

é tão legal comentar q as vezes alguns ou ate a maioria acaba contando sobre sua vida inteira rsrsrs é f*** !

Anônimo disse...

Sr. governo, por favor, acabe com esse horário. não se economiza nada. os dias são longos e inaproveitáveis. as horas, pode parecer que não, mas passam muito rapidas. tornamos nos mais cansados. Pelo amor de Deus, pense um pouco no povo, pois a maioria, realmente não gostam deste horário, sim.

gummer martins

são paulo - sp

Anônimo disse...

Para quem não problema de saúde, é ótimo, pois devemos pensar na sociedade como um todo e não apenas em casos isolados será que os políticos acordam as seis da manhã? Como as crianças que vão a escola, será que esse é único caminho?Para economizar energia elétrica, vamos pensar com carinho no bem estar da humanidade. E os outros estados que indiretamente acaba aderindo ao horário de verão, compromisso com bancos por exemplo,enfim dentre outros orgãos que que funcionam no horário de Brasília.

Anônimo disse...

É verdade!

Anônimo disse...

horáriode verão é uma porcaria.

ISABEL CRISTINA DE ANDRADE disse...

ACHO O HORÁRIO DE VERÃO UM VERDADEIRO ABSURDO.É VERGONHOSA A SITUAÇÃO DE NOSSO PAÍS.OS MANDANTES SÓ INVENTAM NORMAS QUE ELES JAMAIS CUMPRIRÃO.TODAS AS MEDIDAS QUE ELES TOMAM SÓ VÃO AFETAR A VIDA DE PESSOAS QUE REALMENTE TRABALHAM.A MUDANÇA NO HORÁRIO INTERFERE DE FORMA BRUSCA SOMENTE NA VIDA DE QUEM TEM OBRIGAÇÕES A CUMPRIR E POR TAIS OBRIGAÇÕES RECEBEM SALÁRIOS TÃO IRRISÓRIOS QUE SEQUER CONSEGUEM TER LAZER,EDUCAÇÃO E UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA.LULA,DILMA E TODOS QUE FORMAM A CÚPULA SUJA QUE COMANDA O BRASIL JAMAIS PRECISAM SE SUBMETER A ESTE CASTIGO.NOSSA VIDA(TRABALHADOR QUE VIVE DE SALÁRIO MÍNIMO)JÁ É UMA VERDADEIRA ECONOMIA.OU MELHOR,É UM GRANDE MILAGRE.AI DE NÓS SE NÃO AGARRÁSSEMOS A DEUS,POIS VIVEMOS NUM MUNDO COMANDADO POR BRAÇOS DE FERRO.QUEREM ECONOMIZAR MALTRATANDO QUEM JÁ VIVE MALTRATADO PELO SISTEMA.TIRAM TUDO DO TRABALHADOR.ISTO NÃO É MODO DE ECONOMIZAR.NAS GRANDES MANSÕES DOS RICAÇOS QUE DIRIGEM ESTE SISTEMA POLÍTICO IMUNDO,DESUMANO,EXISTEM PISCINAS,TODO TIPO DE LUXO E DESPERDÍCIO.ELES DEVERIA ECONOMIZAR.NOSSA VIDA JÁ É ,COMO JÁ DISSE,UMA GRANDE ECONOMIA.VIVEMOS PELA GRAÇA E MISERICÓRDIA DE DEUS,NOSSO VERDADEIRO AJUDADOR.TENHO PAVOR DESTE TIPO DE ENGANAÇÃO QUE VIVEMOS.ESCRAVIDÃO DE NEGROS ACABOU.AGORA TODOS,INDIFERENTE DA RAÇA,SOMOS ESCRAVIZADOS POR ESTA FORMA INDIGNA COMO GOVERNAM ESTE PAÍS.NA CERTA DEUS ESTÁ CONTEMPLANDO TODA ESTA PORCARIA.E CREIO,ESTÁ A NOSSO FAVOR.É PELA MISERICÓRDIA DELE QUE CONTINUAMOS FIRMES.NO DIA QUE NOSSOS DIRIGENTES SE ENCONTRAREM COM JESUS,TEREMOS UM PAÍS JUSTO E HUMANO.

Anônimo disse...

Sr. governo, por favor, acabe com esse horário. não se economiza nada. os dias são longos e inaproveitáveis. as horas, pode parecer que não, mas passam muito rapidas. tornamos nos mais cansados. Pelo amor de Deus, pense um pouco no povo, pois a maioria, realmente não gostam deste horário, sim.

insastifeito com horario de verao disse...

Este horario de verao e pessimo, principalmente para quem tem que levantar cerdo para ir trabalhar, so e bom mesmo para quem nao tem nada para fazer, e pode acordar tarde.

04 de fevereiro de 2012

Anônimo disse...

Desculpa o pessoal ai...mas quem mora na Bahia o horario de verão é muito indesejado, um tormento e desnecessario.

Anônimo disse...

sou contra

Marcos Bombardi disse...

se dizem que o horario de verao é para economizar energia... porque a conta la de casa sempre vem o mesmo valor independente de ser ou nao esse horario maluco que inventaram...sera que é para economizar-mos aqui no Brasil, para venderem energia para o Paraguai em dolares

Anônimo disse...

Horario de verao ;e pra gente desocupada.Estamos sempre cansados e mais para um pais que esta com alto indice de cancer de pele isso é para acabar de vez com os brasileiros. URGENTE ACABAR COM O HORARIO DE VERAO. Que tal comecarmos a fazer alguma coisa contra isso

Anônimo disse...

Isso é uma pura falsidade , não se economiza nada pois se vc tem que sempre acordar tipo umas 6 da manhã pra ir pro colégio ou algo do genero ou ainda mais cedo pra trabalhar , quando você acorda ainda tá escuro e vc tem que ir lá e acender a luz . na verdade o horário de verão é util pra quem já é aposentado e não tem dinheiro para pagar as contas e eles ainda conseguem economizar porque já que não precisam trabalhar eles dormem até mais tarde . mais para os outros brasileiros, na verdade só atrapalha , pois nos sentimos mais cansados e nosso rendimento diminui . pena que para os grandes senhores governadores , presidentes , prefeitos e vereadores esse horário não altera nada na sua rotina diária , já que não precisam trabalhar de VERDADE , a vida deles é muito mais fácil já que não precisam demorar para se acostumar e acordar 4,5 da manhã como muitos cidadães do nosso Brasil . Além disso , por exemplo se acordamos no horário normal 6 horas então no horário de verão iremos acordar às 5 .
E no final do dia estamos todos acabados , cansados e com sono . Quem concorda comigo e com muitos outros que postaram comentários CONTRA o horário de Verão sabem o que é realmente ter que acordar todo dia 1 hora mais cedo e sair para trabalhar ,esses sim trabalham por um Brasil melhor.

Reflitam E POSTEM

Anônimo disse...

deveria ser bom todo mes
pois dá pra fikar o fim de semana
se divertindoo hehe q vidaa boaa

Anônimo disse...

adoro o horário de verão, a vida tem mais intensidade, mais sabor e alegria

Deu disse...

Boa Tarde!Bom pra quem é esse horário de verão?Se na verdade,nos usamos a mesma energia de manhã,qdo vamos trabalhar,é o mesmo gasto do que se usasse a noite.Isso é coisa do governo,que gosta mesmo de ver o pessoal acordar cedo,para nos pagarmos mais rápido os impostos.Odeio horário de verão.E porque o pessoal lá de cima não tem?

Anônimo disse...

Anonimo frc
Va se ferrar com esse horario de merda, lecantar as 5 da manha é um tormento e chegar em casa a 7 da noite/dia e outro tormento. nimguem consegue dormir mais cedo devido o calor e tem que levantar mais cedo. Pelo amor de Deus brasileiros vamos lutar para cabar com essa porcaria, não se faz greve por melhores salarios? vamos boicotar essa merda de horario.

Anônimo disse...

Moro em Foz do Iguaçu, no Paraná, do ladinho da maior hidroelétrica do mundo. Não conheço ninguem que se sinta bem com o horário de verão na minha cidade. Tomara volte logo o horário de inverno e fique para sempre!!!

Anônimo disse...

Lá no início dessa discussão fiz um post, e creio que é interessante novamente comentar sobre esse caso.
Horário de verão PODE ser interessante para países localizados no hemisfério norte do planeta. E mesmo assim não há, em absoluto, consenso. O Japão por exemplo, não o adota, dentre outros. O caso é que em função da inclinação do eixo de rotação da Terra, quanto mais ao norte se localizar o país menos luz solar incide sobre ele, e são, em geral, mais frios. Consequentemente, há que aproveitar a luz solar e poupar consumo para aquecimento, iluminação, etc. pois lá inverno é inverno MESMO, o nosso aqui é fichinha. Nos países mais extremos ao norte, há inclusive o chamado 'sol da meia-noite' durante o verão. No verão temos por lá dias (falo genericamente aqui) de até umas 16 horas de claridade (junho/julho) e cainda *rapidamente* a duração de claridade à medida que passam os meses, para 8, 7 ou até menos horas de sol, no inverno. Ou seja, é um regime completamente diferente do nosso hemisfério (sul). Tivemos aqui horário de verão durante a II guerra, e depois, por décadas, o mesmo foi abolido, só sendo restaurado no "governo" sarney.
Entendo que o horário de verão, aqui, é simplesmente macaquice, espírito de imitação. Sem contar que para as empresas de eletricidade, é um grande negócio, pois pagamos a mesma coisa mas somente por dias de 23 horas.
Outro aspecto fundamental é o da insalubridade. Quanto mais se vai para a nossa região sul, maior é a quantidade natural de luz solar, e chegamos ao ponto de ter o sol se pondo às 21:00 (por exemplo em Porto Alegre). Isso, é claro que transtorna o organismo das pessoas, afeta a saúde, horários de refeições, sono, etc. sem contar a segurança daqueles muitos e muitos (a enorme maioria) que tem que acordar cedo para ir ao trabalho, às escolas, etc.
Se somente deixássemos a maior incidência solar, já pela natureza, nos verões, estaria adequado.
Em síntese, duvido muito que se fizessem um plebiscito (como aliás vários e vários países realmente democráticos fizeram, em muitos inclusive houve rejeição ao horário), a coisa - horário de verão - seria aprovada. Mas aqui, depois do desastre (para o governo) no resultado do plebiscito sobre armas, não querem mais correr riscos. Não fazem plebiscitos sobre assuntos sobre temas que sabem que irão perder, parece...
Macaquice, espírito de imitação que encobre várias coisas: burrice, desonestidade, falta de respeito à população que trabalha, aos idosos, crianças, etc.
E há quem diga que temos democracia aqui. Nem nos governos militares, ditos "tecnocratas", horário de verão existiu.
Plebiscito??

Anônimo disse...

Nao gosto do horario de verao. Eu e minha esposa sofremos muito com isso. Levantamos cedo e logo temos que ligar as lampadas, pois está muito escuro. A tarde, quase todos os dias, por motivos de chuvas nesta época na nossa regiao, fica escuro, entao ligamos as lampadas.
Para ser mais pratico, vejo a minha conta de luz, nao altera em nada. Entao...........

Anônimo disse...

realmente o governo so pença no lado dos ricos que podem fazer o seu proprio horario de trabalhado mas o pobre que tem que levantar sedo ele so quer meter o fumo os pobres e trabalhadores que se fudam para levantar sedo e ficar ate mais tarde esperando o sol se por para ter um pouco de descanço fora o hoario de veram

Anônimo disse...

O Horario de verão 2012 acaba dia 18.02 não 26 como diz acima. Dia 18 teremos 1 hora a mais. Q ideiazinha de merda esse h de verão. Duvido q o cara inventou acorda 5 da manha todos os dias.

Anônimo disse...

Se esse Benjamin Franklin fosse vivo, morreria na cadeira Eletrica, por ter inventado esse horário.

E os demais, que ainda usam essa mentira de economia de eletricidade, tudo mentira, esse horário só faz é mal a saúde... veja os resultados em voce mesmo...

Anônimo disse...

Eu adorooooooooo esse horario de verão , parece que o dia fica mais lindo , como se estivesse rindo o tempo todo, é bom de maisssss.
Esse horaqrio deveria ser o ano todo KKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Eu adorooooooooo esse horario de verão , parece que o dia fica mais lindo , como se estivesse rindo o tempo todo, é bom de maisssss.
Esse horaqrio deveria ser o ano todo KKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Gosto muito do horário de verão, já fiz um projeto para que o horário vigore por 200 dia, sendo que eu nunca preciso acordar cedo, pois sou vereador, minhas despesa são pagas com dinheiro público, esse ano vou me eleger de novo.

Anônimo disse...

Com certeza você vai ser reeleito, pois o povo brasileiro tem memória curta e parece que gosta de sofrer e ajudar os coitadinhos que não tem profissão. Hoje em dia só falta os cachorros se elegerem. E horário de verão é para quem não tem o que fazer.

Anônimo disse...

Odeio o horário de verão, saio ás 18:30 pra trabalhar, e vou de bicicleta, chego no serviço quase morrendo com o sol !

CHEGA LOGO DIA 26 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

O horário de verão termina em 26/02, ou melhor, à 0:00 de 25/02 - sábado os relógios deverão ser atrasados em uma hora. Vejam o site do Observatório Nacional para confirmar:
http://www.on.br/conteudo/modelo.php?endereco=dsho/projetos/hora_legal.html
Será o fim do martírio (desse ano), oriundo, como já mencionei, da macaquice e malandragem típicas de nosso país de Jeca Tatus (Monteiro Lobato, sempre atualíssimo).
Plebiscito???
walter.

Anônimo disse...

Para quem levanta cedo é um horror! Ele deveria durar somente uns dois meses. Quatro meses ou mais é muito sofrimento e penúria para o povo brasileiro. Nessa época do ano, 6 da manhã está superescuro. Que tal se ele fosse implantado só nos meses de dezembro e janeiro? Alberta Marques e a comunidade escolar de Piracanjuba-GO

Anônimo disse...

eu também não gosto desse horário de verão, parece que o tempo passa mais rápido sei lá, só sei que só gosto quando eu vou para a praia, aí sim é uma beleza!!!!!!

Anônimo disse...

porque eca bosta de horario vao voceis trabalhar quase sem dormir todo dia seus panacas

Anônimo disse...

esse horario de verao é uma merda, que sol o que? acordem as 5:30 hs da manhã pra trabalhar e vcs vão ver o tanto q esse horario de verão é bom! Quem falou isso tem titica de galinha na mente.

Anônimo disse...

Horário de verão economiza energia aonde? Pois nas residências que existem cças e trabalhadores que acordam cedo/se torna madrugada é preciso acender a luz do mesmo jeito!! E nas empresas ao final do dia eles sempre pedem ao funcionário pra fazerem horas extras e aproveitarem mais o dia! E o horário de verão é bom para os donos de empresa, porque os trabalhadores e crianças só sofrem com essa enganação de horário de verão e nossa saúde aonde fica no lixo?Para termos vida saudável precisamos de bom sono.

Anônimo disse...

Se essa merda de horario de verão fosse bom, porque o Sr. Joseé Sarney( Sarnento ) que inventou esta droga, no seu mandato como presidente, aliaz, péssimo mandato, não obriga o Maranhão dele a adotar ??? É porque pimenta no " c " dos outros é refresco, não é ??? Fiz até uma paródiazinha, que canto todas as manhas pra esboçar minha raiva, que diz assim " Maldito seja o Zé Sarney do Maranhão, que inventou o horario de verão. Maldito seja. "

Anônimo disse...

A Realidade do horário de verão para 2 tipos de pessoas:

1 - Que mora perto ou no litoral e é vagabundo, ou trabalha pouco. Claro que vai gostar do horário, pois vai dormir tarde, acorda tarde, trabalha pouco e volta para curtir a praia ou fazer qualquer coias.

2 - Que mora no interior e pega apenas 10 dias de férias por ano, voltando a trabalhar logo no início de janeiro. Vai dormir tarde, acorda cedo, passa calor até as 9 horas da noite e janta cada vez mais tarde. Me encaixo nesse grupo.

Só por ser verão os dias já são maiores. Não há necessidade dessa droga desse horário. Veja que só anoitece mesmo 8:30...sem o horário de verão seria 7:30. Não lhes parece correto?

Anônimo disse...

Tanto o que gosta do horário de verão, como o que não gosta estão corretos em seus sentimentos, isso e libertadade de manifestar opinião ainda que esta não seja ouvida.
Mais em lugar de discutir horário de verão por que não debater o VOTO OBRIGATÓRIO.
O VOTO OBRIGATÓRIO põe uma "canga" ou "cabresto" como você quizer, tanto no que gosta quanto no que não gosta do horário de verão e ele sai de casa para votar no menos pior.
Discutir balela não leva a nada, a grande mudança no Brasil será imposta pelo voto livre e facultativo pleno.
Viva o horário que for, você precisa é vive-lo cada dia não importa qual seja, o importante é você estar vivo para vivê-lo.

Saúdações a todos os encabrestados.

Anônimo disse...

Uma verdadeira MERDA!
Dos 200 e tantos paises do mundo so 30 é que adotam essa porcaria (15%) então os outros 85 % estão errados?
Economia de energia? Onde? Economia de uma cidade de 100 mil habitantes num universo de quase 200 milhoes? Brincadeira né? é possivel economizar sim com medidas mais simples que nao "matem" o povo....Sou "110%" contra essa porcaria!!!!! E concordo com todas as opiniões que são contra tambem!
Acredito que os engenheiros eletricos que se manifestaram aqui tenham sua razão ao falar de infra estrurura..mas devemos tambem levar em consideração que a estrutura esta desfasada em pelo menos 10 anos certo?
Então porque nao melhorar a infraestruura e acabar com essa porcaria? Afinal pagamos Impostos muito altos! (inclusive na conta de luz - que deveria ser para melhorar a infraestrutura!) cade esse $$$$?
Façamos uma baixo-assinado para acabar com esse martirio (mais um)
So uma ressalva: As pessoas que gostam do horario de verão realmente devem morar na praia ou nao terem a obrigação de bater cartão e trabalhar em 2 serviços pra poder sobreviver....nada contra! se estivesse na mesma situação poderia ser que seria a favor tambem...mas não é o caso .....

Anônimo disse...

Pelo contrario, as pessoas gastam muito mais energia, pois utilizam mais os seus eletronicos, tambem faz muito mal para a saude, pois a maioria vive com sono o dia todo, a verdade é que esse horario faz bem para o bolso de alguns empresarios, por isso ninguem o muuda. Ah e para os desocupados que podem ficar mais tempo refrescando a bunda na praia. Para os trabalhadores como Eu esse horario é uma porcaria.

Anônimo disse...

Uma coisa é certa: Se horário de verão fosse bom, eles não o fariam para nós. Eu não gosto e me obrigam a aceitar.Isso é ditadura e não democracia; plebiscito já.

Anônimo disse...

Esse horário é muito safado.

gaby disse...

oi gente q/ dia que terminar esta merda de horario quem invetou isso e alqum desocupado sem nada p/ fazer eles deveria deixar o povo vota . se deus sfez assim e porque o correto porque deus , e deus

Anônimo disse...

Ontem mesmo estive em uma loja de produtos elétricos em minha cidade e conversando com os técnicos sobre esse absurdo de horário de verão (com o que todos concordaram), perguntei: a conta de energia de vocês diminuiu durante esse período? resposta: NÃO, pelo contrário, aumentou, pois temos que ligar os ventiladores pois o pessoal reclama do calor; e as luzes tem que ficar sempre acesas, pois afinal é uma loja.
E isso é verdade (podem verificar) em qualquer loja, escritório, etc., com alto consumo por conta de ar condicionado, incluído.
walter.

Anônimo disse...

Horário de verão é muito ruim para todos os que trabalham. Essa história de economizar energia é falsa pois no verão gasta-se com ventiladores e ar condicionado ligado. E ainda tem essa do carnaval que vai estender esse maldito horário. Tinha que ter acabado em 31 de Janeiro e ponto final.

Anônimo disse...

odeeeio esse horario affff.

Anônimo disse...

FIM HORARIO DE VERÃO !!! ACABA ESSA PORRA!!! CAMPANHA FIM HORÁRIO DE VERÃO !!!

Anônimo disse...

o horário de verão é terrível e castiga as crianças
que tem que levantar cedo, as autoridades deveriam
pensar nisso, e além essa decisão foi anti-democrática
pois deveriam fazer um plebiscito, como já comentaram
muita gente: diante de tanto mal é insignificante essa
economiazinha. NÃO AO HORÁRIO!

Anônimo disse...

ronaldo

Anônimo disse...

Bom dia.
O terceiro domingo de Fevereiro é 19 e não 26.
Então o horário de verão termina dia 19.

Anônimo disse...

péssimo esse horario de verao judiia das crianças

Anônimo disse...

Só esse horário de verão pra completar esse governador da bahia! Ele n tem q acordar 5 da manha! O pior governador de todos os tempos na bahia!

Anônimo disse...

Esse governador tá querendo se colocar entre os estados do sul e sudeste, se excluindo do nordeste, querendo se aparecer, ele não faz nada q presta e ainda vem com essa. PT só LULA! o resto é conversa.

Anônimo disse...

eu adoro esse horario, quem fala q não gosta é pq não sabe aproveitar a vida.

Anônimo disse...

Gosto do horário de verão. Porém este papo de economia de energia é conversa fiada... A verdade mesmo, é para incentivar o comércio, lógico. Você tendo mais tempo ao final da tarde, vai sair e acaba comprando qualquer coisa.
É isto.

Anônimo disse...

Acredito que os que falam que o horario de verão ha economia de energia é pura balela. Se observarem que dormimos mais tarde e acordamos mais cedo praticamente usamos mais energia. Agora a economia é só no horario de pico que seria atarde por motivos da sobrecarga por causa dos chuveiros. Mas o ministro de minas e energia deveria ter compaixão das crianças que levantam cedo para ir a escola, principalmente os que vão na parte da manhã, 7 horas da manhã para nós que moramos na região sul ainda esta escuro; como ele mora em Braislia e é natural do nordeste, la amanhece mais cedo, e também ele não deve notar nada destas coisas, porque ele mesmo jamais levanta cedo.

Anônimo disse...

É muito ruim, mas se o governo pensa tanto no meio ambiente, pq está fazendo uma nova hidroelétrica, que vai funcionar com apenas um terço de sua capacidade? Vaidade humana?!

Anônimo disse...

Fui procurar o dia do termino do horário de verão. Preciso dizer mais alguma coisa?

Anônimo disse...

É ótimo, o comércio agradece. As pessoas compram como loucas graças às datas comemorativas inventadas!!

Anônimo disse...

levanto 4:30 das manhã todos os dias para trabalhar, e trabalho muito,e só chego em casa as 18:30, não sou politico , não sou vagabundo, e gosto muito do horário de verão, quanto a economia vai da conciencia de cada um, minha conta de luz não aumentou, pelo contrario diminuiu.

elizete disse...

que economizar enegia se a gente fica acordado ate tarde ........e bom p esses vagabundo q nao tem o q fazer..

Anônimo disse...

detesto esse horario acho q deveria acabar pelo amor de deus nao tem logica e onde economiza que nao vejo onde??
por mim nem precisa existir isso é um horror quem tem filho pequeno em casa sabe é horrivel

Anônimo disse...

o horario de verao, foi pior coisa que inventaram, nao economiza energia ,e perdemos horas de sono,porque vamos dormir mais tarde e acordamos mais cedo,sem contar as mudanças no nosso organismo,detesto esse horario de verao,porque nao acaba com ele,muita gente vai ficar feliz. 0

9 de fevereiro 201211:56

Anônimo disse...

deveríamos fazer a divisão dos 3 estados do sul, precisamos voltar a discutir isso temos energia a vontade, e não precisamos dessa porcaria de horário de verão, enquanto trabalhamos aqui no sul, no resto do país que usa nossa energia em época de carnaval estão todos de papo pro ar e ainda temos que pagar pela farra deles. sou totalmente contra esse horário de verão

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 371   Recentes› Mais recentes»

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.