segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Dicas - Como parar de Fumar

Dicas de Como parar de fumar e largar o vício do cigarro.

Nada mais cansativo e irritante para quem fuma do que sermões e dados trágicos sobre o cigarro. Os males todos já sabem, os ricos, as estatísticas... Pulemos, portanto, essa parte e vamos ao que interessa: como abandonar o vício.

Os especialistas avisam: é difícil. Mas garantem que é possível. Heloisa Caiuby Coutinho, psicóloga e diretora da clínica Quit for Life, é especialista em técnicas para o abandono do tabagismo. Ela diz que há pessoas que preferem largar aos poucos, outras são mais radicais e deixam o cigarro de uma vez. “O importante é marcar uma data para parar definitivamente e planejar com cuidado todas as etapas. Parar de fumar não é um acontecimento, é um processo”, afirma Heloisa.

O cardiologista Hélio Castello, diretor da Angiocardio e coordenador do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Bandeirantes, diz que todo tipo de tratamento oferecido para tratar um vício não é 100% eficaz quando utilizado isoladamente. “São vários os fatores que levam ao vício, assim como são várias as armas que devemos utilizar para cessá-lo”. Marcelo Cantarelli, também cardiologista do Bandeirantes e da Angiocardio, sabe que é penoso, mas aconselha a resistir. “Vontade não mata. O hábito de fumar, sim”.

Remédios que podem ajudar

Há 3 tipos de medicamentos: um é a bupropiona (nome do princípio ativo) que era usado, inicialmente, como antidepressivo, mas foi descoberto que reduz o impulso de fumar. “É utilizado como medicamento auxiliar para quem quer parar e aumenta as chances de sucesso. Mas é preciso ministrar com cuidado, pois há várias contra-indicações”, explica Heloisa que alerta para a importância de ter orientação médica para fazer uso dessa droga.

Outro de medicamento é a vareniclina (princípio ativo). Ele age no sistema nervoso, mas Heloisa não é a favor. “Não é usado aqui na clínica e não recomendo, pois é muitíssimo polêmico. Está proibido em vários países, por suspeita de aumentar as possibilidades de suicídio”, opina. O cardiologista Hélio também alerta para os efeitos colaterais e lembra que esse medicamento é controlado e necessita de acompanhamento e receita médica.

Adesivos e gomas de mascar

Outras opções são os repositores de nicotina, que, no Brasil, existem em forma de adesivos ou de chicletes. “Em vários países da Europa e nos Estados Unidos há, também, em forma de bala, spray nasal e uma espécie de inalador, parecido com um cigarro, mas que tem só a nicotina”, diz Heloisa.

Ela explica como funciona: “A pessoa larga o cigarro e, durante a fase mais difícil, usa o adesivo. É aplicado na pele e vai liberando, aos poucos, uma quantidade de nicotina”. Isso ajuda a tolerar os sintomas da abstinência.

“Os adesivos têm o inconveniente de continuar oferecendo nicotina ao organismo”, de acordo com Hélio. “ Além disso, pode ocasionar reações alérgicas na pele e ter efeitos colaterais, por isso, devem ser encarados como medicamentos. O uso deve ser restrito e aliado a um tratamento”.

Acompanhamento psicológico

Para Heloisa, o que funciona mesmo é um acompanhamento psicológico. “É importante para que haja a modificação de comportamento. E incentive a mudança para um estilo de vida em que o tabaco não tenha mais lugar. O medicamento e os repositores de nicotina são auxiliares neste processo, mas sozinhos têm um resultado inexpressivo”, destaca a psicóloga.

Além disso, força de vontade, segundo ela, é fundamental. O fumante precisa querer. “Que maravilha se houvesse uma pílula mágica! Eu seria a primeira a recomendar. Aliás, gostaria de tê-la inventado”.

Deixar o cigarro e engordar

Infelizmente, é comum o ganho de peso aos que abandonam o cigarro. “O que ocorre é que o tabaco acelera o metabolismo – cerca de 10% – então, quando a pessoa pára, teria que controlar a alimentação e fazer mais exercícios”, recomenda.

Ela explica que o vício do cigarro, além de físico, é “oral”. “A pessoa fica ansiosa pela falta de cigarro e passa a beliscar o dia todo. Sente mais fome e o sabor da comida fica mais evidente, por isso, come mais, principalmente doces”. A boa notícia é que essa desaceleração do metabolismo se normaliza depois de alguns meses.

Marcelo diz que, se há a necessidade de uma substituição para o vício, que seja a atividade física. “Os exercícios físicos aeróbios – como caminhada, corrida e natação – produzem endorfinas, substâncias neuro-hormonais liberadas no organismo com ação estimulante e prazerosa. Por terem semelhanças químicas com a morfina e seus derivados, elas teriam uma ação ‘viciante’, no bom sentido, fazendo com que a pessoa passe a ter mais vontade de exercitar-se”.

Truques para os horários críticos

Heloisa dá alguns conselhos para enfrentar as horas em que a vontade de fumar é maior:

- Evite café preto durante algum tempo, assim como bebidas alcoólicas. Eles dificultam a disciplina;

- Escove logo os dentes após comer e faça bochecho com um produto bem mentolado;

- Beba muita água, o dia todo;

- Masque gengibre, canela em rama, cravo e bala sem açúcar;

- Mude sua rotina. Saia de perto dos lugares em que você habitualmente fumava, se possível;

- Ligue para alguém que pode te apoiar nessa hora;

- Mini-cenouras, talo de salsão e erva doce ajudam.



Fonte:Ig

2 comentários :

Jaqueline Amorim disse...

Oi Rafa!!! Só li seu comentário em meu blog agora, estou meio sem tempo para blogar. Gostei muito do conteúdo de seu blog, desci lendo todos os artigos e parei até para ler meu horóscopo para 2009 (apesar de não acreditar). Li o artigo sobre emoticons e aproveito para deixar o meu comentário tb: Tudo o q escrevo tb vira emoticon rsrsrsr. Resolvi comentar neste artigo pois este é um assunto muito importante, eu mesma já divulguei alguns artigos sobre o tabagismo. Em minha opinião o cigarro deveria ser eliminado da sociedade. Parabéns pelo artigo!!! Feliz Ano Novo!!!

Ps: Não publiquei seu comentário em meu blog pois vc deixou seu endereço de e-mail nele.Levei seu banner comigo. Para visualizar os banners vc deve clicar em blog amigos no alto de meu blog. :D

Anônimo disse...

Olá! Entrei no seu blog por acaso, justamente porque eu vi esse artigo aí em cima. Sou a Heloisa, psicóloga, etc etc, que o artigo menciona. Bom,mas meu comentário é sobre o blog, que acabei examinando bem, por ter ficado curiosa. E, olhe, achei muito legal, inteligente, variado, divertido. Foi uma boa surpresa. Parabéns! Vou recomendar...mesmo que não tivesse esse artigosobre tabagismo, ainda assim eu recomendaria, porque gostei. Um abraço

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.