quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

MANTEIGA OU MARGARINA? QUAL FAZ MAIS MAL A SAÚDE?


Manteiga ou Margarina? Qual é prejudicial à saúde? Qual devemos ter em nossa mesa no café da manhã? Saiba qual é prejudicial e qual traz benefícios à nossa saúde! A preocupação quanto à saúde está cada vez mais presente na vida das pessoas. 

A alimentação é o item que mais preocupa, não só por estar ligado à estética, mas também à saúde. Se antes as pessoas preocupavam somente com qual alimento engorda ou não, hoje todos sabem que ter uma alimentação saudável é primordial não só para garantir o peso ideal, mas principalmente, a boa saúde. 


Mas nem todos sabem exatamente o que devem ou não comer, ainda é grande o número de pessoas que se confundem na hora de escolher entre um ou outro alimento, por exemplo, muitos não sabem o que faz mais mal, se é a manteiga ou a margarina. Alguns acham o sabor da margarina bem parecido com o da manteiga, mas há aqueles que veem diferença e preferem um ou outro alimento. 

 A origem da margarina é completamente diferente da manteiga que é derivada da gordura do leite enquanto que a margarina é obtida através da hidrogenação de óleos vegetais. E é justamente aí que está o perigo, por ser de origem animal, muitos pensam que a manteiga é prejudicial à saúde e começam a consumir a margarina no lugar da manteiga. 
Publicidade:
 Acontece que é justamente o contrário, é a margarina que pode fazer mal à nossa saúde, sendo que seu consumo não é recomendado de forma alguma. Antigamente, a margarina era rica em gorduras trans, que devem estar sempre ausentes de nossa alimentação, por isto as empresas mudaram a forma como a margarina é produzida, adicionando gorduras interestificadas, mas estas aumentam os níveis de glicose no sangue e contribuem para o aumento do colesterol ruim, o LDL. 

E tem mais, esta gordura é totalmente estranha ao nosso organismo, tanto é que ele não consegue metabolizá-la de forma apropriada, por isto, evite sempre margarinas, mesmo as light ou enriquecidas com ômega 3 e cálcio. Já, a manteiga, que é derivada do leite, contém níveis de colesterol e também de gorduras saturadas e realmente seu valor calórico deve ser levado em conta, porém, se você consumir com moderação, não irá fazer mal à sua saúde.

A manteiga já é enriquecida naturalmente com ômega 6 que é um importante ácido graxo que tem papel importantíssimo no bom funcionamento de nosso organismo, pois combate o colesterol ruim e também ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue! 

Outro benefício da manteiga, é que ela ajuda na absorção de vários nutrientes, entre estes as vitaminas A, B, E e a vitamina K. E o nosso organismo consegue reconhecer a gordura da manteiga como sendo natural e assim, é possível metabolizá-la. Mas nada de exageros! Consuma no máximo 2 colheres de manteiga por dia e assim você terá vários benefícios à sua saúde e nem irá prejudicar a sua dieta.

Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
MANTEIGA OU MARGARINA? QUAL FAZ MAIS MAL A SAÚDE?
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.