terça-feira, 5 de novembro de 2013

Trabalho sobre os Vermes


Veja abaixo informações de trabalho sobre os vermes, o termo verme, popularmente, remete de modo geral a um vasto rol de animais alongados e de corpo mole, atualmente, se entende como verme o animal com o corpo alongado e/ou achatado e sem esqueleto interno ou externo.
 Trabalho sobre os Vermes
Trabalho sobre os Vermes
Verme é o nome popular de animais que tem o corpo alongado e mole, os quais não possuem membros, podendo apresentar apêndices (pequenas estruturas) que possibilitam sua locomoção, além disso, sua cabeça e membros são iguais ao restante do corpo. Esses seres podem ser encontrados em quase todos os habitat, inclusive aquáticos e subterrâneos, como a minhoca, por exemplo, que vive enterrada na terra. 

Em geral os vermes possuem uma grande capacidade de regeneração, podendo apresentar indivíduos monoicos ou dioicos. Na verdade verme é a designação antiga dada na Taxonomia de Lineu, mas que hoje se encontra dividida em vários filos. Entre os filos mais conhecidos temos os Platelmintos, Nematelmintos e Anelídeos. 
Trabalho sobre os Vermes
Trabalho sobre os Vermes
Os Platelmintos são vermes compostos por três camadas (uma uniestratificada e duas musculares), podendo ter vida livre como a planária, por exemplo, mas em sua maioria possuem vida parasitária, em que necessitam de outros seres vivos para sobreviver, podendo causar danos e doenças, entre eles a Taenia solium, que pode causar teníase. 
Publicidade:
 Geralmente o ciclo de vida dos platelmintos parasitas se dão em hospedeiros intermediários e definitivos, sendo que as larvas se originam em hospedeiros aquáticos, como moluscos, por exemplo, e em sua forma adulta se produzem em um hospedeiro definitivo como o homem. Os platelmintos são hermafroditas, podendo se reproduzir através da autofecundação ou através da reprodução sexuada com dois indivíduos ou ainda partenogênese, como no caso da planária que se cortada em duas, se regeneram formando dois indivíduos iguais. 
Trabalho sobre os VermesTrabalho sobre os Vermes
 Os Nematelmintos também podem ter vida livre ou parasitária. Eles possuem um corpo não segmentado revestido por uma cutícula resistente e quitinosa. Os nematelmintos apresentam dois sexos separados, sendo que em alguns casos os indivíduos machos são bem diferentes das fêmeas. Os nematelmintos parasitas tem um ciclo de vida fixo em um só indivíduo, sendo que uma espécie bem conhecida desse grupo é Ascaris lumbricoides, a famosa lombriga que provoca a ascaridíase, além dele também há o Necator americanus e o Acylostoma duodenale que se encontram no intestino e provocam o amarelão. 

 Os Anelídeos são animais que possuem o corpo segmentado, dividido em partes similares, sendo que seus representantes são as minhocas, poliquetas e sanguessugas. Esses animais são encontrados em todos os ecossistemas, podendo ter tamanhos bem variados, de 1 mm a 5 m. As minhocas vivem embaixo da terra, não apresentando órgãos respiratórios especializados, sendo que as trocas gasosas ocorrem através da pele. 
Leia mais em:
Os poliquetos que vivem no ambiente marinho também apresentam essa característica, mas também podem apresentar brânquias. A reprodução desses animais podem ser tanto sexuada como assexuada, sendo que no caso das minhocas elas são hermafroditas, podendo necessitar da presença de dois indivíduos para a reprodução ou não. Além desses há outros grupos como asquelmintos, priapulídeos, sipunculídeos, equiurídeos, acantocéfalos, pogonóforos, quetógnatos, foronídeos, entre outros.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Trabalho sobre os Vermes
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.