quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Trabalho sobre os Rins


Veja abaixo informações de trabalho sobre os rins, que são dois órgãos (um par), com forma similar a 2 feijões, localizados na parte de trás do abdômen, que são a força motriz do sistema urinário, um dos 5 s.
Trabalho sobre os Rins
 Os rins são órgãos essenciais no corpo humano, pois são os responsáveis por filtrar substâncias tóxicas do organismo, deixando-o limpo de impurezas e excesso de água encaminhando-as para os ureteres e bexiga, sendo eliminados posteriormente através da urina. Os seres humanos possuem dois rins, os quais tem a forma de um feijão, sendo o principal órgão do sistema excretor. 

 São órgãos pequenos que possuem 11 cm de comprimento, 5 cm de largura e 3 cm de espessura. Os rins se encontram na região posterior do abdômen, atrás do peritônio (a maior membrana serosa do corpo que recobre a parede abdominal e das vísceras). Esses órgãos se posicionam dos dois lados da coluna, sendo que o direito se encontra abaixo do fígado e o esquerdo abaixo do baço. 
Trabalho sobre os Rins
 Sobre eles há as glândulas suprarrenais (glândulas endócrinas responsáveis pela liberação de hormônios, estimulando a conversão de proteínas e gorduras em glicose, diminuindo a captação de glicose pelas células, fazendo com que o organismo utilize mais as gorduras). Os rins são formados por algumas estruturas que são essenciais para seu funcionamento, como os néfrons, que são os principais componentes dos rins, estruturas microscópicas capazes de eliminar resíduos do metabolismo do sangue, assim mantendo o equilíbrio hidroeletrolítico. 
Publicidade:
Sem eles os rins não são capazes de realizar suas funções. Além disso, os rins possuem o hilo, uma depressão, por onde passa o ureter (tubo que liga a pelve do rim à bexiga), artéria e veia renal, linfáticos e nervos. Os rins são envolvidos pela cápsula renal, um tecido fibroso e fino, e ao seu redor há a gordura perirrenal, um acúmulo de tecido adiposo, o qual é envolvido por uma condensação de tecido conjuntivo, conhecido como fáscia renal. 
Trabalho sobre os Rins
 Frontalmente o rim é dividido em duas partes: no córtex renal e na medula renal, os quais separam porções cônicas da medula, conhecidas como pirâmides. Como filtram todas as impurezas do corpo, os rins são bem vascularizados, contendo artérias responsáveis por irrigar vários segmentos do rim. 

 Além de eliminar substâncias tóxicas, resultado do metabolismo de aminoácidos como ureia e creatinina, os rins têm outras funções, como manter o equilíbrio de eletrólitos (sódio, potássio, cálcio, fósforo, etc) no organismo, regular o equilíbrio ácido-básico, assim mantendo o pH sanguíneo constante, regular a osmolaridade e volume de líquido corporal através da eliminação de excesso de água, produzir hormônios que estimulam a produção e hemácias.
Leia mais em:
Por exemplo e modificar a forma da vitamina D para que ela seja transportada pela corrente sanguínea até o fígado que a transforma em um hormônio que aumenta a absorção de cálcio no intestino, assim facilitando a formação dos ossos. O mau funcionamento dos rins podem trazer graves consequências, podendo até colocar a vida da pessoa em risco.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Trabalho sobre os Rins
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.