terça-feira, 19 de novembro de 2013

Não Sentir Cheiro e Gosto é Doença?


Veja abaixo informações sobre não sentir cheiro e gosto é doença? Confira algumas dicas de possíveis males que podem ser causador por esses tipos de reações do nosso organismo e entenda como proceder em ocasiões como estas.
Não Sentir Cheiro e Gosto é Doença?
Não sentir cheiro e gosto pode ser doença, um distúrbio, ou algo comum que acontece em todas as pessoas como passar dos anos, o problema é saber se é algo grave ou se trata apenas de uma característica presente em todo ser humano. A Anosmia é a perda do olfato e interfere diretamente no gosto do alimentos, vindo a prejudicar a qualidade de vida da pessoa.

 Mas nem sempre é um problema grave, por exemplo, pode ser uma perda temporária, acontecendo até mesmo quando estamos resfriado ou com alguma alergia nasal, nestas circunstâncias perdemos o sentido do cheiro e isto afeta o nosso paladar. 
Não Sentir Cheiro e Gosto é Doença?
 Mas há outros motivos que levam à perda do olfato, um caso bem comum é em relação ao envelhecimento, com o passar dos anos vamos aos poucos perdendo o olfato, algumas pessoas perdem mais rapidamente, outras menos e não há uma explicação na maioria das vezes, assim como não há um tratamento que venha resolver ou sequer melhorar o problema. 
Publicidade:
 Em nosso nariz temos receptores que detectam o cheiro que chega juntamente com o oxigênio em nosso nariz. Temos a "lâmina cribriforme, que fica situada na parte superior de nosso nariz, sendo a responsável por detectar o cheiro. Alguns distúrbios podem prejudicar nosso olfato como o pólipos nasais, alguma deformidade do septo nasal e há até casos de tumores nasais sendo este um sério problema que deve ser tratado o quanto antes. 
Não Sentir Cheiro e Gosto é Doença?
E há vários outros problemas, outros distúrbios que causam a perda do olfato, entre eles: tumor na cabeça, desordem nervosa ou nutricional, trauma na cabeça, desordem no sistema endócrino e até mesmo o Mal de Alzheimer. E também o uso de alguns medicamentos podem contribuir para a redução da nossa capacidade em detectar odores. O olfato faz com que tenhamos uma capacidade muito maior de sentir o gosto dos alimentos, quando perdemos o olfato, ou ao menos temos sua capacidade reduzida, já passamos a sentir o sabor dos alimentos de forma alterada. 

Alguns alimentos como os doces, salgados e alimentos amargos ou azedos podem até ser diferenciados, uma vez que a língua tem sensores que podem distingui-los, mas para outros alimentos a percepção do gosto vai ficar seriamente prejudicada. Para algumas pessoas não há nada a ser feito, como passar dos anos vai ocorrendo a perda do olfato e consequentemente do paladar, mas qualquer que seja o caso, é sempre indicado procurar um médico. 
Não Sentir Cheiro e Gosto é Doença?
Quando a pessoa passa a não sentir mais o cheiro e o gosto dos alimentos pode ser o sinal de um problema mais grave, sendo que se você verificar bem no início e o tratamento será iniciado o mais rápido possível e as chances de se resolver o problema serão maiores. Então, o melhor é não se arriscar, sentindo que está tendo perda na capacidade de sentir cheiro ou gosto, procure logo um médico.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Não Sentir Cheiro e Gosto é Doença?
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.